MANUAL DO PINCEL: PARA QUE SERVE CADA PINCEL DE MAQUIAGEM

33 - Manual do pincel Para que serve cada pincel de maquiagem
Amanda Naves

Amanda Naves

Chanfrado, gordinho, com cerdas longas… as opções são muitas! Descubra qual a função de cada um deles e efeitos diferentes que podem ser criados. 

Maquiagem não é só a nossa paixão, mas nosso instrumento de trabalho. São tantas marcas, tantos produtos e tantas propostas! O problema é que cada um desses produtos exige uma forma de aplicação diferente, de preferência com pincéis. 

É aí que bate aquela dúvida: diante de tantas opções nas prateleiras, para que serve cada pincel de maquiagem? Pensando em vocês e nessa dúvida que assombra tantas maquiadoras, trouxe um manual dos pincéis, para você saber quais pincéis executam melhor suas funções. 

Mulher, já te aviso de antemão, você não precisa de todos eles. O que eu sempre digo e volto a repetir, o que importa não é produto, é técnica. Quem assiste minhas lives e me acompanha Instagram sabe que eu ensino técnicas de sombras usando apenas 1 ou 2 pincéis. 

Se você tem interesse em aprender como fazer uma maquiagem profissional usando poucos produtos, clique aqui. 

Bora lá para o nosso manual dos pincéis? 

Pincel para sombra

Muitas paletas de sombras já vêm com um pincel de maquiagem, aquele bem comum, pequenininho, com uma esponja na ponta. Mas sempre opte por pincéis fofos para fazer esfumado, finos para traços e chanfrados para delinear. Gosto bastante do pincel lápis para traçar o delineado. 

Para esfumar: Eu amo pincéis longos e fofos para esfumar. Os menores servem bem para fazer a transição de uma cor para outra e dar aquela iluminada logo abaixo da linha da sobrancelha. 

Já os mais largos são ideais para a parte externa do olho. Inclusive, os pincéis de esfumar chanfrados, com cerdas maiores e densas, foram criados especificamente para isso. Mas se você tiver dois pincéis de tamanhos diferentes já consegue compor uma maquiagem bonita e bem trabalhada.

Para marcar o côncavo: deve ser gordinho, mas pode ser cilíndrico ao invés de chato. O melhor é que suas cerdas formem uma ponta, assim vão se encaixar perfeitamente na linha que marca o côncavo.

pincel-para-esfumar-sombra-eudora_1_810352

Para delineador: O pincel para delineador é o acessório perfeito para te ajudar a delinear os olhos com cuidado e precisão, construindo aquele acabamento incrível que tanto buscamos, pois possui cerdas chanfradas, firmes, curtinhas e resistentes que contornam a pálpebra com traço fino, uniforme e super simétrico. 

Com ele, você também consegue escolher entre delineados mais finos e delicados, ou mais marcados e geométricos, construindo camadas e reforçando o traçado com o auxílio da pontinha do pincel. 

Eu amo aplicar delineadores em creme com ele!

Pincel para pó facial

O pincel ideal para aplicar o pó é grande (o maior do kit!), com cabeça larga e fofa. Suas cerdas são longas, de pontas arredondadas e bem macias, o que possibilita que grandes áreas do rosto sejam cobertas de uma só vez. É isso que vai garantir a suavidade na aplicação, deixando a pele o mais natural possível. Para aplicar o pó translúcido eu aplico com a “bundinha” da esponja mesmo, haha! 

134_721

Pincel para iluminador

Como a intenção é aplicar o iluminador o mais superficialmente possível, o pincel de maquiagem específico para esse produto normalmente é bem mais grosso. O modelo em leque é perfeito para quem adora aplicar o produto por todo o rosto, já que deixa o efeito super suave. Mas, se vocês  são como eu, que amam um glow power, optem pelo pincel fofo mais fino. 

450xn

Pincel para blush

Mais grosso, o pincel de blush normalmente tem cerdas naturais e aderem bem ao produto. É fácil identificar esse modelo no seu kit de pincéis, já que ele é o segundo mais grosso e serve para dar retoques nas têmporas e na região das maçãs do rosto.pincel-para-blush-mary-kay

Pincel para fazer contorno

Se você quer fazer um bom contorno, minha dica é usar um pincel de maquiagem com ponta angular (com as cerdas na diagonal). Eles são perfeitos para quem quer usar o pó mais escuro para criar diferentes efeitos, como afinar o nariz ou diminuir a impressão de testa grande. Se o contorno for em creme, eu costumo usar bastante a esponjinha úmida, adoro o efeito que ela deixa. 

natura-una-pincel-para-blush

Pincel para bronzer

Adora usar a maquiagem para criar a impressão de bronzeado de sol? Tem muitos agendamentos que pedem esse estilo? Então escolha um pincel arredondado, gordinho e denso. Ele distribui igualmente o bronzer ao aplicá-lo por todo o rosto e pescoço. Fica lindo e bem natural!

450xn-1

Pincel para base

Se assim como eu, você gosta de deixar um acabamento aveludado na pele, e ainda otimizar o seu tempo na maquiagem, opte pela esponjinha. Se você aplicar com o pincel, você vai precisar voltar com a esponja para dar o acabamento. Mas se você gosta de usar pincel existem 2 tipos que eu recomendo: O língua de gato e o Kabuki  lingua-de-gato

Pincel para corretivo

Achatado, fino e menor que o pincel de base, esse pincel de maquiagem é quadradinho ou com as extremidades estreitas, o que ajuda a camuflar olheiras e marcas de acne com precisão. Uma dica: dê leves batidinhas com o pincel até criar uma fina camada do corretivo. Assim seu rosto não ficará com manchas desiguais.pincel-corretivo

Pincel para sobrancelhas

Pincel chanfrado, de cerdas curtas e firmes, e normalmente tem um cabo mais longo. Investir em um desses pincéis pode ser uma boa saída para quem precisa fazer muitos retoques nas suas sobrancelhas.

Eles podem ser duplos e vir com uma escovinha na outra ponta (ou na lateral oposta), o que é ideal para alinhar os fios mais rebeldes, especialmente para quem apresenta sobrancelhas mais volumosas.

Esse pincel também pode ser utilizado como finalizador das etapas citadas acima. Ele removerá os excessos de maquiagem: ótimo para quem não quer que a sobrancelha fique muito marcada.

Pincel para os lábios

Ainda tem dificuldades para aplicar batom? Então use um pincel para os lábios, bem achado, estreito e de cerdas finas. Ele vai ajudar você a fazer o contorno dos lábios com precisão. 

Beauty Blender

Com a intenção de uma maior aderência da base por todo o rosto, a maquiadora de Hollywood, Rea Ann Silva criou a Beauty Blender, esponja cor-de-rosa em formato de gota com aplicação bem simples. Basta dar colocar uma pequena quantidade de base nas mãos, e espalhar o produto no rosto dando leves batidinhas com a esponja. A Beauty Blender virou sensação por todo o mundo por deixar a maquiagem bem uniforme e com aspecto natural, o que fica ideal para não deixar o restante da make pesada. Uma dica: use a ponta da esponja para aplicar a base em ângulos mais estreitos do rosto, como laterais do nariz, cantos dos olhos e contorno dos lábios.

03423c38a1736870a2f69d3ec04fbc67

Meus amores, espero ter esclarecido as dúvidas sobre pincéis. Mas será que você sabe quais são os pincéis essenciais? Aqueles que precisa como material de trabalho? 

No meu curso Formando Maquiadoras, existe uma aula completa sobre pincéis: 

  • Quais são os essenciais; 
  • Como cuidar dos seus pincéis; 
  • Como usar cada um deles; 

O Formando Maquiadoras é um método, um passo a passo, que através de vídeo aulas e um sistema de estudo eu vou ensinar pra você toda a jornada da maquiadora 6 em 30, onde depois de ter passado pelos 4 pilares (formatos de rostos, harmonização de cores, captação das primeiras clientes através das redes sociais e técnicas de maquiagem), você vai perceber que terá toda experiência de uma maquiadora profissional.

Centenas de alunas já aplicaram esse método e usando exatamente o que eu vou te ensinar elas perderam o medo de maquiar, e hoje elas maquiam tão bem quanto eu! 

Quer entrar para a nossa turma? Corre, as inscrições são por tempo limitado! Clique aqui!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Deixe um comentário

Conheça a Essencial Collection

A minha coleção de produtos essenciais que toda maquiadora profissional precisa ter!