Como preparar seu kit de maquiagem básico, para se maquiar para qualquer ocasião

8 - KIT DE MAKE BASICO
Amanda Naves

Amanda Naves

Ter um kit de maquiagem ou uma nécessaire com os produtos para uma make básica, é praticamente indispensável na vida de toda mulher, não é mesmo? Mas quais são eles? Mesmo Que você já seja uma expert em make, ou se você é iniciante: saber montar um kit de maquiagem básico, que dê para se maquiar em qualquer ocasião é essencial! 

Sabe quando você vai ao médico em uma consulta rápida, ou tem que ir pra um compromisso que vai precisar se maquiar no meio do caminho e precisa dos itens certeiros para fazer uma make básica e linda?Então, você precisa ter em mente o que levar nesse kit de maquiagem. São produtos básicos, mas os mais importantes pra fazer uma make digna de profissional!

E sabe qual é a melhor parte? Essa necessaire pode ser a mesma que você vai usar para ir em uma festa ou casamento! Isso mesmo mulher, vou te mostrar como montar seu próprio kit de maquiagem para se arrumar para qualquer ocasião!

O que você vai encontrar neste artigo: 

  • Como montar seu kit básico de maquiagem;
  • Quais itens de um bom Skin Care;
  • Como contornar e iluminar seu  tipo de rosto;
  • Dicas sobre cada produto;

O que não pode faltar no seu kit maquiagem?

Acredite se quiser, mas seu kit de maquiagem começa com skincare! Sim, a make fica muito mais bonita e dura mais tempo se sua pele estiver bem cuidada. E esse é o segredo para uma pele bem feita e duradoura. Por isso, é essencial ter em seu kit itens para cuidados com a pele. 

Antes de tudo é importante dizer que temos que ter um kit de limpeza facial: 

  • Sabonete líquido facial
  • Tônico facial
  • Hidratante facial
  • Protetor solar 

Como montar o seu kit de maquiagem:

1- Primer 

Para quem ainda não conhece, o primer é um produto utilizado na pré-maquiagem, depois do hidratante e antes da base e pó. Ele tem como função uniformizar a pele, diminuir a oleosidade, fechar os poros e fixar a maquiagem por mais tempo.

É um produto que prepara a pele para receber a maquiagem. Existem primers para lábios, que hidratam e disfarçam as linhas superficiais; para o rosto, que uniformizam a pele, disfarçam linhas de expressão; para as pálpebras, fixam melhor a sombra, e até mesmo para os cílios, que dão mais volume. Todos eles aumentam a duração da maquiagem.

O primer cosmético pode ser encontrado em creme, sérum, bálsamo (balm), com ou sem cor, com ou sem FPS. Além disso, existem primers específicos para cada necessidade da pele: há aqueles que contraem os poros, os que diminuem a oleosidade, os que causam efeito tensor, outros que hidratam, os que uniformizam a pele e aqueles que escondem ruguinhas.

2 – Base

 A base é o que vai tirar todas as imperfeições visíveis e deixar o seu rosto como uma tela em branco. Escolha uma  que seja ideal para o seu tom de pele (quente ou fria) e também para o seu tipo de pele (oleosa, seca ou mista). Vale muito ressaltar  que é bom você ter dois tons, uma pra quando você estiver bronzeada e uma para quando você não estiver. 

Outra dica, se você deseja aumentar a durabilidade da sua base, torná-la a prova d’água, além de trazer uma aspecto mais suave a pele, dá só uma olhada no Diluidor de Maquiagens da minha linha, que é literalmente um Salvador da Pátria

E por mais que você seja uma expert em bases e já tenha encontrado uma para chamar de sua, é bem provável que existam alguns detalhes que você não sabe sobre ela. Quer ver, aqui vai algumas dicas: 

  •  A base deve ser testada no maxilar: a cor da pele do seu corpo não é a mesma do seu rosto!

Sabia que é uma péssima escolha testar a cor da base no dorso da sua mão ou no braço? O certo é testar a cor no maxilar, no pescoço ou até nas bochechas, porque a cor da pele do rosto costuma ser bem diferente na tonalidade do corpo. A cor de base que “desaparecer” no maxilar será a sua base! 

Lembre se de abrir a base com a esponjinha, e não economize produto no teste. 

  • As bases podem ter a mesma cor, mas temperatura diferente

E por falar em cor, você já deve ter reparado que uma mesma marca de make pode ter cores de base iguais – ou beeem parecidas! Isso acontece porque cada uma tem um subtom, que pode ser amarelado/quente ou rosado/frio, porque a nossa pele também tem essa diferença. 

Tudo vai depender do seu tom de pele!

  •  Base pode mudar de cor na sua pele

A cor da base ficou perfeita na hora mas depois ela deu uma leeeve escurecida? Não se desespere: algumas bases podem oxidar quando entram em contato com o ar. Por isso, a dica é ficar alguns minutinhos com a  base no rosto durante o teste,  para observar como o produto se comporta no rosto e ter cer-te-za de que aquela cor é mesmo a sua!

  •  Bases líquidas costumam ter uma cobertura melhor

Por causa da consistência mais grossinha, as bases líquidas costumam ter uma cobertura melhor do que as bases em pó ou em bastão: elas ajudam a cobrir melhor as espinhas, as manchinhas vermelhas ou amarronzadas e as olheiras, principalmente as de efeito matte.

Prefira bastão ou pó para o contorno ou iluminação. 

  •  A base de cobertura matte não vai causar espinhas

As bases de maquiagem não entopem os poros e não costumam causar espinhas! O que acontece é o produto cobrir temporariamente os buraquinhos da pele e, por isso, a acne pode surgir em quem não lava o rosto antes de aplicar a base ou não tira a make da forma correta.

3 – Corretivo

O nosso amado corretivo! Indispensável para tirar as indesejadas olheiras de noites mal dormidas, manchinhas de acne e outras imperfeições. Mas não se engane achando que você pode usar somente ele, a dupla base+corretivo é inseparável. Se você aplicar somente o corretivo na região dos olhos, o produto vai secar e vai formar uma mancha estranha. Escolha um corretivo do tom da sua pele para camuflar perfeitamente as olheiras, e um de 2 a 3 tons mais claros para fazer a iluminação.

Além disso, quando a base é aplicada primeiro e, em seguida, o corretivo, você usa uma quantidade menor de produto, fazendo com que ele dure muito mais. Não existe certo e errado. Se a pessoa usa o corretivo no rosto inteiro e ela gosta do resultado, tudo bem. Só não recomendo, porque os corretivos vêm em embalagens bem menores, o que significa que ela vai precisar comprar novos produtos com maior frequência, enquanto algumas bases dão uma cobertura semelhante.

Vamos usar somente nas regiões necessárias não é mesmo?

4 – Contorno 

O contorno é uma técnica para deixar a maquiagem mais linda e moldar o seu rosto. Contornar e iluminar são duas técnicas que tem que andar juntas e a forma como você vai fazer isso depende do formato do seu rosto. Você pode deixar seu rosto, nariz, bochechas e testa com uma forma melhor dependendo do que te incomoda.

O básico é: fazer o contorno com uma cor mais escura do que seu pó/base e usar um iluminador para realçar as áreas que você gosta mais.

Alguns formatos de rosto e as dicas de onde contornar e iluminar para cada caso, corre para conferir o seu!:

Contour: Contorno 

Highlight: Iluminar 

para-que-serve-o-contorno-na-maquiagem-maquiagem
para-que-serve-o-contorno-na-maquiagem-maquiagem
para-que-serve-o-contorno-na-maquiagem-maquiagem
para-que-serve-o-contorno-na-maquiagem-maquiagem
para-que-serve-o-contorno-na-maquiagem-maquiagem
para-que-serve-o-contorno-na-maquiagem-maquiagem
para-que-serve-o-contorno-na-maquiagem-maquiagem

5– Blush

Pra dar aquele ar de saúde e um aspecto vivo no rosto o blush será o seu melhor amigo! Eles fazem verdadeiros milagres na finalização da pele e, por isso, se tornaram os produtos mais requisitados nas necessaires femininas: o blush, o pó bronzeador e o iluminador são, sem dúvidas, os melhores aliados de uma make superbonita e bem valorizada! Mas apesar de serem para lá de famosos, muitas vezes as suas funções são confundidas. Para acabar com as dúvidas e garantir uma maquiagem com aspecto saudável, saiba quais são as diferenças entre eles e aprenda a usá-los da forma certa no seu dia a dia.

6 – Pó

Uso bastante o pó com o intuito de selar a maquiagem e não sair por aqui deixando marcas da sua maquiagem rs. Gosto de usar o pó translúcido na zona T, e para mim, quanto mais fininho melhor.

Além de evitar a oleosidade e aumentar a durabilidade da make.  

7 – Fixador de maquiagem 

O fixador de maquiagem tem como principal função fazer a maquiagem durar mais, deixar a pele com aspecto natural, fechar os poros e suavizar as marcas de expressão. Com o tempo, as marcas desenvolveram fixadores com mais funções, como hidratação da pele, partículas de brilho e acabamento opaco.

Uma dica MARA que eu te dou, é a nova linha de fixadores de maquiagem, o Seal da minha linha. Ele: 

  • Torna a maquiagem a resistente a água
  • Cria uma camada de proteção e da alta durabilidade
  • Potencializa produtos com baixa pigmentação dando vida ao seu blush, sombra, pó e todos os pigmentos
  • Dá a sensação de maquiagem leve e retira o efeito de “reboco”
  • Reduz o surgimento de rugas e linhas de expressão
  • Diminui drasticamente o risco de craquelado
  • Estimula o colágeno, promovendo elasticidade e firmeza a pele

8 – Iluminador

Já faz um tempo que o iluminador é um dos produtos de maquiagem queridinhos das mulheres. Ele é o responsável por entregar aquele glow à pele, aplicando nas bochechas, meio das sobrancelhas, nariz e arco do cupido , fazendo com que a make fique radiante e mega natural

9 –  Correção de sobrancelhas

As sobrancelhas destacam o olhar, emolduram o rosto e fazem toda a diferença na produção. É natural que apresentem algumas falhas, mas que podem ser corrigidas com maquiagem. A maquiagem para sobrancelhas é indicada em casos de falhas de pelo, quando o fio não cresce ou a pessoa tem uma cicatriz na região. Também pode ser usada somente para acertar e realçar o olhar. 

Eu particularmente amo uma pastinha de sobrancelhas, mas você pode comprar uma sombra própria para sobrancelhas, ou outro produto que preferir. 

10 – Máscara de cílios

Acho que esse é um dos queridinhos dos itens do kit de maquiagem. Pra levantar o olhar e deixar os cílios poderosos, a máscara de cílios muda tudo na maquiagem. Tem gente que gosta mais curvadinho, com mais volume, mais separadinhos, tanto faz, mas tem que ter no kit.

É para quem quer dar aquele aspecto profissional na make, opte também por adquirir o cílios postiços e a cola. Deixa a make BA- BA- DO!

11 – Batom e/ou gloss

Não adianta estar com a make toda linda e sem nada na boca, né? Parece que tem algo faltando, e realmente tem, não é mesmo? Então na dúvida é sempre bom ter, pelo menos, 2 tons de batom no kit de maquiagem, um mais cor de boca (o famoso nude) e um mais escuro (vermelho <3 ). Vale apostar no gloss ou em um lip balm, assim se sua boca estiver ressecada vai dar um aspecto melhor.

Hoje, eu também sou apaixonada em LipTint, rápido e prático. Além de dar aquele efeito natural que a gente ama. 

12 – Paleta de sombra com cores neutras (marrom, dourado e perolado)

Essa opção é muito válida para quem ama uma sombra e ama uma make clássica. Nessa paleta é bacana ter um tom de marrom para fazer o côncavo (bacana pra preencher a sobrancelha também) e uma sombra mais iluminada pra pálpebra móvel e pra fazer aquele ponto de luz que eu amo!!

13 – Kit de pincéis

Seguindo os produtos desse kit de maquiagem, os pincéis devem estar de acordo com cada item: um para a base, um para o corretivo (eu gosto de aplicar com pincel, mas você pode aplicar com os dedos ou esponja), um para o contorno, um para o blush, um para o iluminador (se o seu for em pó) e um para o pó. Para as sombras vale ter dois: um para aplicar a sombra iluminadora e um mais gordinho para o côncavo. São poucos pincéis e você não precisa de 10 pincéis só para uma função. O que importa é a formação da técnica, não os produtos, lembra?

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

10 respostas

  1. Acho que faltou falar um pouco mais sobre o bronzear que deixa em dúvida a maioria das mulheres. Eu mesma nunca sei ao certo onde aplicar…

  2. Que riqueza amei Amanda , super sua fã. quero agradecer por compartilhar tanta coisa boa … amo demais e tem me ajudado muito no meu dia a dia . Aguardo mais informaçoes . vc e top ,vc 10. bjsss

Deixe um comentário

Conheça a Essencial Collection

A minha coleção de produtos essenciais que toda maquiadora profissional precisa ter!