Como cobrar pelo seu trabalho: Dicas para dar o preço certo
Por aqui nós já aprendemos que maquiadora é profissão SIM, e que nós devemos ter uma boa formação. Portanto, nós também devemos saber precificar o nosso trabalho da maneira correta, afinal, é o seu trabalho e a sua renda.
Essa é uma dúvida bem presente quando abro caixinha de pergunta no meu Instagram, e eu vim aqui para tirar essa dúvida de uma vez por todas e te ensinar a ganhar o seu merecido dinheiro através da sua profissão!
A precificação pode ser dramática para alguns públicos, uma hora o valor está alto demais e a cliente não quer pagar tudo isso em maquiagem, outra hora ele está muito baixo e elas começam a duvidar da qualidade.
Então bora lá?
Quanto devo cobrar por uma maquiagem profissional?
- Faça Benchmarking.
Pode parecer uma palavra difícil, mas o significado é mais fácil do que parece.
“Benchmarking é uma análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu. Benchmarking vem de ‘benchmark’, que significa ‘referência’, e é uma ferramenta de gestão que objetiva aprimorar processos, produtos e serviços, gerando mais lucro e produtividade.”
Ou seja, é pesquisar – e pesquisar mesmo – sobre o seu setor (maquiagem) e ver quanto as maquiadoras tem cobrado por aí. Isso vai fazer com que você tenha embasamento e não cobre um valor exorbitante, nem barato demais que as faça duvidar da qualidade do trabalho.
Faça uma boa pesquisa de mercado: a chave para definir o preço ideal é a pesquisa. Descubra quanto outros maquiadores e salões estão cobrando pelo serviço e vá na média. Sempre pesquise sua área, se a cidade for pequena considere a cidade inteira, caso seja grande pesquise seu bairro ou bairros próximos. E agora vamos as dicas:
- Considere os materiais utilizados:
Antes de decidir um preço lembre-se quais são seus instrumentos de trabalho, e que vai usar muito de seus materiais. Se for utilizar materiais de maior qualidade o preço deve ser maior.
- Coloque a margem de lucro:
Não se esqueça de adicionar o lucro ao preço final. O lucro é essencial para que seu trabalho valha a pena no orçamento. Não adianta cobrar um valor pelo produto e não ter o seu lucro no trabalho.
Vamos supor, por exemplo, que na sua Make serão usados os seguintes produtos: primer, base, corretivo, pó, lápis, sombras, mascará de cílios, blush, contorno, iluminador e batom.
A aplicação de cada um desses produtos, sendo da marca Vult, ficaria na média:
- Primer – R$1,16;
- Base – R$ 0,90;
- Corretivo – R$ 0,23;
- Pó – R$ 0,47;
- Lápis – R$ 0,56;
- Sombras – R$ 0,60 (cada sombra utilizada, logo, se você usar três tipos, o profissional vai cobrar três vezes esse valor);
- Mascará de cílios – R$ 0,51;
- Blush – R$ 0,34;
- Contorno – R$ 0,42;
- Iluminador – R$ 0,50;
- Batom R$ 0,31.
Esse seria o valor dos produtos na sua maquiagem, o valor restante, seria o seu lucro.
- Mantenha tudo tabelado:
Vamos entender uma: Organização no trabalho é TUDO!
Aproveite aquele conhecimento de Excel que adquiriu no colégio ou na faculdade e faça uma tabela de preços. Algo muito complicado é desnecessário, o que importa é ter tudo anotado e detalhado.
Coloque o preço de custo de todas as maquiagens, calcule a quantidade aproximada que você utiliza em cada cliente, assim você terá o preço unitário da maquiagem, ou seja o preço do material utilizado, com esse valor, acrescente o gasto com deslocamento e o seu lucro.
Não esqueça de verificar também o preço de mercado. Isso também ajuda a dar o preço final para as clientes sem se confundir. Lembre-se que quanto mais capacitada você for, maior o preço que poderá cobrar. Afinal, você é uma maquiadora profissional e pode cobrar mais por ter este título.
- Cobre por serviço feito e não por hora trabalhada:
É mania de profissional freelancer querer cobrar a hora, mas isso pode dar problemas para maquiadores! As maquiagens tem tempos variados e graus de dificuldade que podem te fazer perder dinheiro cobrando a hora. Depende e varia muito da técnica e dos imprevistos.
ATENÇÃO! Cobre sempre pela maquiagem feita e seja mais justa consigo mesma. E se você atende a domicílio e não em um espaço físico seu, cobre taxa de deslocamento!!!!
- Nada de descontos exagerados ou preços abaixo da média!
As clientes associam preço com qualidade. Ao ver um preço muito abaixo da média é normal pensar que o serviço deve ser sem qualidade e optar por um mais caro. Então, não vá encher suas clientes de descontos ou cobrar menos para atrair clientes. Você trabalhou para chegar até aqui, estudou e se qualificou, como qualquer outra profissão, certo?
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Então não se preocupe em cobrar pelo seu excelente serviço, você merece e trabalha para isso!
Use essas dicas e lote sua agenda e dê valor para o seu trabalho!