Como se tornar maquiadora profissional começando do zero

44 - como se tornar maquiadora profissional começando do zero
Amanda Naves

Amanda Naves

Se o universo da maquiagem é o seu lugar favorito, e se tornar uma maquiadora profissional vivendo daquilo que você ama é o seu sonho, você veio ao lugar certo. Pois fique sabendo que eu estou aqui para te dar todo apoio – e também para ensinar o caminho certo para chegar lá!

Afinal de contas, como começar? Quais cursos de maquiagem fazer? Quais produtos de make comprar? Veja todas as respostas e outras dicas sobre como ser maquiadora e arrasar na profissão!

1. Ame muito, (mesmo) maquiagem. 

Primeiro de tudo, tenha 100% de certeza do seu amor pela maquiagem! Você vai precisar gostar de verdade do que faz quando começar a estudar horas a fio, praticar várias vezes a mesma técnica, lidar com seus clientes. Você tende a se tornar boa em algo fazendo o que ama. Toda profissão tem suas dores e delícias, né? Mas tendo convicção da sua paixão, tudo fica mais fácil!

2. Segmente a sua área

Sabendo que você ama maquiagem, é hora de descobrir qual tipo de maquiagem você mais ama. É mais difícil você não ser a número um quando poucas pessoas ou só você fazem aquilo. Isso vai definir qual ramo da maquiagem será o seu – e a partir disso dá para investir melhor no futuro! Algumas possibilidades são:

– Maquiagem fashion: é aquela que trabalha com campanhas, desfiles, editoriais e até marcas específicas;

– Maquiagem artística: que faz parte da caracterização de personagens com maquiagem, seja para um look normal quanto para criação de efeitos especiais nos atores (como machucados, rugas…);

Depois, comece a pensar em produtos. Primeiro saiba a técnica, depois pense em produtos. 

– Maquiagem social: é aquela que atende no salão ou na casa da cliente, trabalha com makes para eventos sociais;

– Maquiagem de noivas: pode trabalhar com cabelo e make ao mesmo tempo, faz a maquiagem específica para noivas. Também atende no espaço próprio ou no local escolhido pela noiva.

3. Invista em um bom curso!

Para começar no caminho certo, uma dica dica primordial é procurar bons cursos profissionalizantes. Procure algo que te impulsione e te dê resultados!

No Formando Maquiadoras, meu curso para maquiadoras que querem se profissionalizar,  mais de 2.000 mulheres já ganharam 6 anos de experiência como maquiadoras profissionais em apenas 30 dias, e conquistam sua independência financeira através da maquiagem. 

São inúmeras mulheres que me procuram todos os dias dizendo que gastam rios de dinheiro com cursos, produtos e não conseguem aprender de verdade. No Formando Maquiadoras existe um método. Após 6 anos trabalhando como maquiadora, eu criei um método, e nele qualquer mulher, de qualquer lugar do mundo consegue reproduzir as maquiagens. 

Se quer saber mais sobre o formando maquiadoras, clique aqui.  

4. Monte sua maleta com o que você tiver, mas comece.

Produtos por muitos anos tem sido o que impede muitas mulheres de se tornarem maquiadoras profissionais. “Eu não tenho produtos para começar”. “Preciso comprar produtos caros”. 

No Formando maquiadoras você vai descobrir que o que importa não é o produto, e sim a formação da técnica. Quando você sabe a formação da técnica, o passo a passo, você vai entender no que está errando e descobrir que produto é mero detalhe. Que usar uma paleta da Jacqueline Hill e uma da Belle Angel pode te dar o mesmo resultado se você tiver a técnica. Comece com o que você tem! Vou deixar aqui um vídeo que fiz para o Youtube, onde eu faço uma lista de produtos baratinhos para você que é iniciante. 

5. Treine muito em si mesma e nas suas amigas!

Já ouviu falar que a prática leva à perfeição? Esse é um dos truques da maioria dos maquiadores de sucesso! Quanto mais você praticar, mais vai dominar as técnicas e reproduzir com perfeição em todas as suas clientes. É normal que não se faça perfeito de primeira, então, treine o máximo que consegue. Faça makes em si mesma ou até em amigas, só nunca deixe de treinar!

6. Aprenda a lidar com os seus clientes

Na profissão de maquiadora profissional você vai lidar com muitas pessoas diferentes – e, por isso, é importante aprender a lidar com todos os clientes que passarem no seu caminho. Além de tentar entender ao máximo o que eles precisam e querem, tenha em mente que uns serão mais exigentes do que outros e tenha jogo de cintura nessas situações. Com calma e paciência fica mais fácil!

Tenha a linguagem correta para falar com elas, e aprenda que elas esperam que você passe confiança e postura na sua fala. 

7. Se posicione nas redes sociais. 

Por fim, a última dica de ouro é te lembrar de se colocar no mundo! O único jeito de conseguir fazer seu nome no mundo da maquiagem é começando, certo? Para dar o start, vale fazer os contatos certos e, claro, começar a divulgar o seu trabalho nas redes sociais. Aproveite para criar uma conta profissional e deixe que todos vejam suas produções. Isso já é uma boa forma de começar, né?

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Deixe um comentário

Conheça a Essencial Collection

A minha coleção de produtos essenciais que toda maquiadora profissional precisa ter!