Iluminador: Tudo o que você precisa saber sobre o rei da maquiagem iluminada

3 - ILUMINADOR
Amanda Naves

Amanda Naves

Mulher, se tem um produto que faz toda diferença na make e que eu particularmente AMOOO é o iluminador. Ele dá um toque especial e um diferencial em qualquer maquiagem. Nos últimos anos, esse item indispensável ganhou ainda mais destaque com diferentes cores, texturas e acabamentos. 

Com uma infinidade de produtos, pode ser que nos venha à cabeça: “qual eu devo usar?”, “qual combina melhor com a minha pele?” “qual a maneira correta de se usar”? 

Se mesmo com todo reinado da maquiagem iluminada você ainda tem muitas dúvidas sobre como usar o iluminador na sua make, eu vou te mostrar um guia completo, pra você arrasar usando o produto. 

Está pronta para o manual do iluminador? 

Descubra as dicas e coloque em prática nas próximas produções!

Neste conteúdo você vai descobrir:

  • O que é o iluminador;
  • Quais os tipos de iluminador; 
  • Como saber o tom certo para cada tipo de make;
  • Como utilizar o iluminador de maneira correta; 
  • Dicas e curiosidades exclusivas sobre o produto; 

O QUE É O ILUMINADOR? 

Pensa em um produtinho que causa uma verdadeira guerra fria no mundo da maquiagem? Alguns gostam muito, outros gostam apenas para um toque final na make, já alguns optam por não usar o produto afirmando que ele não é utilizado e maquiagens básicas. 

Pele bonita é pele hidratada, com viço, mas muitas vezes a maquiagem, e as camadas de produto, (quem não gosta de um rebocão?) acabam escondendo esse brilho natural. Então, o jeito é “devolvê-lo” artificialmente com o iluminador. 

É um pigmento encontrado em vários formatos e texturas para iluminar pontos no rosto ou para criar formas.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE ILUMINADOR? 

Hoje no mercado, existem alguns tipos de iluminador e essa grande variedade de pode acabar dando um nó na cabeça das iniciantes em um primeiro momento. Mas a verdade é que cada tipo disponível atende um tipo de pele e suas necessidades específicas. 

Voltamos a um ponto que eu sempre falo para minhas alunas: CONHEÇA O SEU TIPO DE PELE. O autoconhecimento, é o primeiro passo para uma make babado. 

Portanto, é bom deixar claro que o iluminador em pó é o mais indicado para quem sofre com a oleosidade excessiva, enquanto os líquidos e cremosos são ideais para mulheres de pele seca ou mista.

COMO SABER QUAL É O TOM QUE EU DEVO USAR?

Agora que você já sabe em qual versão apostar, dependendo do seu tipo de pele, é a hora de escolher a melhor cor e acabamento para o seu caso. Aqui, o que deve ser considerado é o tom de pele, por isso, mulheres negras, morenas e mais branquinhas precisam fazer escolhas diferentes. 

Assim como o blush, a base e o corretivo, o iluminador também tem tonalidades e texturas ideais para cada mulher. O nosso queridinho, “rei da maquiagem”, essencial para realçar os pontos positivos do rosto. O cosmético vai adicionar um toque a mais de brilho a make e dar um efeito natural e glamouroso. 

  • Pele Clara

Observar a tonalidade da pele antes de usar o iluminador é essencial e necessário para evitar efeitos artificiais e exagerados para o rosto. Muitas pessoas não gostam do produto, mas na verdade não sabem usá-lo. Para mais peles clarinhas, deve se optar sempre por produtos também suaves. Tons como o champagne, perolado e até mesmo puxado para o pêssego são os ideais para iluminar a pele naturalmente.

O glow que você vai conseguir, é impecável!

  • Pele Morena

As morenas que possuem uma pele mais bronzeada, devem abrir mão dos tons mais suaves e investir em tons mais dourados. Eles ficam lindos nas peles bronzeadas e reavivam o bronze. Para um visual ainda mais natural, vale misturar iluminadores em tons dourados, rosa médio ou pêssego para equilibrar a produção.

  • Pele Negra

Já as negras, podem apostar em tons que tendem para o dourado escuro ou bronzer, para finalizar a pele com um toque mais iluminado. O importante é sempre fugir das tonalidades com fundo acinzentado, que vão apagar o rosto, ou dar uma impressão de pele necrosada. Uma dica é finalizar a pele com algumas pinceladas de blush, para deixar o rosto luminoso mais natural. Para as negras invista em rosa ou laranja. Fica lindo demais!

COMO UTILIZAR O ILUMINADOR DE MANEIRA CORRETA?  

Ao final da preparação da pele, logo depois de passar o blush, o iluminador entra com tudo para dar um pouquinho de brilho ao rosto! (Ou muuuito, você escolhe). Aqui, já sabendo a cor e o tipo ideal do iluminador para sua pele, está na hora de saber o local e maneira certa de aplicar o produto.

Onde aplicar: O iluminador já se explica pelo nome, ele serve para iluminar. Tudo o que você ilumina aumenta de tamanho, então tenha pontos certos para aplicar o produto. As regiões do rosto mais indicadas seriam as têmporas – parte de cima das bochechas -, linha central do nariz, queixo e acima dos lábios – no arco do cupido. São esses pontos que naturalmente ganham mais destaque quando refletem a luz e, por isso, podem ser iluminados sem medo.

Como aplicar: Se o produto for em bastão ou líquido, a aplicação do iluminador pode ser feita com as pontinhas dos dedos ou pincel, dando batidinhas para espalhar o brilho de maneira uniforme. aplique em formato de “c” levando do alto da bochecha, para ao lado da sobrancelhas. Você vai ver, o resultado é perfeito!

Dicas e curiosidades sobre o Iluminador: 

1. A forma de aplicar e textura do iluminador também fazem diferença no efeito final. 

Na hora de escolher qual iluminador comprar, é importante observar o efeito desejado para a pele, ou seja a finalidade dele. Para um efeito mais discreto, vale lançar mão do produto apenas na ponte do nariz, testa e queixo, enquanto as mulheres mais ousadas podem investir na luminosidade extra também nas têmporas, parte interna dos olhos, zona abaixo das sobrancelhas, e até mesmo no arco do cupido – aquele “v” formado no lábio superior. Para um efeito mais glamouroso, o produto em pó será ideal para finalizar a pele sequinha, enquanto o cremoso irá adicionar um toque mais fresh para a make iluminada.

2. Lembre-se: esfumar o iluminador é o melhor segredo!

Por fim, o conselho de amiga para que o look fique impecável, com o glow certo e entregando o aspecto de pele saudável é esfumar beeem o iluminador nas áreas em que ele for aplicado.

Esse detalhe é o que vai ajudar a garantir um efeito suave, bonito e caprichado no look para o dia ou para a noite, afinal, não existem hora certa para brilhar, né? 

3. Minha melhor dica são os iluminadores da minha linha!

Você sabia que eu tenho iluminadores na minha linha? Sou suspeita para falar, mas eles são impecáveis! São inspirados nos iluminadores da MAC, e sem dúvidas, entregam tudo o que prometem! 

ILUMINADORES:

UM BRINDE E GOLD VIBES

Iluminador de alta pigmentação e textura leve desenvolvido para realçar e iluminar os pontos desejados no rosto. 

Um brilho que você nunca viu igual, devido as suas micropartículas que conferem alto índice de refração, ele é lindo demais ! Um show à parte !

Um Brinde: cor champanhe (pele claras)

Gold Vibes: cor dourada  (pele morena)

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

17 respostas

Deixe um comentário

Conheça a Essencial Collection

A minha coleção de produtos essenciais que toda maquiadora profissional precisa ter!