Manual da Pele: Tudo o que você precisa saber para uma pele perfeita

6 - MANUAL DA PELE
Amanda Naves

Amanda Naves

 Todos os dias aquela velha rotina de maquiagem: base, corretivo, pó, blush, rímel ou qualquer situação semelhante. Mas e antes disso? Você reserva alguns minutinhos para preparar a pele, para que ela receba tantas camadas de produtos?

         Sabia que um dos maiores segredos para uma maquiagem bonita e duradoura é a preparação da pele? Você não irá conseguir aquela pele dos sonhos sem seguir alguns passos antes. A higienização é essencial para manter a maquiagem durante o maior período de tempo possível, para obter maiores resultados durante o processo e para que mesmo com todos os produtos que ela irá receber, permaneça saudável e bonita.  Pode acreditar: até os cuidados mais simples de skincare nas etapas pré e pós-produção já fazem toda diferença para o acabamento e fixação das maquiagens!

O que você vai encontrar neste material: 

  • 4 Passos para preparar sua pele 
  • Qual o melhor tônico para a sua pele; 
  • Qual protetor devo usar? 
  • Cuidados para pele secas e pele oleosas;
  • Passo a passo para uma pele perfeita;

Aprenda em apenas 4 passos, a como preparar a pele para um resultado diferenciado na sua maquiagem: 

1.  Limpeza

       O primeiro passo para preparar a pele antes da maquiagem, é lavar

o rosto com sabonete ou água micelar. Isso vai remover o excesso de oleosidade,

maquiagem, resíduos e outras sujeirinhas que podem ter se acumulado por ali –

uns dos principais responsáveis pela falta de glow

ou pouca durabilidade da make. Com a limpeza, você garante que

todos os produtinhos fixem bem na sua pele com uma boa limpeza. 

Água quente resseca a pele

Mas você sabia que existe um jeito certo de limpar a pele, de acordo com o tipo dela? Claro que, se sua pele for oleosa ou mista, os produtos serão diferentes de quem tem pele seca, por exemplo. Por outro lado, existe uma regrinha básica que vale para todos os tipos de pele: prefira lavar o rosto com água fria, pois a água quente resseca e estimula a produção das glândulas sebáceas.

Observe seu tipo de pele

Se sua pele for oleosa ou mista, escolha um sabonete que ajude a controlar a oleosidade da

pele. Para peles normais ou secas, o ideal é procurar produtos que promovam a

limpeza, mas não removam as barreiras naturais do rosto. A

sugestão é lavar o rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, sempre com

água fria.

2. Tonificação

Afinal, pra que serve o tal do tônico facial? Será que precisa mesmo? E a resposta é, tcham tcham tcham tcham: claro que sim! Embora um bom removedor faça

uma boa limpeza na nossa pele, é o tônico aplicado em seguida, após sua

higienização, que vai retirar os resíduos que o passo anterior, não conseguiu

remover (como por exemplo poluição e resquícios de maquiagem). O tônico é

importante porque complementa a limpeza da pele, ajudando a desobstruir os

poros, evitando o risco de infecções, cravos e espinhas. 

           Além dessa limpeza profunda, o tônico tem a função de regular o pH da nossa pele e prepará-la para receber todos os ativos dos produtos que você irá passar em seguida. Ele ajuda com que os ativos e cremes penetrem melhor na

pele, e dependendo dos componentes presentes na fórmula, auxiliam no controle

da oleosidade, hidratação e acne. Lembre-se sempre: pele limpa, com poros

desobstruídos, é peça-chave para que tudo o que você passa nela funcione, ou

seja, a nossa “make” dos sonhos!

Sem o tônico facial, a pele simplesmente não fica limpa! E isso é só o começo. Mesmo sendo um passo essencial, ainda tem muita maquiadora que se esquece de utilizar o tônico. Para não se esquecer de aplicá-lo, é importante lembrar que ele: 

·        

  • Complementa a limpeza

·        

  • Regula o Ph

·        

  • Melhora a ação do seu hidratante e do seu creme

de tratamento

·        

  • Trata a pele

·        

  • Revitaliza

Os tônicos ajudam a complementar a limpeza da pele, com a vantagem de serem facilmente aplicados, apenas o aplicando em um algodão e levando a pele. A pele sofre variações ao longo do dia, seja pela aplicação da maquiagem, pelo uso de alguns produtos de limpeza ou pela poluição. Como consequência desse

desequilíbrio de acidez, problemas pré-existentes, como a acne, sensibilidade

excessiva e inflamações podem se agravar ou até provocar o envelhecimento

precoce da pele, e por isso dermatologistas indicam a utilização do produto

como meio de regular o Ph da pele. 

   Muitos produtos já proporcionam um tratamento ao tonificar o rosto. Alguns específicos para peles oleosas, por exemplo, possuem ingredientes como o ácido salicílico para tirar o brilho, controlar a oleosidade e até ajudam na diminuição dos

poros. Outros têm ação anti-inflamatória, agentes anti-idade ou ingredientes

hidratantes.

          Ao promover uma limpeza mais completa, removendo a oleosidade, os tônicos faciais revitalizam a pele, deixando-a mais luminosa. Assim, o uso deles oferece maior vitalidade ao rosto. Você nunca mais irá se esquecer do tônico depois dessas dicas, né?

3. Proteção

        É fundamental para manter a beleza e a saúde da pele, o protetor solar facial deve fazer parte da rotina faça chuva ou faça sol, em todas as estações do ano. Antes de iniciar a maquiagem, é

imprescindível pensar na proteção da sua pele ou da sua cliente. 

 Proteja a pele com o filtro solar

            Para manter a pele protegida, o primeiro passo é adicionar o filtro

solar à sua lista de cuidados com a pele, pois, assim como a higienização e

a tonificação da pele, ele também deve ser um hábito diário! Escolher o produto

certo é importantíssimo para evitar problemas como espinhas, cravos e ressecamento. Antes da utilização do filtro solar:

·        

  • Certifique seu tipo de pele

·        

  • Observe o fator de proteção do filtro

           Para o dia a dia, por exemplo, o protetor solar com cor é uma ótima opção, já que protege o seu rosto contra os efeitos nocivos dos raios solares, garante o disfarce de possíveis imperfeições e ainda previne os danos da luz

visível, unindo a saúde com a beleza de sua pele. O ideal é escolher um filtro solar que melhor se adequa ao seu tipo de pele e com a cobertura que deseja. 

Existem dois tipos de filtros solares: os químicos e os físicos. Os primeiros são aqueles que absorvem moléculas altamente energéticas, neste caso, as da radiação ultravioleta, e as transformam em radiação de baixa energia (calor). Desta forma, é criada uma camada de proteção na epiderme que, ao reagir com a radiação solar, impede sua penetração.

    O outro tipo de protetor solar é o físico, também

chamado de inorgânico, devido à sua composição de minerais, dióxido de titânio

e dióxido de zinco. Esses componentes não são absorvidos pela pele e, assim, os

raios são refletidos pelo filtro. Isso auxilia na prevenção do envelhecimento da pele pela ação do sol. É um produto ideal para crianças, pessoas alérgicas, grávidas ou que possuem a pele sensível, já que seus ingredientes não se fundem com a pele.

4. Hidratação

       Ter uma pele bem hidratada evita que a maquiagem fique com aquele efeito craquelado, por isso é importante aplicar um hidratante, de preferência sem óleos e que não cause obstrução dos poros, antes de se maquiar. A produção de óleo é um processo natural do nosso corpo que ocorre com a função de hidratação e proteção da pele. No entanto, se não aplicarmos o hidratante antes da maquiagem, a pele fica seca e produz ainda mais óleo para compensar, gerando uma aparência de “pele oleosa” que nós não queremos, não é mesmo?  

Hidratante antes da maquiagem é bom para:

·        

– Saúde da pele

     Assim como a limpeza, a tonificação e a proteção, a hidratação é essencial para a saúde da pele, mantendo a firmeza e evitando rugas precoces. Então, lembre-se da hidratação!

·        

– Acabamento da maquiagem:

A diferença é visível! A aplicação do hidratante antes deixa a base com um acabamento muito mais bonito, natural, principalmente se for base

de efeito mate, aquela mais sequinha. 

·        

– E as peles oleosas?

As peles oleosas também precisam ser hidratadas antes da

maquiagem. Para isso, basta caprichar na limpeza e usar um hidratante levinho,

em gel ou Serum. Mas lembrem-se: Leveza é a palavra-chave! Se usar um hidratante muito grosso, muito pesado, ao invés de ajudar vai atrapalhar  maquiagem, impedindo o bom deslizamento da base ou até mesmo virando uma “lambança” na pele. Deixe os hidratantes mais consistentes para tratar a pele antes de dormir, por exemplo.

Agora que estamos com a pele devidamente preparada, e pronta para receber a maquiagem, vamos para a pele!

Qual a melhor forma de aplicar base? Como usar o blush para ressaltar os pontos forte do seu rosto? O que fazer para fazer com que o corretivo tenha uma ótima cobertura? E como eliminar o brilho indesejado usando pó compacto?

Boa parte das mulheres usa maquiagem diariamente, mas nem sempre sabe aproveitar 100% o que esses produtos de beleza têm a oferecer.

Aqui vai um passo a passo pra lá de bom para vocês meninas, anotem ai!

PASSO A PASSO PARA UMA PELE PERFEITA!

  1. Para aplicar a base de forma eficaz e uniforme a minha escolha de sempre é a esponja! Você pode recorrer a pincéis de cerdas naturais ou sintéticas, mas sempre vai acabar finalizando com a esponja.
  1. Ao de aplicar a base, use obrigatoriamente uma toalha de papel para absorver o excesso da esponja, ela pode reter muito produto.
  1. Escolha sempre a base que pode melhorar seu tipo de pele. Fórmulas sem óleo são indicadas para peles com tendência a acne. Já aquelas umectantes são perfeitas para pele normal e seca, enquanto os cremes hipoalergênicos devem ser a escolha de pessoas com pele sensível.
  1. Nunca experimente o tom no pulso ou no dorso da mão. A pele dessas regiões tem uma tonalidade visivelmente diferente daquela do seu rosto. É melhor aplicar a base em seu rosto limpo, abrir a base, esperar alguns minutos para que o produto escureça um pouco (oxidação) e ver se dá certo ou não.
  1. Aplique a base com batidinhas, não arraste pelo amor de Deus!

.

  1. Se possível, aplique a base sob a luz do dia ou uma boa iluminação. Ainda que no seu banheiro só haja iluminação artificial, é muito importante, após acabar a maquiagem, conferir o resultado sob a luz natural, para encontrar eventuais defeitos e imperfeições.
  1. A aplicação do corretivo vai depender muito do seu tipo de rosto, procure saber antes de fazer marcações erradas e iluminar áreas que não deseja ressaltar.
  1. Aplique o corretivo onde deseja iluminar em seu rosto. Abaixo dos olhos, abaixo da maçã e no nariz. No centro entre uma sobrancelha e a outra e no queixo.
  1. O contorno também depende muito do formato do seu rosto. Aplique-o onde queira deixar menor. Ex: Nariz, testa, bochecha e a famosa “papada”.
  1. Esfume bom batidinhas, nunca arraste, ok?
  1. Gosto de selar com pó translucido, não que deixar marcas de base por onde passar, certo?
  1.  Fixe a maquiagem, eu indico Seal da minha linha! Confia em mim, é sem erros!
  1. Ilumine em formato de “c” acima da maçã e ao lado da sobrancelha. Eu gosto de aplicar também na parte mais alta da sobrancelha, um pouquinho na pontinha do nariz e meio das sobrancelhas. Os iluminadores da minha linha são BABADO mulher, vão te surpreender.

QUER SABER MAIS SOBRE A MINHA LINHA DE MAQUIAGENS?

NOVA GERAÇÃO DE FIXADORES:

 

SEAL 

HIPER BLINDAGEM

Produto desenvolvido para selar toda sua maquiagem, proporcionar alta fixação e duração da maquiagem por mais de 10 horas intacta.

Hidratação fica por conta de sua composição pró-Vitamina B5, D’pantenol e ascorbosilane C que além de evitar aquele famoso efeito craquelado da pele por falta de hidratação, tira o efeito “rebocão” que a maquiagem acaba deixando na pele.

Possui efeito antioxidante aumentando a resistência da pele contra ataques de radicais livres, auxilia na prevenção do envelhecimento cutâneo, redução do surgimento de rugas, linhas de expressão e o estímulo para a  síntese do colágeno, promovendo elasticidade e firmeza a pele.

Possui Vitamina C, poderoso antioxidante que participa ativamente na produção de

 colágeno. 

OS ESPECIALISTAS DIZEM: 

“O novo fixador Seal Hiper Blindagem é a nova geração dos fixadores utilizados e vendidos por maquiadores no Brasil.”

 SALVADOR DA PÁTRIA 

DILUIDOR DE MAQUIAGEM: 

O salvador da pátria possui componentes altamente eficazes para restauração de qualquer produto de maquiagem ressecado com apenas 2 gotas. 

Confere efeito resistente à água em qualquer produto quando aplicado. 

Feito através dos insumos de aprovação internacional, o salvador da pátria não possui contraindicação, pode ser aplicado em qualquer produto, sendo 100% seguro.

A sua composição facilita a aplicação do produto quando usado.

ILUMINADORES:

UM BRINDE E GOLD VIBES

Iluminador de alta pigmentação e textura leve desenvolvido para realçar e iluminar os pontos desejados no rosto. 

Um brilho que você nunca viu igual, devido as suas micropartículas que conferem alto índice de refração, ele é lindo demais ! Um show à parte !

Um Brinde: cor champanhe (pele claras)

Gold Vibes: cor dourada  (pele morena)

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Deixe um comentário

Conheça a Essencial Collection

A minha coleção de produtos essenciais que toda maquiadora profissional precisa ter!