HIDRATANTE FACIAL: DICAS E OS MELHORES PARA CADA TIPO DE PELE

35 - Hidratante Facial
Amanda Naves

Amanda Naves

Se você pensa pensa que só  precisa usar o hidratante facial quando sentimos o rosto ressecado, você está muito enganada! O produto, quando usado com frequência, é importante para manter a pele saudável, protegida, hidratada e livre do envelhecimento precoce, além de ser INDISPENSÁVEL antes da maquiagem! 

“Mas Amanda, qual hidratante facial usar para cada tipo de pele?” Mulher, eu entendo sua dúvida, são muitas clientes com diferentes tipos de pele e diversas variedades de marcas no mercado. E foi por isso que eu preparei esse material, para tirar as suas dúvidas e também te dar algumas curiosidades. 

O que você vai encontrar? 

  • Maiores dúvidas sobre hidratantes faciais; 
  • Hidratantes para pele seca;
  • Hidratantes para pele mista;
  • Hidratantes para pele oleosa;

Maiores dúvidas sobre hidratantes faciais: 

1. Posso usar hidratante corporal no rosto? O uso não é recomendado pelos especialistas, pois os hidratantes corporais tendem a ser muito densos, já que a pele do corpo normalmente é mais ressecada que o rosto. O hidratante facial deve ser específico para a região e ainda ser apropriado para cada tipo de derme.

2. Quem tem pele oleosa deve usar hidratante facial?: Sim, pois de acordo com os dermatologistas, é necessário manter a barreira cutânea da derme íntegra e hidratada, e esse fator também é indispensável para peles oleosas. Para evitar a oleosidade durante o dia, a especialista recomenda produtos específicos para esse tipo de pele, que geralmente contém ativos em sua fórmula que impedem o excesso de óleo na derme. Lembra o que eu sempre falo nos meus vídeos? Pele oleosa não é sinônimo de hidratação. 

3. Qual a melhor hora para aplicar o hidratante facial?

 Depende muito de cada caso e cada tipo de pele, mas dermatologistas recomendam o uso logo no início do dia, ou então no final da noite. É importante estar com o rosto limpo para a aplicação. Para nós maquiadores, ele vem antes da maquiagem, na preparação de pele. 

4. É necessário passar no colo e no pescoço?

Sim, de acordo com dermatologistas, os produtos faciais também são indicados para essas zonas corporais.

5. Com qual frequência devo usar o hidratante facial?

Para manter a pele sempre hidratada, recomenda-se o uso diário do hidratante facial juntamente com o protetor solar. E antes da make ta?Não se esqueça, ele é indispensável. 

É importante lembrar que cada pele possui necessidades específicas, portanto, antes de fazer uso de qualquer produto, consulte um(a) profissional.

Hidratante facial para pele seca

Existem diferentes fórmulas e ativos dos hidratantes faciais para cada tipo de pele. Para a pele seca, por exemplo, os produtos costumam ser consistentes e com uma textura de serum. Eu trouxe algumas dicas de cremes incríveis para pele seca que você vai amar, confira! 

1. Hidratante facial Nivea Equilíbrio Nutritivo 

O Nivea Equilíbrio Nutritivo é recomendado para peles secas e promete combater o envelhecimento precoce da pele. Conta com fator de proteção de 15 fps, além de ser enriquecido com vitamina E e B5. Oferece hidratação por 24 horas com uma textura leve.

“Eu testei e ele está sendo ótimo. Gostei da consistência, que não é líquida nem muito densa e também me agradou o fato dele render muito, uma pequena quantidade é suficiente para todo o rosto. Além disso gostei da sensação de pele protegida e hidratada. O produto não é absorvido imediatamente, mas também não deixa o rosto pegajoso.” – Cris Felix

2. Hidratante facial Cerave 

Recomendado por diversas dermatologistas, o hidratante da Cerave promete manter a barreira da pele protegida, além de estimular as ceramidas e o colágeno, que deixam a derme mais firme. Ele pode ser usado nos dias de inverno também, quando a nossa pele sofre com o ressecamento.

“A loção possui uma textura levinha e rapidamente é absorvida pela pele, mas no dia seguinte você sente que a sua pele está hidratada e cuidada.” – Tatiana Michels

3. Hidratante Avène Hydrance Optimale 

O hidratante da Avène hidrata e devolve a luminosidade e o conforto para peles ressecadas. Apesar de ser recomendado para peles secas, ele é oil-free, o que evita que a pele fique pegajosa. Com textura de sérum, o produto oferece uma hidratação profunda, rende bastante e vale o custo.

“Ele é um serum, sua textura é levíssima, tem um cheiro muito discreto, ótima espalhabilidade e não deixa vestígios depois de secar na pele. A pele responde logo nos primeiros dias de uso se mostrando hidratada e suave.” – Luciana Vilela

Hidratantes faciais para pele mista

As peles mistas também precisam de cuidados especiais, e há produtinhos específicos para esse tipo de derme que normalmente é oleosa na zona T do rosto, mas que apresenta pontos ressecados. Conheça alguns hidratantes e as opiniões de quem já usou:

4. Hidratante facial Neutrogena Gel Hydro Boost 

O que diferencia esse produto de outros hidratantes faciais é sua textura em gel, super leve e refrescante. O Neutrogena Hydro Boost promete hidratação de 24 horas, e proteção contra raios solares e contra a poluição. Além disso, o hidratante facial restabelece os níveis de água na pele, possui rápida absorção e efeito matte.

“Levíssimo, muito refrescante, com fragrância suave e discreta, é uma delícia de passar. Deixa a pele mais macia de imediato e também traz uma sensação de efeito plump. Ou seja, a pele parece mais cheinha e revigorada logo depois que a gente o aplica.” – Marília Cecília Prado

5. Hidratante facial Nivea Q10 

Sucesso de vendas, o Nivea Q10 promete uma pele firme e radiante a partir da combinação da coenzima Q10 e da vitamina C. Esses ativos deixam a derme com aparência descansada e previnem o envelhecimento precoce.

“A textura desse creme é bem agradável, de consistência média porém leve, super fácil de espalhar e de rápida absorção. Sua fragrância é gostosa e bem suave. […] A hidratação é muito boa, imediata e duradoura. A pele fica super nutrida, macia e sedosa ao toque.” – Patricia Cabral

6. Hidratante Vichy Mineral 89 

O Vichy Mineral 89 é um hidratante facial completíssimo. Além de oferecer proteção para o rosto contra raios solares e poluição, o produto promete hidratação profunda, preenchimento e aceleração da regeneração da pele. Sua fórmula combina os benefícios de uma água termal com um hidratante. Com textura em gel, o hidratante é leve e proporciona rápida absorção, benefícios duradouros para derme, além de um acabamento sequinho.

“Por ter ácido hialurônico ele preenche a pele de uma forma diferente, mas o resultado é ótimo e ao longo dos dias de uso você percebe que a hidratação é bem profunda, mas com sensação suave e refrescante. […] O valor compensa muito pelos benefícios e durabilidade.” – Van Duarte

Hidratantes faciais para pele oleosa

Não se engane ao pensar que a pele oleosa não precisa de hidratação, pelo contrário, esse tipo de derme necessita de cuidados e produtos específicos. É importante que a cliente de pele oleosa não usar produtos de pele seca, por exemplo, para não causar acne ou piorar a oleosidade ou até a make não durar até o final da festa.  

7. Hidratante Avon Care Matificante 

Esse é um daqueles produtos baratinhos que a gente AMAA! O creme facial da Avon promete efeito matte instantâneo, ideal para quem tem a pele oleosa. Sua textura é consistente e deixa a pele suave e macia, sem ficar pegajosa.

“E o efeito matte instantâneo é real, a pele fica sequinha. […] Por ser bem fácil de espalhar e bastante denso, ele rende bastante. Pouco produto é o bastante para hidratar o rosto todo.” – Doce feito pimenta

8. Hidratante Nivea Visage Beauty Protector

Recomendado para uso diário, o Nivea Visage Beauty promete hidratação por 24 horas. Sua fórmula conta com fator de proteção contra raios solares e contra a poluição. Sua textura é leve e o produto não obstrui os poros, mantendo a pele livre de oleosidade.

“A pele absorve fácil e não fica pegajosa ou brilhante, com o tempo fica sequinho, com o aspecto de hidratada mesmo. Quanto ao controle de brilho, cumpre o que promete por algumas horas, e mantém minha pele – que costuma ficar bem oleosa – sequinha e hidratada.” – Glitterinadas

9. Gel facial Granado anti oleosidade 

Esse produto promete uma hidratação efetiva para peles oleosas, além da prevenção da acne e redução dos poros. Trata-se de um hidratante facial vegano e livre de parabenos. Sua textura é em gel, leve e que confere toque macio e aveludado, sem deixar o rosto pegajoso.

“Apesar de ser oil-free, próprio para controlar a oleosidade, ele não deixa a pele repuxando nem muito menos irritada. Bem pelo contrário! A pele fica bem sedosa com ele e não tive qualquer tipo de irritação. […] Também sinto os poros mais reduzidos, deixando a pele com textura mais uniforme.” – Bia unstein

10. Hidratante facial La Roche-Posay Effaclar 

O hidratante facial da marca francesa La Roche-Posay é ideal para peles oleosas pois promete diminuir a oleosidade diariamente, além de reduzir a porosidade da pele. O creme possui efeito opaco no rosto, devido a sua fórmula oil-free enriquecida com microesferas que matificam a pele de forma instantânea.

“O Effaclar Mat tem uma textura leve, lembrando um gel siliconado. A pele absorve rapidamente e já no primeiro dia, você consegue perceber a pele mais fina. Além disso, ele realmente cumpre a função de diminuir os poros! Eu fiquei muito impressionada porque nenhum dos vários hidratantes faciais que já usei e que tinham essa função a cumpriam.” – Daianne Possoly

Convencida que o hidratante facial é um cuidado indispensável para a pele, principalmente antes da maquiagem? Escolha um produto adequado para o tipo de pele da sua cliente e não se esqueça de aplicar  no rosto limpo! Fiz uma resenha de produtinhos baratinhos da nívea, e vou deixar aqui para dar aquela força!  

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Deixe um comentário

Conheça a Essencial Collection

A minha coleção de produtos essenciais que toda maquiadora profissional precisa ter!