Dicas para maquiar olhos pequenos

17 - Maquiagem para olhos pequenos
Amanda Naves

Amanda Naves

Se você ou sua cliente tem olhos pequenos, qualquer maquiagem parece sumir quando um sorriso vem , não é? Ou provavelmente já fez um delineado que fez o olhar parecer ainda menor. Para passar por esse pequeno problema, preparei um material com dicas infalíveis para você usar sombras, delineadores e máscara de cílios de forma a que o olhar fique mais aberto ou simplesmente que te ajudem a valorizar a make do jeitinho que os olhos são! Bora lá mulher??

O que você vai encontrar por aqui: 

  • 9 dicas para aumentar seu olhar;
  • Dicas de delineados para olhos pequenos;
  • Tutorial olhos pequenos;

DICAS PARA AUMENTAR O SEU OLHAR 

1. Comece o delineado no centro da pálpebra 

Não abre mão do traço rente aos cílios e acha que ele dá aquele acabamento poderoso para a make? Então, faça o traço mais curto! Como? Basta começar a linha, seja com o lápis ou com o delineador, do meio das pálpebras para o final dos olhos, deixando o cantinho interno livre. Assim, você “ocupa” com make menos espaço onde quase não tem!

2. Faça o traço do delineado mais fino

Quanto mais fino for o traço do delineado, maior os seus olhos vão parecer, porque a lógica de “ocupar menos espaço” continua valendo! Por isso, tente evitar aqueles traços grossos. Eles até podem ficar mais destacados nos seus olhos pequenos, mas ao mesmo tempo vão fazer com que eles pareçam menores. A dica é fazer um traço fino nas pálpebras e engrossar apenas na parte do gatinho. Ah, lembre-se sempre de fazer o traço gatinho para cima, para abrir o olhar!

Vou te dar algumas dicas de delineado para facilitar, a titia ta legal demais hoje, haha! 

  • Dicas de delineados para olhos pequenos: 

#Delineado fino 

A principal dica para não apagar o olhar na hora de fazer o delineado é esquecer os traços muito grossos. O que acontece é o seguinte: como os olhos já são pequenos, o contraste com com pigmento do produto cria a impressão de que eles são ainda menores e surte um efeito contrário na maquiagem – ou seja, em vez de valorizá-los, acaba tirando todo o seu destaque.

Sendo assim, para evitar esse erro, o truque é fazer uma linha fina e precisa com o delineador – começando o desenho do centro do olho e continuando em direção ao canto externo. Depois, vale apostar no “gatinho clássico” puxando um pouco o traço.

  • Quem tem as pálpebras gordinhas pode deixar o gatinho mais curto

Quem tem olhos pequenos muitas vezes também tem as pálpebras gordinhas – característica que pode atrapalhar na hora de fazer um delineado gatinho perfeito. O ideal nestes casos é deixar o traço bem rente à linha de cílios e evitar prolongá-lo muito: assim, ao abrir o olho, não ficará com aquele “rabinho” que parece não se conectar com o resto do delineado. Deixar a ponta mais arredondada, como explicado aqui, também é um bom truque para abrir o olhar de quem tem olhos pequenos ou caídos!

  • Iluminador nos cantinhos internos e lápis nude ou branco ajudam a criar a impressão de olhos maiores

Além de estar super em alta e valorizar a maquiagem, o iluminador também pode ajudar quem tem olhos pequenos. É simples: depois de fazer o delineado na pálpebra móvel, experimente aplicar um pouco do produto nos cantinhos internos, criando um ponto de luz que deixará o olhar mais aberto e realçado.

Outro truque é usar o lápis branco ou nude na linha d’água inferior para completar o contorno. Mas, se você é do tipo que não abre mão do produto na versão preta, o segredo para impedir que os olhos fiquem apagados sem deixar de lado seu estilo é usar o mais claro na linha d’água inferior e o escuro na parte externa da raiz dos cílios.

3. Use o curvex em 3 etapas

Quem já usa curvex sabe que ele é ajuda – e muito! – a fazer aquela parceria poderosa com qualquer máscara de curvar os cílios. Só que em olhos pequenos, o truque do curvex é usá-lo em 3 etapas diferentes, “curvando” cada partezinha dos fios. Assim, eles vão parecer mais longos e arqueados. Primeiro, prenda o curvex normalmente na raiz dos fios. Depois, posicione o acessório no meio dos cílios. Por fim, prenda o curvex na pontinha dos cílios e pronto!

4. Usar Curvex + máscara com aplicador curvo

Os cílios de que tem olhos pequenos costumam ser “caídos” no canto externo dos olhos, como se tivessem um formato angulado. A dica, então, é caprichar na máscara certa nesses fiozinhos: primeiro, use o curvex para adiantar o processo. Depois, aposte numa máscara que tenha o aplicador curvado: esse formato ajuda a curvar e a alongar os fios ao mesmo tempo.

Dica: um aplicador reto com cerdas bem volumosas também ajuda a deixar os cílios mais intensos, separadinhos e longos!

5. Esfume a sombra além do côncavo

O côncavo de quem tem olhos pequenos costuma não ter muito destaque também, principalmente nos olhos que têm as pálpebras “gordinhas”. Por isso, na hora de aplicar a sombra, o truque para o seu smokey eye não sumir é esfumar o produto além do côncavo, em direção as sobrancelhas, para que a make, de fato, apareça!

Dica: faça o côncavo “falso” sempre com sombras escuras, para dar profundidade de forma mais marcante. Vou dar mais dicas sobre sombra no tutorial. 

6. Aposte no esfumado diagonal

Aproveitando a dica côncavo esfumado, tente criar um esfumado diagonal para destacar melhor o seu côncavo! Ele é ótimo para quem tem olhos pequenos e puxados, porque estende o olhar de forma mais aberta, já que a sombra aparece esfumada em direção ao fim das sobrancelhas, como se fosse um delineado gatinho. Aqui, você pode conferir como criar um esfumado diagonal.

7. Use lápis branco na linha d’água

Já experimentou aplicar um lápis branco ou nude na linha d’água? Esses tons claros dão impressão de olhos mais abertos, porque criam um efeito de “espaço” por ali. Já os lápis pretos ou marrons na linha d’água podem dar impressão de olhos ainda menores.

8. Lápis preto somente rente aos cílios

O lápis preto não está proibido para quem tem olhos pequenos, basta saber usar esse item clássico do jeitinho certo! Nesse caso, ele se encaixa super bem rente aos cílios, ao invés da linha d’água. É só esfumar com delicadeza na raiz dos cílios inferiores, para marcar os olhos pequenos de maneira que não fiquem ainda menores.

9. Crie um ponto de luz no meio das pálpebras

Existe a forma clássica de criar um ponto de luz nos olhos, que é aplicando o iluminador ou uma sombra perolada no cantinho interno, mas para quem tem olhos pequenos, o truque de ouro é fazer um ponto de luz no meio das pálpebras para dar dimensão ao olhar. Você pode aplicar um iluminador perolado ou uma sombra cintilante para dar um toque glow ao olhar.

TUTORIAL MAKE PARA OLHOS: 

Meu amor, deixei um passo a passo completo de make para olhos pequenos no meu canal no Youtube. Confere lá, e se torne a cada dia uma profissional mais completa!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Uma resposta

Deixe um comentário

Conheça a Essencial Collection

A minha coleção de produtos essenciais que toda maquiadora profissional precisa ter!