Maquiagem vegana: Tudo que você deveria saber a tendência

31 - Maquiagem Vegana
Amanda Naves

Amanda Naves

A Maquiagem Vegana tem ganhado o coração das mulheres Brasileiras a cada dia mais.  Felizmente a nossa consciência em cima da alimentação vegana, orgânica e natural está crescendo muito. Isso faz bem não só para a gente, mas também para o meio ambiente; 

Mas, pensar em soluções veganas e naturais vai além de uma alimentação saudável. A maioria dos cosméticos que utilizamos em nosso dia a dia são cheinhos de matéria prima de origem animal e químicos que são extremamente nocivos à nossa saúde.

Mas e aí, você sabe o que é maquiagem vegana? Sabe os benefícios dela para a sua pele e também para a natureza? No material de blog de hoje, vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre maquiagem vegana. 

O que é Maquiagem Vegana?

A maquiagem vegana é um tipo de maquiagem que segue os valores do veganismo baseado no respeito pelo meio ambiente e os animais. Para isso, no seu processo de fabricação, não são utilizados ingredientes de origem animal ou nem se realiza experimentos com animais na fase de testes do produto.

Mas atenção: Cuidado não confundir a maquiagem vegana com produtos orgânicos ou Cruelty Free. Os produtos orgânicos não contêm ingredientes de origem animal, mas derivados, como a cera de abelha. Já os produtos cruelty free não são testados em animais, mas podem conter produtos de origem animal. A maquiagem vegana atende às duas propostas.

Por que usar maquiagem vegana? 

Mulher, quando você opta pela maquiagem vegana, você está tendo uma atitude responsável para com o meio ambiente e demonstra respeito à vida dos animais que passam por experimentos durante o processo de testes de certos cosméticos. Enquanto estudava para trazer esse conteúdo para vocês, refleti bastante no quanto a maquiagem tradicional pode prejudicar o meio ambiente e prejudicar a vida de muitos animais.  

O uso de ingredientes naturais na formulação desse tipo de maquiagem apenas favorece a sua pele.

Alguns dos benefícios que se pode perceber na pele com o uso da maquiagem vegana incluem uma maior hidratação e luminosidade, já que a maioria desses produtos contém ingredientes antioxidantes. Muitas mulheres me procuram perguntando como trazer aquele aspecto de pele hidratada, claro que uma boa preparação de pele é andar no caminho, mas que tal optar pela maquiagem vegana? 

 Esse tipo de maquiagem também é conhecida por sua delicadeza com a pele sensível, já que se trata de um produto hipoalergênico. Ah gente, a maquiagem vegana é tudo! 

Jenna Rosenstein

Diretora de Beleza da BAZAAR.com

“Os lápis de olho veganos são tão pigmentados quanto os não veganos, os batons têm a mesma duração, e a sombra é igualmente cintilante, sem precisar usar nenhum produto de origem animal.”

Os resultados obtidos com a maquiagem vegana, por sua vez, são excelentes. É possível conseguir uma maquiagem perfeita, com acabamento profissional, ao mesmo tempo em que você cuida da sua pele com produtos que têm fórmulas e texturas criadas especialmente para ela. O que poderia ser melhor?

Mitos e verdades sobre a maquiagem vegana

Como acontece na maioria das áreas, existem vários mitos e crenças sobre a maquiagem vegana, e hoje vamos desmistificar alguns deles: 

MitosVerdades
A maquiagem vegana é 100% natural e orgânicaA maquiagem vegana pode conter ingredientes sintéticos e, por isso, não é obrigatoriamente natural
A maquiagem vegana é mais cara que a maquiagem tradicionalQuase todas as marcas têm um linha de maquiagens veganas adaptadas a todos os bolsos
A maquiagem vegana tem menor consistência e não é possível conseguir bons resultados com elaA maquiagem vegana, assim como a tradicional, é formulada especificamente para se alcançar excelentes resultados

A grande verdade é que a maquiagem vegana é tão eficaz quanto a tradicional, pode ser muito fácil de encontrar e existe de todos os preços.

O que tem na maquiagem tradicional que não tem na maquiagem orgânica: 

Como você sabe, a maquiagem vegana remove de sua composição inúmeros ingredientes que não seguem sua filosofia. Vou te mostrar alguns ingredientes que existem na composição das maquiagens tradicionais mas que você nunca vai ver na make orgânica:  

  • Ovo
  • Glicerina animal
  • Cera de abelha
  • Leite: de vaca, cabra, égua ou jumenta
  • Mel
  • Carne de porco ou vaca
  • Gelatina feita a partir de extrato de porco
  • Carmim, feito com insetos esmagados
  • Óleos de animais como tartaruga ou baleia
  • Própolis: uma substância feita por abelhas
  • Extrato de crustáceos ou peixes

Esses ingredientes são substituídos por outros na maquiagem vegana e que alcançam  os mesmos resultados. Por exemplo, o batom vermelho pode ser feito com suco de beterraba ou raiz de henna.  Além disso, acessórios de maquiagem, como pincéis, não utilizam pelos de animais, estes são substituídos por fibras vegetais ou sintéticas.

Mas Amanda, onde eu encontro maquiagem Vegana? 

Praticamente em qualquer lugar onde você compraria sua maquiagem tradicional! A maioria das marcas estão criando a consciência da importância dos produtos veganos para seus clientes.

Portanto, você pode comprar maquiagem vegana nas lojas que costuma frequentar. Hoje em dia, já é possível encontrar uma infinidade de produtos que têm essa característica. Na verdade, algumas das suas maquiagens podem ser veganas e você nem deve ter percebido.

De qualquer forma, na internet você encontra facinho, facinho!

blonde woman laying next to slices of orange, lemon and kiwi

Como comprar uma Maquiagem Vegana 

Se você, depois de chegar aqui, decidir optar pela maquiagem vegana, é importante se guiar por alguns fatores para fazer uma boa escolha. Vou te indicar alguns critérios para comprar as makes, e depois de ler, você já saberá facilmente como comprar.

  • Composição
  • Qualidade
  • Confiança
  • Tipo de pele
  • Sustentabilidade

Composição

Se os ingredientes nos cosméticos tradicionais já são importantes, imagine na maquiagem vegana! Lembre-se de que estamos buscando produtos que não contenham ingredientes de origem animal! Essa é a essência dos produtos veganos. 

Também é necessário dizer que, para o cuidado da pele, quanto mais naturais forem os ingredientes, melhor. Não se esqueça de que estamos falando de produtos que serão usados diariamente. Portanto, sempre verifique a composição da sua maquiagem vegana.

Qualidade

Se você usa maquiagem todos os dias, mulher a qualidade deve ser um dos principais critérios de compra! O rosto é uma das áreas mais sensíveis da pele e, por isso, é importante tratá-la com cuidado. 

Uma forma de saber a qualidade de um produto que será aplicado na pele é verificando se este foi dermatologicamente testado. Isso reduz o risco de reações alérgicas. 

Confiança

Uma dos principais motivos que levam a comprar uma maquiagem vegana é precisamente a filosofia vegana. Uma coisa que normalmente preocupa os consumidores desses produtos é se eles podem ou não confiar nos rótulos. Portanto, outro dos critérios de compra é a confiança que se tem em relação a uma marca.

Em termos de cosméticos, todo mundo costuma ter sua marca favorita, da qual sempre compra. Nesse caso, é importante investigar primeiro. Verifique se a marca que você usa segue as exigências necessárias. Em caso afirmativo, vá sem medo!

Sustentabilidade

O último critério de compra, embora não menos importante, é a sustentabilidade. O veganismo é uma filosofia de vida que, além de cuidar dos animais, também pensa no meio ambiente. Portanto, este é outro fator que pode influenciar suas compras. Agora que você conhece as diferentes nomenclaturas, será mais fácil para você.

E aí mirmã,  se decidiu? Vai mesmo comprar uma maquiagem vegana? Lembre dos benefícios que ela pode trazer não só para a sua pele, mas para o meio ambiente também.  Esse tipo de produto está se tornando cada vez mais difundido e acessível a todos. Sempre procure os selos “Vegano” e “Cruelty Free” na embalagem das maquiagens. Junte-se ao movimento vegano e proteja o planeta ao mesmo tempo em que cuida da sua beleza!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Deixe um comentário

Conheça a Essencial Collection

A minha coleção de produtos essenciais que toda maquiadora profissional precisa ter!