Formatos de rosto: Quais existem e como identificar o seu!

32 - Formato de Rosto
Amanda Naves

Amanda Naves

Essa é uma pergunta bem comum entre as pessoas que começam a se interessar mais por maquiagem, e é uma das perguntas campeãs do meu imbox. Entender os diferentes tipos de formatos de rosto vai ajudar na hora de escolher o contorno e iluminação ideal. Além de outros passos da make que se tornam mais fáceis de serem entendidos, se o assunto, formatos de rosto, já estiverem fixados na mente. 

Surreal, né? E, aí, surge outra perguntinha: “por onde eu começo?”

Calma, estou aqui para ajudar você a descobrir os diversos formatos de rosto! Vou te dar, também, algumas dicas especiais sobre a maquiagem que melhor combina com cada um. Vamos lá?

Cada pessoa tem um formato de rosto diferente. Existem 5 grupos principais e outros que vão se diferenciar nos mínimos detalhes. Antes de optar por um tipo de contorno ou iluminação, é importante conhecer o que combina com tal tipo de rosto, levando em consideração que até a luz ea sombra influenciam no resultado da make.

Como saber qual é o formato do meu rosto?

Existem alguns aplicativos que fazem essa análise para você. Basta enviar uma foto do rosto e ele já diz qual é o tipo do seu. Algumas pessoas confundem o formato oval com o redondo por simples desconhecimento. Por isso, quero que a  ideia aqui seja explicar de forma bem simples como descobrir o seu.

Se você quer descobrir qual é o formato do seu rosto, precisará estudar a geometria e suas linhas. 

  • Tire uma foto bem nítida do seu rosto em frente ao espelho ou tire uma foto da sua cliente.
  • Imagine uma linha vertical bem no centro do rosto dividindo-o em dois lados iguais.
  • Agora, faça uma linha horizontal no meio da imagem.
  • Em seguida, na horizontal, desenhe uma linha que marque o centro da boca.
  • Depois, na horizontal, faça uma linha na raiz do nariz.
  • Por fim, na horizontal, trace uma linha que marque o fim da sobrancelha.

De posse dessas medidas, você já terá uma noção de qual é o tipo de formato do seu rosto, que pode ser redondo, oval, quadrado, coração, diamante ou triangular.

Essa imagem que a Catharine Hill postou, pode ajudar MUUUUITO! 

Agora que você já descobriu qual é o seu formato de rosto ou da sua cliente, que tal algumas explicações mais detalhadas sobre cada um deles e dicas especiais sobre como escolher a maquiagem ideal?

Separei aqui os formatos mais comuns que podemos encontrar. Veja como valorizar os traços de cada tipo de rosto com a make certa.

6 formatos de rosto mais comuns

Rosto oval: esse é considerado um dos formatos de rosto mais harmoniosos esteticamente falando. Do Renascimento até o século XX, era visto como o “rosto feminino ideal” e, hoje, pode ser usado como parâmetro em correções feitas com cirurgia plástica, por exemplo.

O rosto oval traz características diversas. Os cantos costumam ser suaves e delicados, sem angulações proeminentes. Um exemplo de pessoa famosa com o rosto oval é a atriz Emma Watson.

Para valorizar o formato do rosto oval, é interessante escurecer as entradas das maçãs (aquele espaço fundo que aparece quando fazemos a “boca de peixinho”) e iluminar tanto o nariz quanto a testa.

Rosto redondo: costuma ser confundido e parecido com o rosto oval. Porém, a testa e o queixo são mais curtos. Outro detalhe é que a linha da largura do rosto é proporcional à linha do comprimento. A testa, além de mais curta, é visivelmente mais redonda.

Vale destacar que o tipo de rosto redondo não tem necessariamente relação com o peso da pessoa. É comum que as mulheres digam que estão com o rosto redondo quando estão acima do peso. Para ter uma ideia, a atriz Kirsten Dunst tem o formato de rosto redondo.

Para “afinar” esse formato de rosto com maquiagem, escureça as laterais das maçãs. A aplicação de iluminador vem abaixo dos olhos, no nariz e no centro da testa e do queixo.

Rosto quadrado: Os ângulos são retos nas laterais, desde a testa até a mandíbula. A linha de largura costuma ser proporcional à linha do comprimento. A atriz Angelina Jolie é um bom e belo exemplo de rosto quadrado.

Para valorizá-lo, o eixo central do rosto deve ficar em destaque, como o nariz e o meio do queixo e da testa. O topo da testa e as laterais do maxilar devem ser escurecidos.

Rosto triangular: de maneira geral, pode-se dizer que nesse formato a testa é mais estreita e a mandíbula, mais larga. Porém, um triângulo pode ter duas direções diferentes, com a “ponta” para baixo ou para cima. Cabe a você verificar qual é mais parecido com o seu.

A atriz Miley Cyrus, por exemplo, tem o rosto triangular “invertido”, ou seja, a ponta do triângulo é o seu queixo. O interessante, nesse caso, é fazer o contorno do rosto tirando a atenção das laterais do maxilar.

Rosto coração: para entender esse formato de rosto, você vai fazer a mesma medição do tipo triangular, com algumas diferenças: ele é uma espécie de triângulo invertido, só que com o pico da viúva evidente (aquele triângulo do cabelo na testa) e queixo mais fino.

As pessoas que têm o tipo de rosto coração possuem testa e maçãs largas, e a linha do comprimento é bem maior do que a da largura. As linhas da mandíbula são longas e retas.

Um exemplo de rosto famoso no formato coração é o da atriz Flávia Alessandra.

Rosto diamante: esse é um tipo de formato de rosto caracterizado pelo destaque das maçãs. A linha do comprimento é maior do que a da largura, o que deixa o rosto com aspecto pontiagudo.

Contudo, as maçãs (bochechas) são largas e a testa e o queixo mais estreitos. Uma atriz que tem o formato do rosto do tipo diamante é Sophia Loren.

Rosto longo: nesse caso, a linha de largura é menor que a do comprimento, independentemente do formato do restante da face.

Para que fique mais harmônico, é necessário “encurtar” o rosto com maquiagem. Para isso, basta escurecer o topo da testa e a pontinha da mandíbula.

Iluminando a região central do rosto, especialmente abaixo dos olhos, as atenções estarão voltadas para essa área. Um exemplo de celebridade com o tipo de rosto longo é o da atriz Sarah Jessica Parker.

Os outros formatos de rosto

Se prestarmos atenção em todos os detalhes, outros tipos de formatos de rosto poderão ser identificados. Encontre a melhor forma de esconder o que você considera que precisa ser camuflado para, assim, destacar seus melhores traços!

Conseguiu identificar qual é o tipo de formato do seu rosto? Ficou mais fácil identificar o da sua cliente? O que achou das dicas? Como você tem harmonizado a make para os diferentes formatos de rosto? Deixe aqui o seu comentário. Estou curiosa!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Uma resposta

Deixe um comentário

Conheça a Essencial Collection

A minha coleção de produtos essenciais que toda maquiadora profissional precisa ter!