Automaquiagem: Tudo o que você precisa para aprender a se maquiar

22 - Automaquiagem aprendendo a se maquiar sozinha
Amanda Naves

Amanda Naves

Mulher, normalmente, quando alguém inicia no mundo da maquiagem, uma mesma pergunta é feita: quais são os produtos que devem ser comprados na hora de montar uma nécessaire funcional para o dia a dia? Não só isso, mas  quais são as melhores maneiras de se aplicar o produtos para quem não tem tanta prática, e como disfarçar algumas imperfeições para ficar ainda mais bonita, dominando a arte da automaquiagem. 

Para resolver essas questões na vida de quem não faz a menor ideia de por onde começar, preparei uma lista que vai te dar todas as opções necessárias para uma make prática. 

O que você vai encontrar por aqui: 

  • O que é Automaquiagem; 
  • A Automaquiagem faz parte da nossa rotina;
  • Automaquiagem é difícil?
  • Passo a passo da automaquiagem;
  • Automaquiagem nos olhos; 
  • Como tirar a make; 
  • Quais produtos usar?

A maioria das mulheres adoram sair de casa bem produzidas e a maquiagem faz parte de uma rotina de cuidados! É importante seguir um método para conseguir realizar o procedimento de maneira correta. A prática é importante para os resultados finais fiquem babado!

A maquiagem é uma das principais artimanhas do look feminino. A make serve para fazer a mulher se sentir melhor, valorizando a sua aparência, principalmente nos pontos fortes do rosto. 

É algo que faz parte da rotina feminina, só que nem sempre é possível recorrer a um profissional. Mulher que treina e consegue pegar as técnicas consegue se maquiar em pouco tempo, facilitando a vida com bastante praticidade. 

A maquiagem está presente na nossa rotina 

Quando falamos em beleza feminina, empoderamento e elegância logo,  o a maquiagem vem à nossa mente não é mesmo? A make serve para disfarçar imperfeições e para deixar a pele mais bonita, ajudando ainda a disfarçar noites mal dormidas e dar aquele “up” no visual não é mesmo? Como o nome já diz, ajuda a maquiar a situação, a camuflar e esconder o que você não quer mostrar, assim evidenciando os pontos fortes de seu rosto.

A maquiagem pode ter muitas variações, de tons e cores, é preciso que você saiba qual é o seu tipo de pele, para acertar na compra dos materiais que serão utilizados. A estação do ano é outro fator que influencia nas cores escolhidas. Só é preciso ter cuidado, porque algo que cai bem na sua amiga pode não ficar tão legal em você. E como a titia não dá conselhos pela metade, não é mesmo meninas? Aqui no blog eu deixei VÁRIOS conteúdos abordando tons e subtons de pele. 

Mas vem cá, o que é automaquiagem? 

Sabe aquela rotina de beleza que realizamos no nosso rosto antes de sair de casa, realçando os pontos que consideramos os principais, ajudando a disfarçar imperfeições que o rosto possui? Então, podemos dizer que isso é auto maquiagem. Pode ser um blush ou então apenas passar o batom para deixar o rosto mais bonito, já muda tudo!

A automaquiagem é uma das melhores alternativas para as mulheres que não possuem muito tempo e que querem estar sempre bem arrumadas. É mais que possível possível aprender a se maquiar, porém você precisa de uma mentora, e aqui estou eu para te dar algumas dicas. Existem algumas técnicas específicas que você poderá colocar em prática, para que os resultados atingidos estejam de acordo com as expectativas.

Quando vamos para festas importantes, como o casamento de parentes ou alguma formatura, é muito comum procurarmos uma maquiadora profissional. E não há absolutamente nada de errado nisso, na verdade eu sou suspeito para falar né? Haha. Mas, no nosso dia a dia, surgem muitas oportunidades que podemos fazer uma make em casa, valorizando os nosso traços e sem a ajuda de ninguém. A auto maquiagem pode ficar perfeita, basta saber fazer corretamente.

A automaquiagem é difícil? 

Como dissemos anteriormente, a auto maquiagem contribui para o autoconhecimento, assim você irá aprender sobre si mesma. Você se descobre e se diverte maquiando, e com a orientação certa, tudo fica bem mais fácil! 

Algumas meninas começam assim e depois se tornam maquiadoras profissionais, trabalhando por conta própria ou nos salões de beleza. A auto maquiagem pode ser a introdução de uma carreira pra você! 

Tem mulheres que desistem da automake, por acreditarem que é demorado e que não vale a pena, assim, saem de casa sem maquiagem. Auto maquiagem não é apenas saber se maquiar, mas também escolher os produtos adequados para isso e fazer com prazer, quem faz rápido e de qualquer jeito acaba apresentando condições não esperadas! 

Automaquiagem na pele

O primeiro passo para ter uma maquiagem perfeita é limpar a sua pele, assim os produtos aplicados no rosto poderão ficar fixados por mais tempo. O melhor a fazer é utilizar algodão e água micelar, assim a face vai ficar limpinha. Em seguida, será o momento de aplicar o primer facial, que vai ajudar a minimizar o aspecto dos poros abertos, servindo também para ajudar na fixação da maquiagem.

Depois será a vez da aplicação da base, que deve ser feita com um pincel ou esponja, tomando cuidado para não exagerar na dose e deixar a pele muito pesada, faça isso mantendo uma tonalidade uniforme em todo o rosto, garantindo mais beleza para a sua pele. Quando for fazer a compra da base, não adianta testar na mão ou no pulso, porque o tom da pele do rosto não é o mesmo do que nestas regiões.

Em seguida poderá fazer a aplicação do corretivo, que ajudará a superar manchas e espinhas que podem ter surgido, não exagere na dose, uma pequena quantidade já será suficiente para a realização do serviço. E para fechar, acontece a aplicação do pó, que deve ser feita somente nas áreas que precisam de iluminação, na zona T.

Auto maquiagem nos olhos

A minha dica de auto maquiagem para os olhos é escolher três cores de sombra, sendo uma clara, uma média e uma escura. Até podem formar contraste, mas precisam ser harmônicas. Dê preferência a tons neutros. 

A partir disso, cubra a pálpebra móvel, naquela região que fica o globo ocular, usando a cor intermediária. Depois, usa a mais escura no canto externo, fazendo um leve movimento, já a clara deve ser usada no côncavo da sobrancelha e no canto interno do olho.

Conclua utilizando a máscara de cílios, evitando de carregar o pincel com o excesso deste produto. Assim a sua make nos olhos vai ficar linda!

A auto maquiagem precisa fazer você se sentir bem

Falamos bastante sobre este procedimento, mas além da escolha das cores que são tendências para a estação, é importante que a auto maquiagem faça você se sentir melhor do que antes. Quando estiver realizando este procedimento, encare o espelho e busque por seus pontos fortes. Poderá caprichar nessas regiões, deixando o visual ainda mais lindo.

Os pincéis são os mais populares para a aplicação de maquiagem. Prefira esponjas para aplicar produtos como base e corretivo. 

Nunca durma de maquiagem!

Você com certeza já ouviu, já praticou ou pratica uma rotina de skincare.   Skincare em outras palavras é uma rotina que começa logo pela manhã quando acordamos e lavamos o rosto utilizando água fria e um sabonete neutro próprio para rosto, que segue com a aplicação do protetor solar e da maquiagem.

É fundamental utilizar demaquilantes e fazer a retirada assim que chegar em casa, seja no fim da festa ou depois do longo expediente de trabalho.

Quem não faz a correta remoção da maquiagem está beeem mais propensa a sofrer com cravos e espinhas. Acontece que a pele passa a ficar mais oleosa, e portanto, acnes surgem com maior facilidade. Para não ter erro, compre os produtos recomendados para a sua pele e realize este procedimento. Acima de tudo evite dormir com a maquiagem.

Quais produtos comprar? 

1) Comece pela base 

O primeiro produto que você precisa ter na nécessaire é a base. Lembrando que separei apenas produtos realmente essenciais. Ela deve ser aplicada diretamente na pele e serve para uniformizar a tonalidade do seu rosto, além de começar a esconder algumas manchas e marcas. Para acertar a tonalidade, você vai precisar testar um pouco das suas opções na linha do maxilar: o que sumir na sua pele é o ideal. Lembrando que tons e sobretons são aspectos necessários de se retratar para uma boa preparação  

2) Não se esqueça do corretivo

Para disfarçar olheiras, marcas mais pontuais de espinhas ou outras manchas do rosto, você vai precisar do corretivo. Assim como a base, o ideal é que ele seja exatamente da cor da sua pele, mas você também pode usar um ou dois tons mais claros ou mais escuros se quiser se aventurar nos contornos, por exemplo — tudo é uma questão de treino. 

3) Lembre-se de selar a pele

Finalizando a preparação da pele, você também vai precisar de um pó — principalmente se tiver tendência à oleosidade. O pó compacto pode ser reaplicado ao longo do dia se você achar que há necessidade de controlar o brilho do rosto, e o translúcido como pontos de iluminação na zona “T”. 

4) Sombra ou lápis para sobrancelha: os aliados do olhar marcante

Não adianta fugir: mesmo no dia a dia, sua maquiagem só vai estar completa se as sobrancelhas estiverem delineadas e preenchidas. Para isso, você vai precisar de um lápis ou de uma paleta de sombras específicas para isso. O ideal é evitar as sombras utilizadas nas pálpebras porque, nas sobrancelhas, elas precisam estar em harmonia com a sua cor de cabelo e o seu tom de pele. 

5) Dê aquele ar de saúde para make

Depois que a pele é preparada com base, corretivo e pó, você vai precisar de uma cor para simular o coradinho das bochechas e é aí que o blush entra. Ele deve ser aplicado levemente e precisa ser bem esfumado para não ficar muito marcado. Não existe mais aquele pensamento de que cada coisa tem o seu lugar como antigamente. Hoje, contorno, blush e iluminador, se intercalam. 

6) Dê aquele volumão nos cílios

Para a make prática do dia a dia, tudo o que você vai precisar nos olhos é da máscara de cílios. Na hora de comprar, basta escolher o efeito que você gosta mais: alongadora ou volumosa. Os acabamentos também podem variar: os modelos laváveis são perfeitos para quem tem os olhos mais sensíveis e gostam da praticidade de poder retirar a make com facilidade. Já as versões à prova d’água são perfeitas para quem precisa de longa duração sem se preocupar com possíveis borrões ao longo do dia. 

7) O batom completa qualquer produção

Na make básica, o batom é o que dita o tom e a personalidade da produção. Geralmente, as cores mais neutras, como os nudes, costumam fazer mais sucesso porque são mais fáceis de usar em diferentes programas, mas se você gosta de dar uma ousada, só vai ter uma nécessaire completa sem um batom vermelho, mas se você for mais basiquinha e quiser só um ar de vida, opte por liptint, ele é o melhor amigo que você pode ter!!

Bônus: além desses produtos, você também vai precisar de alguns pincéis

Se você vai começar a nécessaire do zero, com certeza também vai precisar de alguns pincéis que vão te ajudar a aplicar, pelo menos, a base, o corretivo, o pó compacto, a sombra para sobrancelhas e o blush:

– para a base, aposte no pincel kabuki: ele tem as cerdas retinhas e é perfeito para aplicar a versão líquida do produto (faça movimentos circulares no rosto todo para um acabamento suave);

– para o corretivo, você pode usar o pincel língua de gato: mesmo que você aplique o corretivo com a embalagem do produto, vai precisar espalhar com um pincel para garantir um acabamento natural. O língua de gato é achatadinho e deve ser usado com batidinhas. Para espalhar o corretivo você também pode usar uma esponjinha em formato de gota, como um beauty blender;

– para o pó compacto, escolha um pincel de cerdas grandes: para facilitar a aplicação no rosto todo, o pincel para pó compacto deve ser grande e ter as cerdas arredondadas e maleáveis;

– para a sobrancelha, use um pincel escovinha e um chanfrado: na hora de usar a sombra para sobrancelha, você vai precisar, primeiro pentear os fios e, depois, o aplicar o produto com um pincel de detalhe. As melhores opções para esse momento são, certamente, o escovinha e o chanfrado;

– para o blush, um outro modelo de pincel chanfrado: o pincel para blush é parecido com o usado para o pó compacto, mas deve ser menor. Você pode usar a versão arredondada e tradicional, mas a versão chanfrada te ajuda a acertar melhor o ângulo da aplicação.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Deixe um comentário

Conheça a Essencial Collection

A minha coleção de produtos essenciais que toda maquiadora profissional precisa ter!