MAQUIADORAS E A PANDEMIA: PERDI MINHAS CLIENTES, E AGORA?

40 - Maquiadoras e a pandemia
Amanda Naves

Amanda Naves

À medida em que as recomendações de isolamento social se prolongam e ficam mais severas no Brasil, maquiadores de todo o País viram suas rotinas mudar completamente em poucos dias! Pela natureza da profissão, que depende completamente do contato entre pessoas, a categoria é uma das mais afetadas no mercado de moda e beleza! 

Com casamentos, formaturas, festas e ensaios suspensos, muitas profissionais tiveram suas agendas canceladas ou adiadas por um tempo indeterminado. Hoje quero te dar algumas dicas de como ganhar dinheiro mesmo no meio da pandemia 

Saiba tudo o que é preciso para ganhar 6 anos de experiência com maquiagem em apenas 30 dias, e se preparar para o melhor momento do ano para as maquiadoras, mesmo que esteja começando do zero. 

Maquiador (Foto: Reprodução)

Sei que todos os profissionais liberais e autônomos foram afetados da mesma maneira. Como os recebimentos dependem de trabalhos realizados, e os trabalhos dependem – em grande parte – de casamentos, formaturas, festas e eventos, com a suspensão decorrente da pandemia, todas paramos.  

O futuro da beleza (Foto: Getty Images)

Migração para o mercado online 

Se a situação atual não é das melhores,ser criativo passa a ser uma das maneiras de lidar com a crise. Decidi trabalhar meu online nesse tempo, para ocupar a mente e fazer com que isso passe de uma forma mais leve, até porque de uns tempos para cá a situação começou a me afetar. 

A decisão de investir mais nas plataformas on-line já tem rendido bons frutos com publicações e marcas o procurando para parcerias. Consegui colocar em prática ideias antigas, está na hora de criar! 

É maquiadora e quer lotar a sua agenda através do Instagram? Clique aqui

A ideia de investir na criação de conteúdo tem sido o caminho de muitos maquiadores para enfrentar a falta de trabalhos e a ansiedade causada pelo desenvolvimento do Covid-19.

O digital tem sido importante também para as escolas de maquiagem, como é o caso do Liceu de Maquiagem, que pela primeira vez tem oferecido aulas online. “Montamos um pacote especial com dez aulas virtuais, ação que até então nunca tínhamos feito. Para a gente foi uma maneira de manter a conexão entre alunos e professores”, comenta Vanessa Rozan.

Segundo ela, a programação de aulas foi bastante discutida, mantendo o critério e os parâmetros das aulas presenciais. Estar online só por estar ou pelo desespero de se fazer relevante ou ser visto não irá garantir público ou fidelidade”.

O futuro da beleza (Foto: Getty Images)

O que vem por aí: fortalecimento digital

Sendo uma situação sem precedentes, ainda é difícil prever o futuro. Mas o que todos nó já sabemos é que a pandemia antecipou pelo menos 5 anos do mercado de trabalho. O mundo digital que pertencia a uma ideia no futuro, agora faz mais do que parte do nosso presente do que pensamos. O fortalecimento do digital é virou realidade!

Agora é a hora de explorar com força total YouTube, Instagram, workshops online. Muitos profissionais estão há anos na área, têm muita experiência, dicas, truques e podem usar isso para ajudar quem quer aprender uma nova profissão ou aprimorar suas técnicas.O futuro da beleza (Foto: Getty Images)

Com a pandemia do Covid-19, a palavra-chave para sobreviver ao momento é reinvenção. Enquanto muitos profissionais apostam em conhecimento, outros acreditam que observar outros mercados pode ser a solução. Por incrível que pareça, essa crise não tem só o lado negativo. Apesar do faturamento de profissionais da área da beleza estar centralizado em trabalhos presenciais, toda essa situação tem permitido que esses profissionais olhem para outros mercados e vejam potencial neles.

Enxergar a internet como um meio e não como fim também é a minha

aposta e a de muitas mulheres, sem dúvidas deveria ser a sua.  Evite distrações nesse momento, foque no mundo digital! 

.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Deixe um comentário

Conheça a Essencial Collection

A minha coleção de produtos essenciais que toda maquiadora profissional precisa ter!