COMO CUIDAR DOS SEUS PINCÉIS DE MAQUIAGEM

21 - Como cuidar dos seus pincéis de maquiagem
Amanda Naves

Amanda Naves

Se os seus pincéis de maquiagem não costumam durar muito tempo, e logo as cerdas tendem a se desalinhar, ou você comprou alguns novinhos e quer saber qual é a melhor maneira de guardá-los, estou aqui para te contar!

Procurei trazer as dicas mais importantes quando o assunto é como guardar, conservar, higienizar e secar os pincéis que facilitam taaanto as o nosso trabalho na hora de espalhar a base, aplicar as sombras e até mesmo contornar os lábios das clientes. Nada mais justo do que cuidar de cada um deles do jeitinho certo, né? 

Os pincéis podem e devem durar muitos anos, inclusive, muitos dos que eu uso, tenho desde que comecei como maquiadora! Mas para isso, é necessário cuidar da maneira correta para que eles durem muito e apresentem o mesmo o mesmo desempenho do começo. E é isso o que quero te mostrar nesse material. 

O que você vai encontrar por aqui: 

  • Por que lavar pincéis?
  • Quando lavar seus pincéis?
  • Como lavar seus pincéis?
  • Dicas de cuidados para pincéis; 

Por que lavar?

Antes de tudo, é importante entender o por quê de ter que tomar esse cuidado. Os pincéis são suscetíveis a acumular impurezas e microorganismos que podem prejudicar a saúde da pele, como causar dermatites e transmitir até doenças, além de perderem consideravelmente seu tempo de “vida”.  

Se você não limpar seus pincéis periodicamente, há um risco de bactérias e fungos se proliferarem, e resíduos de produtos podem se acumular nos pincéis e afetar o resultado da sua maquiagem.

Quando lavar?

Caso você utilize os pincéis uma vez por dia, é recomendado que os acessórios para bases, corretivos líquidos e batons sejam lavados a cada 15 ou 20 dias no máximo. Se mais que isso, lave pelo menos uma vez por semana. Eles acumulam mais produto e a umidade facilita a presença de bactérias e fungos.

Já os pincéis usados para aplicar sombras secas e pós devem ser lavados no mínimo uma vez por a cada 15 dias. 

Se você não faz uso de pincéis todos os dias, minha dica é checá-los um dia antes de utilizá-los, para que dê tempo de lavar e secar se necessário. De qualquer forma, é importante fazer uma limpeza pelo menos uma vez por mês, para que não haja a proliferação de fungos e bactérias, conforme já mencionei anteriormente.

Vale ressaltar que retirar o acúmulo de produto com um lenço umedecido, por exemplo, para usar outra cor durante a maquiagem, não substitui a higienização correta e nem previne o pincel de ser um transmissor de bactérias!

As esponjas de maquiagem também necessitam um cuidado especial: o indicado é que elas sejam descartadas em até três meses.

Como lavar?

Existem vários produtos específicos para a limpeza de pincéis, entretanto, há de se tomar um certo cuidado pois eles tendem a ser mais agressivos. É importante ver se ele é adequado ao tipo de cerda do pincel, para evitar que o estrague.

Eu, particularmente, gosto de lavar meus pincéis com shampoos neutros infantis, pois promovem uma limpeza suave e deixam as cerdas macias, mas isso depende também do tipo de cerda. Se necessite mais maciez, também aplico condicionador. 

Costumo pegar um pouco do produto com as mãos e na água corrente faço movimentos circulares com os pincéis na mão – cuidado para não danificar as cerdas.

Enxáguo até que saia todo o shampoo e o pincel esteja bem limpo. Depois, removo o excesso de água com uma toalha ou papel-toalha, e deixo eles secarem naturalmente.

DICAS PARA CUIDADOS COM PINCÉIS

Dica 1- Tenha um lugar só para os seus pincéis

Para evitar que as cerdas do pincel fiquem amassadas, ou que eles sejam expostos à sujeira e outros agentes externos, a melhor saída é guardar todos os pincéis em um pote ou copo, com as cerdinhas viradas para cima. No mais, quando você precisar transportá-los para a casa de uma cliente ou colocar na mala de viagem, vale a pena guardar cada um cuidadosamente dentro de um estojo específico para isso. Fácil e simples!

Dica 2- Nunca se esqueça de higienizar da maneira correta

Eu não sei você, mas por aqui  bate aquela preguiça grande na hora de limpar os pincéis! Mas mulher,  vale reforçar que a higiene é importantíssima e precisa ser feita do jeito certo! Deixar de lavar os pincéis pode acabar provocando o ressecamento e acúmulo de bactérias nas cerdas, logo, muita atenção, viu? O ideal é fazer a higiene de 15 em 15 dias – ou sempre que o produto ficar bem acumulado nos pincéis.

Dica extra: prefira sempre shampoos ou sabonetes líquidos neutros para fazer a higiene e, se quiser deixar as cerdas hidratadas e macias, finalize o processo com um pouco de condicionador de cabelos!

Dica 3- Evite guardar o pincel ainda molhado

Depois de lavar as suas ferramentas de trabalho, muito cuidado para deixar que elas sequem COMPLETAMENTE até que sejam guardadas novamente, ok? Esse passo é extremamente importante para prevenir que os pincéis fiquem deformados e, novamente, não acabem acumulando bactérias entre as cerdinhas – provocando cravos, espinhas e outros probleminhas de pele.

Importante: nada de deixá-los secando com as cerdas para cima! Assim é bem provável que a água acabe se infiltrando no cabo e danifique a estrutura debaixo do utensílio.

Dica 4- Não coloque os pincéis para secarem ao sol

Ainda sobre a higiene dos pincéis, um bom lembrete é o de nunca deixar que as cerdas  sequem expostas ao sol – ainda que pareça tentador e bem mais fácil. O motivo é porque os raios solares podem ressecar os fios e afastar as cerdas umas das outras, diminuindo sua eficácia em futuras makes.

Dica extra: se você estiver realmente com pressa – quem nunca esqueceu que precisava lavar e correu?  – uma alternativa é usar o secador com vento frio ou morno, secando o item com o vento no sentido das cerdas.

Dica 5- Evite deixá-los em locais úmidos como o banheiro

Depois de sequinhos e perfeitos, lembre-se de guardá-los em local seco e arejado – ou seja, beeeem longe do banheiro! Prefira guardá-los no seu quarto, de preferência dentro de um armário para evitar que poeira e partículas de água entrem no pincel e prejudiquem o desempenho das cerdinhas na hora de espalhar a make nos olhos, pele ou boca. Quem avisa, amiga é, e a titia não deixa vocês na mão, não é?

Dicas extras:

  • É importante que os pincéis não sejam deixados em pé, pois pode escorrer água para o cabo do pincel, o que pode provocar a danificação dele, além de danificar o formato original das cerdas;
  • Indico deixar os pincéis secarem deitados sobre uma toalha;
  • Caso necessite secar mais rápido, use secador, mas com ar frio e sempre no sentido da cerda;
  • É importante alertar para não guardar os acessórios se eles ainda estiverem molhados. É fundamental armazená-los em local seco. Os banheiros, por exemplo, não são uma boa escolha, já que ficam frequentemente úmidos e isso gera muita proliferação de bactérias;

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Deixe um comentário

Conheça a Essencial Collection

A minha coleção de produtos essenciais que toda maquiadora profissional precisa ter!