10 dicas de maquiagem para pele negra: como acertar na base, sombra e batom

48 - 10 dicas de maquiagem para pele negra
Amanda Naves

Amanda Naves

Como escolher a base para pele negra sem deixar o rosto acinzentado? Qual é o melhor tom de iluminador? Pode usar batom claro? Vamos combinar: Entre o pluriculturalismo no Brasil, a pele negra é a mais presente nas nossas terras. E mesmo assim, o não falta é dúvida quando o assunto é a maquiagem nas clientes de   pele negra clara ou escura, né? 

Mas pode ficar tranquila porque todas essas (e outras) perguntas têm resposta! Separei pelo menos 10 dicas de make que toda maquiadora deve saber antes de fazer a produção de uma cliente negra. Você precisa de método e um passo a passo: Formação da técnica. Agora, com essas dicas em mente, vai ser beeem mais fácil acertar na make. Confira!

1. Aposte nos iluminadores em tons de dourado ou bronze

Os iluminadores com partículas peroladas ou prateadas têm um fundo branco que costumam “estourar” sob a luz, deixando a pele esbranquiçada. Para fugir desse problema, o segredo é preferir sempre os iluminadores dourados, como o “Gold Vibes” da minha linha Essential Collection,  que conversam perfeitamente com o glow da pele negra! E isso vale tanto para o toque shiny nas têmporas quanto para abaixo das sobrancelhas, viu?

2. Prefira as cores mais escuras de blush

Outro truque importante para que o blush realmente apareça na pele é não ter medo de apostar nos tons mais escuros! Rosa bem pigmentado, terracota e vinho são as cores mais indicadas para mulheres negras que querem entrar na tendência de blush marcadinho e com ar saudável no look.

3. Analise o seu subtom de pele para evitar o efeito acinzentado

O famoso erro da base que deixa o rosto acinzentado ou como eu costumo dizer “aspecto necrosado” hahah, pode ser resolvido com um truque simples: analise o subtom da sua pele. Em geral, o mais comum é que peles negras claras tenham o tom de fundo frio, enquanto as retintas tenham subtom neutro, por exemplo. Lembre-se dessa informação na hora de comprar a base e escolha aquela que tiver o mesmo subtom que a sua pele! 

4. Faça o teste da base no maxilar para escolher certo

Por sinal, mais uma dica relacionada à base: para saber exatamente qual tom é o seu, faça o teste de pelo menos três opções de base no maxilar – assim fica mais fácil ver como o tom reage no rosto e pescoço. Faça essa prova à luz natural e escolha a tonalidade que “sumir” na pele da cliente.

5. Procure por batons terrosos para um look nude 

Batons claros não estão nada proibidos caso eles sejam os 

queridinhos da cliente, mas vale a dica de dar uma chance para os batons terrosos – especialmente se você estiver em busca de um look nude glamuroso e certeiro. Capriche na aplicação e aproveite para tentar uma make monocromática também, por que não?

6. Não tenha medo de arriscar no batom escuro quando quiser

Ainda no assunto dos batons, é importante lembrar que tons escuros e vibrantes são mais do que bem vindos! Vinho e roxo, por exemplo, criam uma harmonia incrível com a pele negra, deixando os lábios bem elegantes, destacados e perfeitos para uma ocasião especial, uma festa a noite um date romântico, do jeito que a cliente optar. 

7. Escolha o corretivo sobrancelha do mesmo tom da cliente

Já sentiu que a sobrancelha da cliente ficou bem mais clara do que deveria na hora de preencher as falhas? Para fugir desse erro, o segredo é se basear na cor dos fios – tanto da cabeça, quanto da própria sobrancelha. Aqui, por sinal, não tenha medo de usar uma cor mais escura de sombra, lápis ou corretivo para o cantinho externo do arco, por exemplo, e deixá-lo compatível com a sua cor!

8. Prefira o pó compacto do seu tom ou o pó banana

O pó translúcido é um ótimo aliado nas makes, mas nas peles negras é preciso dosar bem a quantidade para evitar a make cinza ou esbranquiçado, certo? Se quiser fazer uma make mais “segura”, a dica é preferir o pó compacto do tom da sua pele ou, então, apostar em um pó banana – que é a versão de pó translúcido com tom mais amarelado.

9. Experimente usar mais sombras escuras e cintilantes

Assim como no caso do batom, as sombras claras e cintilantes não estão proibidas – mas é interessante evitar aquelas muito brancas ou prateadas se você procura um glow mais natural e que converse melhor com a sua pele. Que tal, por exemplo, explorar mais os tons claros dourados, marrons ou champagne? Desse jeito o glow fica impecável!

10. Dê uma chance para maquiagens coloridas na boca e olhos

O contraste do colorido na pele negra é simplesmente perfeito – por isso, tons abertos e vibrantes não só podem, como devem ser explorados! Que tal um batom laranja? Ou uma sombra rosa? Já pensou do delineado azul? Se jogue sem medo na moda da make colorida e deixe o visual ainda mais moderninho para qualquer ocasião!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Deixe um comentário

Conheça a Essencial Collection

A minha coleção de produtos essenciais que toda maquiadora profissional precisa ter!