Como vencer a insegurança ao maquiar

36 - COMO VENCER A INSEGURANÇA AO MAQUIAR
Amanda Naves

Amanda Naves

Insegurança surge de uma dúvida constante em relação a si mesmo, sobre suas capacidades e competências. Podemos nos sentir inseguros em vários momentos de nossas vidas: financeiro, pessoal, emocional, social. 

É um estado emocional de inferioridade, que faz a pessoa sentir que não é boa o suficiente para realizar determinada tarefa ou para ser amado, aceito ou reconhecido. A insegurança traz um sentimento de incapacidade e de não merecimento, mesmo que a situação mostre o contrário. 

Você já sentiu algo parecido? Já sentiu que por mais que o seu maior sonho seja ser uma maquiadora profissional e ter a maquiagem como única fonte de renda, existe algo que não te permite prosseguir com esse sonho? A insegurança pode nos fazer tremer na hora de maquiar, pode fazer com que gotas de suor escorram nas pernas durante o atendimento, ou até mesmo te impeça de se divulgar como maquiadora. 

Eu quero te dizer que também já passei por isso! Já fiquei com as mãos trêmulas e nervosas, o que atrapalhava no meu desenvolvimento. Já ouvi vozes na minha cabeça dizendo que eu não era boa o suficiente, que o meu trabalho não me traria estabilidade financeira e que não conseguiria desempenhar tantas técnicas de maquiagem. Hoje eu sou um dos maiores nomes da maquiagem, e eu quero pegar na sua mão e te ajudar a trilhar o seu caminho. Quero que você realize o seu sonho de ser uma maquiadora profissional, e juntas, vou te mostrar como acabar com qualquer insegurança que você tenha. 

Então bora lá? 

Maquiadora é uma profissão! 

Sim, isso mesmo! Você é uma profissional da maquiagem, e merece ser reconhecida como qualquer outra profissional. Mas também deve se preparar como qualquer outra formação. 

Muitas mulheres querem ser maquiadoras profissionais, mas poucas querem se preparar da forma certa para isso. Se você quer ser uma advogada, você certamente vai se certificar que consiga passar na melhor faculdade. Vai pesquisar durante dias para se assegurar que encontrou uma academia que te proporcione os melhores benefícios e um estudo de alta qualidade para que se torne a melhor advogada! 

O erro da maioria das maquiadoras e não se preparar. Elas pensam em produtos, tempo e circunstâncias, mas não focam em um bom preparo, uma boa formação. A falta de uma formação em excelência, pode gerar insegurança e  medo de não se tornar uma profissional qualificada.

Preparo 

Para se preparar para dar início na profissão de maquiadora, muitas mulheres procuram recursos para se qualificarem, e isso é a maneira correta de começar para não se tornar uma profissional insegura lá na frente. Porém, a procura está sendo feita muitas vezes no lugar errado. Vou dar alguns exemplos de lugares que podem servir como um adicional na sua formação – como se fosse aquelas palestras complementares que assistimos em cursos – mas não como a sua fonte principal de informação. 

  1. Tutoriais no Youtube. 

Não estou aqui para falar que vocÊ não pode assistir vídeos no Youtube – inclusive você DEVE assistir lá no meu canal Amanda Maquiagens –  mas que ele não deve ser sua fonte principal de conteúdos, mas sua atividade complementar. 

Vídeos no Youtube são muito bons para pegar ideias de make, até algumas dicas também , mas não te ensinam o que você realmente precisa aprender, eles não te qualificam corretamente, e no final, você não vai ter mandado a sua insegurança embora. 

  1. Cursos presenciais de curta duração. 

Mulher, acredite em mim, já paguei caro muitos curso como esses. Eles te cobram caro para te ensinar 2 ou 3 técnicas em uma ou duas aulas. NÃO TEM COMO SER MAQUIADORA COM 2 TÉCNICAS DE MAQUIAGEM! O mercado vai te exigir mais, seus atendimentos vão exigir mais de você. 

Você precisa  de no mínimo 17 técnicas de maquiagem para ser realmente uma maquiadora profissional, ok? Então bora fazer as contas, cursos presenciais te proporcionam, 2 ou no máximo 3 técnicas e custam em média custam em média R$ 1.200,00 reais certo. Imagina você ter que pagar pelas 17 técnicas, sendo cada um deles de 1 a 2 dias de duração. 

Não é preciso muito esforço para saber que você vai pagar absurdamente caro, e reter o mínimo de conteúdo. E foi exatamente por isso que que eu passei. Então por experiência de campo, cursos presenciais que te ensinam 2 técnicas, não vão te garantir uma boa formação.

  1. Tutoriais do Instagram

Se é impossível aprender tudo o que você precisa em um curso presencial de 2 dias, imagina um vídeo de 1 minuto, não é mesmo? Conteúdo de redes sociais são um bônus MARAVILHOSO. Neles, você pode descobrir coisas que não sabia, pegar dicas legais e até macetes, haha! Mas para te ensinar a técnica, te proporcionar uma boa formação, não são o suficiente… 

Imagine, para se tornar um engenheiro, um estudante procura uma boa formação, ou conteúdo no Instagram? Ele pode ser um adicional, mas não será o conteúdo pragmático. 

Desculpas 

As desculpas podem atrasar muito a sua carreira e potencializar todos os seus medos e inseguranças ao maquiar. Veja só, muitas mulheres vem me dizer que não possuem produtos para começar, mas a verdade é: elas precisam primeiro do preparo, depois do produto. A grande maioria das mulheres possuem um arsenal de desculpas, e que se eu  te contar, hahaha, seria o blog inteiro para isso. Algumas como: 

  • Não tenho dinheiro para cursos; 
  • Não tenho produtos suficientes; 
  • Não tenho tempo para investir em cursos; 
  • Não tenho modelos para treinar; 

São inúmeras as desculpas que eu ouço e vejo todos os dias. E o maior segredo para acabar com a insegurança é: CHEGA DE DESCULPAS! Você precisa de preparo, você precisa de formação, e vocÊ precisa hoje, agora! 

Você precisa de clareza, domínio e controle da sua profissão. E mais uma vez eu digo e repito, se você quer acabar de vez com a insegurança, você precisa  de um bom preparo. 

Onde encontrar um bom preparo? 

FORMANDO MAQUIADORAS

João da Silva

O Formando Maquiadoras é um programa de treinamento interativo de 4 semanas, em vídeo, que ensina passo a passo, com riqueza de detalhes, como se tornar uma maquiadora profissional.

Todo programa é baseado na geração de resultados através da tomada de ação. Não é um programa focado simplesmente no prazer de aprender. Formando Maquiadoras é o aprendizado colocado em prática no mundo real para gerar resultados acima da média.

Clique aqui para saber mais.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Deixe um comentário

Conheça a Essencial Collection

A minha coleção de produtos essenciais que toda maquiadora profissional precisa ter!