50 dicas de maquiagem que toda maquiadora precisa saber

52 - 50 dicas de maquiagem que toda maquiadora precisa saber
Amanda Naves

Amanda Naves

Atenção experts e iniciantes em maquiagem nós estamos completando 50 posts aqui no blog, e eu estou MUITO FELIZ! Foram 50 materiais ricos e cheios de amor e dedicação escritos especialmente para vocês! Eu espero ter acrescentado muito no aprendizado de vocês, e sabe da melhor parte: Vou continuar acrescentando! 

Em comemoração aos 50 posts aqui do blog, hoje resolvi escrever 50 dicas de maquiagem que vão te ajudar muito na sua jornada como maquiadora. São “macetes”, ou melhor dizendo, dicas para otimizar o seu trabalho. 

Chegou a hora de descomplicar as makes e produções de todos os tipos com aqueles truques que todas nós gostaríamos de ter ouvido antes – ou então já estamos precisando relembrar – para deixar o ritual de beleza beeeem mais prático, fácil e, claro, impecável! Prontas para as dicas?

1. Corretivo para intensificar cor da sombra

Se a sombra não ficar tão pigmentada quanto você quer, basta aplicar na pálpebra o corretivo antes de aplicar o produto. É revolucionário, acredite!

2. Corretivo e iluminador para aumentar a boca

Para valorizar ainda mais a região dos lábios na maquiagem, tudo que você precisa é iluminar ao redor da boca, especialmente em cima no arco do cupido e pronto!

3. Esfumar sobrancelhas para um preenchimento mais natural

Depois de pintar os fios com o lápis de sobrancelha, o truque é esfumar a parte desenhada com uma escovinha para um visual menos marcado e mais glamuroso.

4. Esquentar o curvex para ter um olhar mais aberto e duradouro

Use um secador de cabelo para esquentar o curvex antes de usar a ferramenta nos cílios e se surpreenda com uma curva ainda mais acentuada no olhar! Mas, não recomendo a dica para atendimentos, os cílios postiços dão um melhor acabamento. 

5. Fita adesiva para fazer o delineado de gatinho afiado

Cole um pedaço de fita bem rente ao canto externo dos olhos, em direção às sobrancelhas, e faça o delineado na espessura e comprimento que quiser. É tiro e queda! Com o tempo e treinamento você não precisará mais delas. 

6. Pintar a linha d’água superior para valorizar ainda mais os olhos

A técnica “tightlining” é ideal para reforçar o traço do delineador, intensificar o smokey eye e aumentar o olhar na maquiagem.

7. Cartão de visitas para aplicar a máscara sem borrar a pálpebra

Encaixe o cartão atrás dos cílios e puxe levemente a pálpebra para conseguir aplicar a máscara com mais facilidade e longe dos borrões que prejudicam a make! No caso dos atendimentos, puxe a pálpebra erguendo a sobrancelha. 

8. Não faça o cut crease por partes. 

Não sabe como fazer um cut crease perfeito? Não o faça por partes! Comece e termine sem pausas, as chances de darem certo serão bem maiores. 

9. Pó translúcido para transformar batom cremoso em matte

Depois de passar o batom, coloque um lenço bem fino sobre a boca e aplique o pó translúcido com a ajuda de uma esponja ou pincel. Retire o papel e veja a mágica acontecer!

10. Garfo de cozinha para fazer o contorno do nariz

Esse dica é para automaquiagem ein? Posicione o garfo no nariz para aplicar o iluminador ou corretivo na lacuna que fica no meio e o pó bronzeador nos espacinhos das laterais. Esfume bem e pronto!

Lembre-se, cada rosto e cada nariz possui um formato diferente, cada um deles exigem contornos diferentes, e se quiser aprender sobre o contorno certo para cada tipo de rosto, clique aqui. 

11. Usar delineador em gel no lugar do lápis para conseguir uma cor mais intensa

Se o traço do lápis não é tão pigmentado como deveria, basta usar um delineador em gel para conseguir uma cor beeem mais forte nos olhos.

12. Secar a linha d’água inferior dos olhos antes do delineador

A região dos olhos costuma ser bem lubrificada pela lágrima, o que dificulta que a cor do lápis ou delineador fique intensa nos olhos. Resolva isso usando um cotonete para secar o local e aplique o produto normalmente.

13. Testar tom da base de make no maxilar e não no pulso

Ao maquiar uma cliente, faça o teste da cor no maxilar e não nas costas da mão. A região do rosto é onde ela será usada, então, é lá que a make deve ser testada.

14. Creme hidratante facial como primer na maquiagem

O hidratante pode ser usado antes da maquiagem por todos os tipos de pele para garantir uma aparência mais uniforme e sem risco de craquelar por muuuito mais tempo!

15. Água morna e detergente para limpar esponja de maquiagem

Para ter a esponjinha nova em folha, basta colocá-la no micro-ondas dentro de copo com água e detergente por um minuto. Estranho? Talvez, mas um verdadeiro adianto de vida!

16. Fiapos de algodão para dar volume aos cílios

Outra dica para automake: Quer um olhar bem dramático e não tem cílios postiços em casa? Experimente usar os fiapos do algodão e a máscara para preencher o olhar de maneira simples e rápida!

17. Soro fisiológico para amolecer máscara ressecada

Sabe quando você ainda quer aproveitar o finzinho da máscara mas o produto já está seco demais? Pingue algumas gotas de soro, misture bem e use o produto normalmente! (Dica para aquelas que ainda não compraram o meu revolucionário “Salvador da Pátria”

18. Spray fixador na esponja de maquiagem para melhorar o acabamento da base

O spray umedece a esponja e não deixa que resquícios do produto fiquem retidos no utensílio, além de ajudar a melhorar a textura da base quando aplicada na pele.

19. Corrigir olheiras depois que terminar a sombra nos olhos evita manchas

É normal que sombras em pó caiam no rosto durante a produção dos olhos e, para que elas não grudem na maquiagem, o segredo é fazer a correção da olheira depois de colorir o olhar.

20. Iluminador antes da base para uma aparência natural

Para um rosto saudável, aplique o iluminador cremoso antes da base e depois reaplique o produto apenas nos pontos mais altos do rosto.

21. Dobrar a pontinha do aplicador da máscara para alcançar os cílios menores

A curvatura de 45 graus na escovinha permite uma posição muito mais fácil e, assim, dá para alcançar a base os cantos dos cílios.

22. Trabalhar corretivo em camadas para uma cobertura mais intensa

A olheira tá um pouco mais complicada do que o normal? Faça camadas do corretivo para aumentar a cobertura! Isso se a sua base já não faz esse trabalho por você. 

23. Corretivo nos lábios antes do batom para potencializar a cor

Com a boca uniformizada pelo corretivo, o resultado é um batom mais vivo e todo por igual nos lábios!

24. Corretivo na linha d’água inferior para ter olhos mais abertos

Se os seus olhos são pequenos, aplique se o corretivo na linha d’água inferior e o escuro na parte externa da raiz dos cílios para que pareçam maiores.

25. Dê uma checada para evitar dentes sujos de batom

Após aplicar o batom, lembre-se sempre de chegar se os dentes ficaram sujos de batom. Acho que esse não é um detalhe que as alunas esperam do curso. 

26. Aplicar corretivo em triângulo invertido para corrigir olheiras

Para que a olheira seja plenamente corrigida, aplique o corretivo fazendo um triângulo invertido embaixo dos olhos e tenha uma cobertura bem melhor.

27. Duas máscaras com efeitos diferentes para ter cílios de boneca

Dicas para automake: Por que escolher uma máscara só? Unir os efeitos de volume e alongamento garante um olhar turbinado e pronto para qualquer ocasião!

28. Sombra perolada como iluminador em pó

O iluminador acabou e não deu tempo de comprar um novo? Use aquela sombra clarinha perolada no lugar do produto e resolva o problema!

29. Baby Lips antes do batom matte para evitar ‘pelinhas’ soltas no look

Sabe quando a boca começa a descascar após aplicar um batom matte? Evite esse cenário usando um hidratante labial antes de passar o batom!

30. Blush nas têmporas para afinar o rosto na produção

O segredo para dar a sensação de face alongada e fina é aplicar o produto bem no ossinho da bochecha, esfumando os pigmentos em direção às têmporas.

31. Base deve ser aplicada a partir do centro do rosto

Essa técnica é super eficiente porque é no centro da face que se encontra a maior parte das imperfeições do rosto como espinhas e olheiras.

32. Espalhar a base para além do rosto

Para que o resultado final seja o mais natural possível, lembre-se de levar a base até os cantinhos do rosto e puxando a cor também até o pescoço.

33. Corretivo e demaquilante para corrigir borrões de batom vermelho

Errou na hora de aplicar o batom? Use um cotonete com um pouco de demaquilante e/ou corretivo no tom da pele para corrigir!

34. Misturar dois tons de batom para conseguir uma cor única

Cansada das cores de batom da sua bolsa de maquiagem? Crie uma nova tonalidade misturando seus dois preferidos e arrase!

35. Começar o contorno do batom fazendo um ‘X’ no arco do cupido

Para uma aplicação perfeita e sem excessos, o ideal é começar contornando os lábios com um ‘X’ na parte do meio nos lábios superiores – depois é só seguir o ritual normalmente. Mas lembrando que as blogueiras gringas lançaram uma nova tendência sem esse arco bem definido.  

36. Álcool ajuda a salvar maquiagem em pó quebrada

Para reaproveitar o pó quebrado, triture todos os pedacinhos, acrescente um pouco de álcool com uma colher e pressione a combinação do produto e do líquido para que virem uma misturinha.

37- Procurar a luz natural para fazer a maquiagem

O melhor lugar para fazer a maquiagem é perto de uma janela, para ter o máximo de luz natural possível, ou em ambientes iluminados por lâmpadas incandescentes.

38. Lenço embaixo dos cílios inferiores para aplicar máscara

Dica para automake: Não sabe o que fazer para não borrar a pele na hora de colorir os cílios inferiores? Dobre um lenço de papel e posicione embaixo dos olhos para que a máscara não toque no rosto!

39. Batom vermelho + corretivo e pó escondem tatuagem

Quer esconder a tatuagem por algum motivo? Então comece aplicando batom vermelho no local, depois cubra a região com um corretivo de alta cobertura e finalize com o pó.

40. Iluminador no ponto alto das sobrancelhas para destacar o olhar

Quanto mais iluminada a sobrancelha for, mais bonita ela será. Para destacar essa região, use o iluminador parte de baixo e arrase!

41. Umedecer os cílios evita gruminhos

Molhar os cílios com água faz com que a máscara deslize com mais facilidade e evita que se forme aqueles gruminhos na hora de fazer várias camadas no visual.

42. Usar um pincel para aplicação do produto e outro limpo para esfumar

O conselho vale tanto para o smokey eye quanto para o contorno: use um pincel para aplicar o produto na pele e outro, limpo, para misturar a cor e não deixar um aspecto manchado.

43. Aplique produtos cremosos como o corretivo sempre em batidinhas

Sempre que for usar produtos de textura cremosa com a ponta dos dedos, como corretivos, iluminadores, sombras e batons, experimente aplicar com batidinhas para ter um resultado mais natural.

44. Sombra fosca para conseguir lábios mais volumosos

Depois de aplicar o batom, pegue uma sombra mais clarinha e fosca e, depois, com a ponta do dedo, carimbe-a no centro do lábio inferior. A sensação é de um batom 3D caprichado!

45. Blush como sombra para os olhos

Você sabia que o seu blush pode ser também uma ótima sombra? Experimente usá-lo nos olhos e teste novas cores para o olhar!

46. Aplique o rímel sempre em zigue-zague e penteando em direção ao nariz

O jeito certo para ter cílios alongados, perfeitos e separadinhos é aplicar a máscara com movimentos em zigue-zague direcionados para o nariz – sempre!

47. Recortar embalagens para aproveitar a última gota do produto

A base ou corretivo parecem ter acabado? Provavelmente ainda existe um restinho preso na embalagem, portanto, experimente cortar o tubo do produto e raspe o que ainda houver!

48. Sombra de sobrancelha deve ser da cor próxima à natural dos pêlos

Loiras e morenas devem escolher cores diferentes para os produtos para preencher sobrancelha, viu? Procure o que for mais próximo da cor do seu cabelo e se jogue!

49. Corretivo ao redor das narinas diminui sombras no rosto

Para diminuir as linhas e sombras da face, o segredo é aplicar o corretivo ao redor do nariz e ter um resultado iluminado na produção diária e da balada.

50. Misturar base ao hidratante para suavizar o efeito do produto

Achou a base muito escura ou densa demais? Experimente fazer uma misturinha usando ela e um hidratante facial para ter a textura e cor ideal para sua pele!

Espero que tenha aprendido e gostado do conteúdo! E que venham mais 50 por ai! 

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Deixe um comentário

Conheça a Essencial Collection

A minha coleção de produtos essenciais que toda maquiadora profissional precisa ter!