MAQUIAGEM PARA OLHOS: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

34 - Maquiagem para os olhos
Amanda Naves

Amanda Naves

Quem nunca assistiu a um tutorial de maquiagem ou a um curso e ficou completamente perdida entre tantos termos? Aposto que você já teve, ou ainda tem, algumas dúvidas básicas sobre o assunto “olhos”. Afinal, ninguém é obrigada a saber o nome de cada pedacinho do olho na hora de se produzir, né? Mas, acredite, ajuda muito! 

Você nunca mais vai aplicar produtos no lugar errado! A partir de hoje, nenhum passo-a-passo consegue te confundir. Juro! E além de uma explicação digna de sala de aula, (Amandinha também é cultura ein?) sobre termos e nomes complicados, também vou te dar um passo a passo babado para você que é maquiadora iniciantes, assim quando você terminar de ler, vai ter adicionado muita bagagem na mochilinha do aprendizado, haha! 

 O que você vai encontrar por aqui: 

  • Descrição de todos os termos relacionado a olhos; 
  • Passo a passo da maquiagem para olhos; 
  • Tutorial de esfumado marcante; 

Guia de maquiagem para iniciantes

manual sombra maquiagem olhos guia iniciantes
  • Ossinho da sobrancelha: Quer destacar o contorno das sobrancelhas e ainda iluminar o olhar? É embaixo mesmo! Aposte em uma sombra de cor clara, seja matte ou brilhante, evitando os tons muito brancos.
  • Côncavo: Ficando entre o ossinho da sobrancelha e a pálpebra, ali naquela dobrinha, varia bastante de acordo com cada formato de olho. Marcar o local com uma sombra mais escura – principalmente em um tom de marrom fosco – dá dimensão e profundidade ao olhar! Sem maiores segredos, mas lembre que só a prática leva à perfeição.
  • Pálpebra móvel: Essa você com certeza conhece, certo? É a maior parte da maquiagem dos olhos, já que a gente passa a sombra e o delineador exatamente aí. Não tem erro! Basta se jogar e usar a criatividade. 
  • Rente aos cílios superiores: Logo ali, grudadinho na raiz dos fios, é o lugar ideal pra definir e marcar os olhos com um traço de delineador mais fino, uma sombra diferente e/ou o velho e bom rímel. 
  • Cantinho externo: Sabe aquele smokey eye que você sempre quis fazer? O truque é aplicar uma sombra escura em formato de V ou esfumar o produto com um pincel até virar um C – se desejar um resultado mais suave e menos dramático. Também é onde fica a pontinha do adorado delineado de gatinho 
  • Linha d’água: Como o nome já diz, é a parte de dentro do olho, que obviamente tem sua umidade natural. É aí que você vai passar o seu lápis preto de cada dia – ou um branco/nude, se quiser criar a ilusão de olhos maiores. Também vale dar um toque de cor na make usando um produto bem colorido! 
  • Rente aos cílios inferiores: Logo abaixo da linha d’água, é o local certo pra aplicar um pouco de sombra e deixar a maquiagem ainda mais linda, principalmente se for metalizada. Um pincel chanfrado pode ajudar bastante na tarefa! O lápis de olho também pode ser usado aí.
  • Cantinho interno: Também chamado de cantinho da lágrima, é onde você deve passar uma sombra iluminadora, criando aquele pontinho de luz que abre o olhar e elimina sinais de cansaço. Faz toda a diferença no look! 

Passo a Passo Maquiagem Para Olhos

 PASSO 1: HIDRATAÇÃO É FUNDAMENTAL

A região dos olhos é muito sensível e precisa de cuidados redobrados na hora da make. Hidratar as pálpebras é um passo superimportante para facilitar a aplicação da maquiagem e deve fazer parte da rotina de cuidados do dia a dia. Mas vale lembrar que só cremes específicos para a região devem ser usados – eles não têm componentes agressivos aos olhos em sua composição.

PASSO 2 – PRIMER É UMA DICA VALIOSA PARA FIXAR A SOMBRA

Um bom primer tem seu valor! Antes de começar maquiagem, especialistas aconselham a aplicação de um primer facial por várias razões: a pele fica mais lisinha, uniforme e menos oleosa. Além disso, o produto vai virar seu aliado número um por aumentar a durabilidade da produção. Depois, é só seguir com a base por cima para receber a sombra de sua preferência – seja ela colorida ou básica.

PASSO 3 – CORRETIVO É ITEM CORINGA NA MAKE

Além de disfarçar imperfeições e amenizar olheiras, o corretivo se mostra um produto multiuso na maquiagem para os olhos. O item pode ser usado para ajudar na fixação de outros produtos, realçar sombras mais claras e até iluminar as sobrancelhas, dando um up no olhar.

PASSO 4 – APOSTE EM TONS CLAROS PARA OLHOS PEQUENOS

Sombras de tom claro ajudam a dar a impressão de olhos mais abertos e, consequentemente, maiores. Se esse é o seu caso, o ideal é evitar cores escuras e investir também em lápis branco na linha d’água junto com uma camada potente de máscara de cílios.

PASSO 5 – DELINEADO PARA LEVANTAR O OLHAR

O delineado virou queridinho entre as apaixonadas por maquiagem e saber o tipo ideal para cada formato de olho faz toda a diferença. No caso de pálpebras caídas ou grandes demais, a ideia é tentar amenizar essa característica e levantar o olhar. A opção perfeita é o delineado gatinho, que começa com um traço rente aos cílios e sobe em direção à têmpora.

PASSO 6 – MIX DE SOMBRAS PARA CRIAR ILUSÃO DE ÓTICA 

Olhos muito próximos ou separados exigem uma atenção especial na hora da make. E o jogo de sombras é a chave para harmonizar o olhar. Para aumentar a distância entre eles, vale aplicar uma sombra mais clara na região próxima ao nariz e usar tons mais escuros no canto externo do olho. Já para olhos separados, o contrário é indicado.

8 – DÊ PROFUNDIDADE A OLHOS GRANDES

Diferentemente dos pequenos, olhos maiores combinam muito bem com sombras escuras e marcadas. Tons como marrom, preto, cinza e azul criam profundidade e valorizam o olhar – especialmente quando são aplicados no cantinho externo. Sombras mais claras não são proibidas, mas devem ser priorizadas nos cantos internos.

9 – ESFUME, ESFUME, ESFUME

A sombra preta costuma ser a preferida, mas a marrom também tem sua vez. Independentemente da escolha, o ideal é não exagerar na quantidade de sombra e ir aplicando aos poucos. Para conseguir um efeito poderoso e natural, é importante esfumar bastante para gerar o efeito de degradê: a raiz dos cílios fica mais escura e o restante da pálpebra, mais suave.

10 – PREENCHA AS SOBRANCELHAS PARA DEFINIR O OLHAR

Pode até não parecer, mas as sobrancelhas são parte essencial na maquiagem para os olhos. E uma forma de dar um up no olhar é usar maquiagem para preenchê-las. Você só precisa de duas sombras marrom, uma escovinha ou pincel próprio e um tom mais claro para iluminar e destacar a curvatura. O indicado é fazer um movimento de baixo para cima com o pincel.

TUTORIAL ESFUMADO MARCANTE 

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Deixe um comentário

Conheça a Essencial Collection

A minha coleção de produtos essenciais que toda maquiadora profissional precisa ter!