Maquiagem para pele morena: Tudo o que você precisa saber para a make perfeita!

5 - PELE MORENA
Amanda Naves

Amanda Naves

E aí, meninas?! Prontas para aprender tudo sobre make voltada para peles morenas? Esse tipo é o mais comum no nosso país e, apesar de existirem tantas pessoas com esse tom lindo na pele, poucas pessoas conhecem os truques necessários para deixar a make nas peles morenas com um aspecto mais natural e sem exageros ou erros de tonalidade.

Neste conteúdo, além de te ensinar esses truques eu ainda vou te dar dicas importantíssimas que podem ser aplicadas em qualquer tipo de pele para aperfeiçoar sua técnica e deixar suas makes ainda mais incríveis!

Fazer maquiagem em pele morena pode ser um grande desafio. Encontrar a base certa para o tom de pele, iluminar o rosto no ponto correto, saber que tons de batom e sombra usar. São vários desafios…Por isso, separei algumas dicas para você que tem pele morena e quer aprender a se maquiar. Continue lendo este artigo e aprenda de um jeito simples. Acompanhe!

Os produtos de maquiagem para pele negra são diferentes dos usados na pele morena. A diversidade do Brasil mostra que a beleza feminina tem suas variedades e eu acho isso é maravilhoso.

Nesse artigo você vai encontrar:

·         Tipos de maquiagem para pele morena

·         Como escolher o tom certo para a sua maquiagem

·         Explicação detalhada de quais produtos escolher

·         Passo a passo para uma preparação de pele profissional

Tipos de maquiagem para pele morena

A make que você vai escolher sempre vai depender da ocasião e do tom da pele. Maquiagem para o dia ou noite, maquiagem para festa ou casamento, maquiagem para pele morena clara ou escura, são diversas ocasiões e circunstâncias e para cada um deles é preciso utilizar uma paleta de cores diferente, entender de harmonia. Por isso, separei algumas dicas para você.

1)   Maquiagem para a noite

A maquiagem para noite deve destacar os olhos. Se você ama destacar os olhos para arrasar a noite, utilize tons bem intensos para essa região. (Mas lembre-se, escuro diminui, então se tem olhos pequenos, pense bem antes da maquiagem). Aposte no glitter e em tons nudes, você vai arrasar!

Veja alguns exemplos:

2. Maquiagem para o dia

A Maquiagem para pele morena clara, escura e amarelada, para o dia deve ser sempre mais básica. Para fazer a make perfeita é só seguir o passo a passo da maquiagem simples. Procure usar tons mais claros nos olhos e na boca. Aquele famoso “Acordei assim”, te leva para qualquer ocasião do dia-a-dia, linda!

Veja o exemplo:

Como escolher o tom certo?

Quer aquela ajudinha na hora de comprar os produtos certos para o seu tom de pele? Mulher, eu vou te ajudar. Sou apaixonada pela pele morena, que afinal é maravilhosa, e vou te ajudar a escolher seus produtos sem medo! Vamos lá!

1- Corretivo para pele morena

A cor do corretivo para pele morena deve ser 1 ou 2 tons mais claro que a sua base. Por isso, o ideal é testá-lo no próprio rosto antes de comprar. Procure produtos que tenham um leve puxado para o tom de bronze ou amarelado. Desse modo, você evita ficar com a pele acinzentada e ainda ilumina a sua cor natural.

2- Base para pele morena

Não compre base sem antes testar a cor, ok? Teste a base perto do seu maxilar e abra bem! Adoro fazer misturinhas, procure ousar e não ter medo de testar. Cuidado com cores muito claras, elas deixam o famoso efeito “fantasma”, teste tons mais escuros.

 

3- Blush para pele morena

Para a pele morena a cor do blush ideal fica entre os tons de café, bronze, pêssego e terracota. Além disso, os blushs laranja-transparente deixam a pele com tom saudável e os tons de marrom-rosado também deixam a pele natural.

4- Sombra para pele morena

Para a sombra as cores certeiras são bronze, marrom, dourado e laranja. No entanto, é possível variar em tons de rosa, verde, azul, e mergulhar no universo das cores.

5- Batom para pele morena

O batom na make para morena é algo que merece atenção. Ponto de destaque em toda maquiagem, o batom certo pode mudar por completo a make. Por isso, é preciso que os lábios estejam em harmonia com o restante do rosto. Para as morenas que adoram um batom escuro, os tons indicados são: cereja, vinho e amora. Já para quem está em busca do batom claro para pele morena, os tons ideias são: nude com um leve fundo rosado, marrom, ou um pouquinho de gloss para realçar os lábios.

Passo a passo para uma pele Profissional em morenas

1- Limpeza e preparação da pele

A make já começa com a higienização e preparação da pele. Como você deve saber, a limpeza antes da aplicação da make em si, assim como a preparação inicial que vem depois da limpeza, é essencial pra que o resultado final de todo o trabalho não fique comprometido. Oleosidade e o excesso de substâncias nos poros podem ser um problema tanto para a fixação da make quanto para a beleza do seu trabalho. Uma pele bem higienizada é a certeza de que os produtos vão se fixar da melhor maneira possível e de que a make saia perfeita e sem surpresas no final!

Utilize um lencinho demaquilante umedecido– que não tenha álcool na fórmula e ainda ajuda a hidratar a pele enquanto limpa-. Você pode usar um algodão comum com seu demaquilante preferido ou água micelar, não tem problema. 

Depois de ter limpado bem os poros com o demaquilante, eu gosto de usar um adstringente para começar a preparação da pele que vamos maquiar.

Eu prefiro aplicar o adstringente com um pincel sintético, fica mais fácil de espalhar por toda a superfície da pele que vamos maquiar. Gosto daqueles que tem carvão na fórmula. Além de ajudar na limpeza e acabar com a oleosidade, o carvão ativado ainda elimina as toxinas da pele sem comprometer a hidratação! É uma ótima dica para limpar e cuidar da saúde da pele ao mesmo tempo – porque vamos combinar: a gente quer a pele bonita depois de tirar a make, não é mesmo?!

Apesar do adstringente ajudar a limpar, eu prefiro utilizá-lo mais para preparar os porros da pele para receber a base, por isso a dica: faça a limpeza da pele com o demaquilante ou água micelar ANTES da aplicação do adstringente! Para a aplicação do adstringente eu dou leves batidinhas com o pincel sintético por todo o rosto, pra ter certeza de que o produto foi absorvido.

Assim que o adstringente foi aplicado, chegou a hora da hidratação! Tem gente que acha que hidratar a pele antes de maquiar é frescura, mas vocês não fazem ideia da diferença que um hidratante faz no resultado da make! Uma pele bem hidratada é a certeza de não ter uma maquiagem com aquele péssimo efeito craquelado que todo mundo odeia. Quando você não hidrata a pele antes de aplicar a maquiagem, a tendência é que os poros absorvam toda a água dos produtos e deixem só o pigmento na deles na superfície. Isso deixa a maquiagem com um aspecto ressecado e quebradiço – o que a gente NÃO QUER!

Eu uso um hidratante preparador que eu AMO! Além de hidratar bem a pele, ele ainda ajuda a controlar a abertura dos poros, o que faz muita diferença também no resultado. Você pode usar o hidratante da Nivea ele é maravilhoso. 

Apliquei o hidratante por toda a superfície da pele usando o dedo médio para espalhar.

ATENÇÃO: Se você aplicar a base por cima de uma pele que não absorveu direito o hidratante, ao invés de se fixar à pele, a base vai se misturar ao hidratante! Isso é péssimo para o resultado final da make!

Eu gosto de aplicar óleo vegetal nas regiões do rosto que geralmente são mais secas e costumam craquelar mais: principalmente a região dos olhos. Como  é um óleo natural, a absorção dele é perfeita e a pele não fica nenhum pouquinho oleosa, pode confiar! E o melhor é que ele também funciona como um primer.

E falando em primer, chegou a hora dele! Assim que eu percebo que o óleo já foi absorvido pela pele e deixou um aspecto hidratado, mas não oleoso, eu aplico o primer.

2 – Base

Começamos a make utilizando, obviamente, uma base. A qualidade da base que você vai usar é uma das maiores responsáveis pelo sucesso ou não da make, bem como a escolha certa do tom a utilizar na pele morena. CUIDADO AO ESCOLHER O TOM DA BASE!

LEMBRE-SE: usar tons muito claros em peles morenas dá um aspecto muito estranho de “fantasma”, o que não fica nada bonito nem pessoalmente e muito menos em fotos (as com flash então, nem se fala!). Você já sabe disso, mas não custa lembrar.

     Agora vem a dica mais importante sobre a base. Algumas bases são muito pigmentadas, e acabam conferindo um efeito muito pesado à make como um todo. A imensa maioria das bases disponíveis no mercado hoje em dia têm essa qualidade de serem muito pigmentadas, mas, ao mesmo tempo, tendem a deixar esse aspecto carregado. Foi pensando nisso que eu desenvolvi o Salvador da Pátria by Amanda Naves, um diluidor de maquiagens perfeito da minha linha de produtos.

Além de diluir a pigmentação da base, ele potencializa a cor e ainda dá à base uma resistência à água, o que é ótimo para várias situações que você possa passar durante o uso da make! Você pode encontrar o Salvador da pátria clicando aqui: Linha de produtos Amanda Naves

Para diluir, eu aplico uma quantidade de base em uma plaqueta e, em seguida, pingo de duas a três gotinhas do meu diluidor Salvador da Pátria em cima da base e pronto!

Depois é só misturar com o cabo de um pincel e pronto! Sua base fica com um aspecto mais leve, sustentando a cor e com efeito à prova d’água.

A aplicação do produto eu faço com um pincel de base, sempre do centro para as laterais do rosto. Para deixar tudo bem uniforme, uso uma esponjinha do tipo Beauty Blender. 

Você vai perceber que, além de todos os benefícios que eu já citei aqui, o Salvador da Pátria deixa a base mais emoliente, mais fácil de ser aplicada. Geralmente as bases não espalham muito bem e você acaba aplicando mais produto que o necessário por conta disso. Depois de tê-la diluído com o Salvador da Pátria, fica muito perceptível como a base espalha mais facinho! Com isso, você tem um efeito mais bonito, mais leve e ainda economiza produto!

Espalhe a base por todo o rosto utilizando a esponja, sempre dando leves batidinhas para espalhar. A ideia é selar toda a pele com base de forma a deixar o produto uniformemente espalhado pelo rosto todo! Aqui vem uma dica importante:

NÃO ESQUECER: Quando for aplicar a base na região do pescoço utilizando APENAS A ESPONJA, espalhe o produto até a região detrás das orelhas! Isso evita diferença de tonalidade no resultado final

Você vai perceber também que um dos benefícios de diluir a base com o Salvador da Pátria é que ele tira do produto aquele efeito opaco, seco e sem vida que geralmente acontece. Com o Salvador da Pátria, a base acaba trazendo um efeito de viço na pele, o que é um diferencial excelente nas makes que você fizer!

3 – Corretivo 

Depois da base, chega a vez do corretivo. Ele é usado para esconder imperfeições e para iluminar as partes mais escuras do rosto que acabam dando um aspecto de cansaço caso não sejam disfarçadas. Por isso, costumamos utilizar o corretivo mais na área das olheiras, onde esse cansaço normalmente fica mais evidente. Aplique na parte inferior dos olhos, sempre do centro para as laterais do rosto.

Também aplique um pouquinho nas partes que pretende iluminar mais como o queixo, a pontinha do nariz o centro da testa (glabela).

Outra dica é utilizar o corretivo também para marcar o contorno e já conseguir um efeito de iluminação maior.

Após a aplicação do corretivo, é hora de espalhar. Para isso, uso uma esponjinha do tipo Beauty Blender, igual à que usei para espalhar a base no passo anterior. A ideia é espalhar com batidinhas leves.

ATENÇÃO: Não espalhe o produto com a esponja pelo rosto todo! A ideia é manter o produto APENAS NA ÁREA APLICADA, segurando as batidinhas da esponja apenas em cima do local onde o produto foi aplicado.

4 – Contorno

Normalmente o contorno pode ser feito com um corretivo mais escuro, ou uma base de tom mais escuro para aproveitar o ensejo e já te dar uma excelente dica!

Sabe quando algum produto cremoso de maquiagem está no finalzinho, mas ainda dá pra utilizar? Era exatamente esse o caso da minha base True Match da L’Oréal. Ela estava no finalzinho, mas ainda tinha produto suficiente para fazer a make. O que eu fiz? SIM! Eu usei o Salvador da Pátria para diluir a base dentro da embalagem e conseguir aproveitá-la até a última gotinha!

Com um pincel de topo reto, eu aplico a base mais escura (ou um corretivo mais escuro) com batidinhas leves um pouco abaixo da linha do ossinho da maçã do rosto, sempre começando do ponto alto (que fica mais perto do topo da orelha) em direção ao canto dos lábios, mas sem chegar até eles.

Em seguida, aplico também com o mesmo pincel e com as mesmas leves batidinhas ao redor da raiz dos cabelos, acima da testa.

Feito isso, esfumamos com um pincel limpo, lembrando sempre de não espalhar o produto para outras áreas que não sejam onde aplicamos inicialmente!

E para fechar a pele com chave de ouro, use um dos produtos mais importantes para a selagem e blindagem da pele: o Seal Hiper Blindagem da minha linha de maquiagens! O maior efeito desse produto é a fixação intensa, uma verdadeira blindagem da maquiagem que você acabou de fazer! Ele cria uma película selante sobre a maquiagem e ainda possui agentes hidratantes que ajudam a evitar o craquelamento da make! 

Se você quer uma maquiagem que não derrete e dura muito (intacta por 12 horas!), precisa usar esse produto! Você pode encontrar o Seal Hiper Blindagem no meu site clicando neste link: Linha de produtos Amanda Naves

05 – Iluminador

Uma das partes mais esperadas da make é a hora do iluminador! E pra esta make em especial, que tal escolher um produto que é perfeito pra esse tom de pele: o iluminador Gold Vibes Dourado, by Amanda Naves! Ele tem efeito aveludado, não fica muito marcado quando você passa e tem fixação intensa – o que é ótimo para eventos mais longos. 

Você pode encontrar o Iluminador Gold Vibes Dourado clicando neste link: Linha de produtos Amanda Naves

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Uma resposta

Deixe um comentário

Conheça a Essencial Collection

A minha coleção de produtos essenciais que toda maquiadora profissional precisa ter!