Marketing para maquiadoras

59 - Como fazer marketing para maquiadoras
Amanda Naves

Amanda Naves

Marketing é a palavra do momento.  Você com certeza já ouviu falar, mas poucos sabem o que realmente significa ou como aplicá-lo de forma prática para vender seus produtos ou serviços. 

É bom deixar claro que marketing é muito mais do que estudar e aplicar técnicas de vendas, argumentação, fazer perguntas abertas, contornar objeções e fechar vendas. 

Marketing é uma área de estudo imensa, com muitos desdobramentos. Quando olhamos para isso pela primeira vez, parece um monstro de centenas de cabeça, que nunca vamos dar conta. Mas a verdade é que como maquiadora você precisará aplicar somente algumas estratégias específicas de marketing no seu negócio. 

E para facilitar a sua vida, quero te mostrar algumas das estratégias que usamos no meu curso Nova Trilha, um curso completo de marketing no Instagram para maquiadoras. Aqui vou te mostrar como aplicar os princípios de marketing que serão o divisor de água em sua carreira como maquiador. 

Pra inicio de conversa, mas qual é a função do marketing?

A função do marketing é compreender o mercado e os consumidores, para criar relacionamentos valiosos e gerar lucro.

Simplificando para você:

  • Para ter sucesso no seu negócio como maquiadora, você precisa gerar lucros (senão é não é um negócio, é caridade); 
  • Para gerar lucros, você precisa atrair clientes que estejam dispostas a pagar um preço justo;
  • Para atrair clientes que pagam, você precisa mostrar valor;
  • Para mostrar valor, você precisa oferecer o seu serviço para a cliente certa (não adianta fazer uma propaganda de uma carne suculenta para um público vegano, né?);
  • Para oferecer o seu serviço para a cliente certa, você precisa compreender:


– Quem você é como maquiadora
– Conhecer as necessidades e conversar com o seu público

E a peça chave que faz tudo isso ser possível é o marketing. 

Ele está na forma como você se comunica.

Na maneira como você se posiciona. 

Em como você lapida e posiciona quem você é como maquiadora. 

Mas a verdade é que depois de um bom curso, técnica se aperfeiçoa na prática. E para ter mais e mais oportunidades de maquiar, você precisa ter mais cliente. E é aí que entra o marketing. 

1. Quem é você como maquiadora? 

Você precisa ser a maquiadora certa na frente da cliente certa 

Ok, você deseja atrair mais clientes.

Mas não deveria.

Como assim?

Seu objetivo não pode ser somente atrair mais clientes. E sim, atrair as clientes certas. As que você quer atender. 

E para isso é fundamental você entender que não dá agradar todo mundo. 

Você precisará entender:

  1. O que você gosta;
  2. No que é boa;
  3. Se posicionar.

Você como artista até pode gostar de fazer coisas completamente diferentes uma da outra, mas precisará ser muito assertiva na hora de comunicar cada serviço para seu respectivo público. 

Quem tenta vender pra todo mundo, não vende pra ninguém. 

Como consumidores nós somos diariamente bombardeadas com milhares de informações e precisamos tomar centenas, quiçá milhares, de decisões da hora que a gente acorda até a hora que vai dormir. Então tudo o que o nosso cérebro quer, são atalhos que nos ajudem a tomar melhores decisões, usando o mínimo de energia possível. 

Pense na sua própria experiência, quando você pesquisa algo no google e entra no primeiro site do resultado, quanto tempo gasta pra entender se aquele site vai resolver seu problema ou não?

Pesquisas dizem que em média gastamos menos de 5 segundos pra tomar essa decisão. 5 segundos. Esse é o tempo que o seu potencial cliente vai te dar pra saber se você está oferecendo o que ele precisa, ou não. Para isso, ao bater o olho no seu instagram ou site, por exemplo, se a cliente ver muitas informações conflitantes, por exemplo: uma maquiagem natural, uma noiva, um editorial… ela muito provavelmente não vai te dar a chance de pesquisar mais a fundo, vai pular pro próximo perfil que se mostre claramente como solução para sua necessidade.

Existem marcas que produzem linhas mais luxuosas e outras mais populares, mas – justamente porque eles entendem de marketing – elas não colocam todos os produtos na mesma loja, faz a divulgação da mesma forma, usa a mesma logomarca. Porque são produtos diferentes, para públicos e necessidades diferentes. Logo, eles serão comunicados de forma diferentes. 

E quando você pensa na sua maquiagem como produto, como marca, tudo deve ser intencional. A escolha das cores, da sua logomarca, das fontes que você usa na sua comunicação. Todas essas são ferramentas que quando bem usadas, ajudam a sua potencial se sentir segura para tomar uma decisão em menos tempo.

Vale lembrar que quanto mais específica, você ajuda a sua cliente ideal dizer sim, e todas as outras dizerem não. E essa é a ideia mesmo. 

Mas para isso é fundamental você deve ter muita clareza e segurança de quem você é como maquiadora. Porque enquanto você não tiver essa confiança será muito difícil deixar de atirar pra todo lado, dizer não e focar no que você realmente deseja. 

Nós acreditamos que não dá pra dar construir um castelo gigante, sem ter seus alicerces bem sólidos. E no caso da maquiagem, essa base é descobrir, aceitar e se orgulhar de quem você é como maquiadora

É por isso que no curso Nova Trilha temos um módulo inteiro que ajuda a maquiadora profissional a entender as possibilidades nos diferentes nichos do mercados de maquiagem, escolher seu caminho com acesso a um teste exclusivo e com isso alinhar sua comunicação para começar a atrair as clientes certas. 

2. Use o Instagram como sua vitrine

Você é uma profissional que vende seu serviço

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Pare e pense em 3 pessoas ou marcas que você gosta muito de seguir no Instagram. Agora pense em 1, 2 ou no máximo 3 palavras que definem porque você gosta desses perfis?

Aposto que você conseguiu definir muito bem quem é aquela pessoa, o que ela faz, e o que você busca quando entrar naquele perfil. 

Pois é, agora vamos fazer o contrário, olhando para o seu perfil como está hoje, você se sente segura de dizer que a sua potencial cliente conseguiria definir o seu perfil com essa precisão?

E uma das palavras ser “maquiagem” é muito vago. Eu não preciso te dizer o quanto o universo da maquiagem é vasto, né? 

Que tipo de maquiagem?

Pra quem?

Qual é o diferencial?

Deixe para ser “famosa” para blogueiras e quem vive disso. Se você vende seu serviço, seu objetivo deve ser atingir e servir as pessoas que querem – ou podem vir a querer – o que você oferece. Simples assim.

Mostre para o mundo a maquiadora talentosa que você é. Mostre a sua especialidade e para o que você veio. E use as ferramentas de marketing que estão disponíveis pra te ajudar neste desafio. 

Se você faz trabalhos muito diferentes como maquiagem social e editoriais, uma boa pedida é criar materiais de comunicação separados: instagram, portfolio, media kit etc. afinal são clientes completamente com necessidades completamente diferentes.

Um erro muito comum é o maquiador colocar muito tempo e energia na construção do perfil no Instagram, sem ter trabalhado profundamente o nosso primeiro ponto, de saber muito claramente quem é como maquiador e como vai posicionar seu serviço.

Sem uma estratégia desenhada, você pode estar postando todo dia, mas com qual objetivo?

Você consegue mensurar se está dando certo ou não? 

Se a resposta for “não” está na hora de parar tudo o que está fazendo e ir rever se a estrada que você está percorrendo irá te levar onde você quer chegar. 

Com o Nova Trilha você aprende como fazer com que seu instagram trabalhe a seu favor para atrair clientes e te tornar uma autoridade. Desde como escrever uma bio interessante e clara, como escolher uma foto boa, como fazer postagens interessantes mesmo que você ainda não tenha muitas fotos de clientes e como fazer as suas postagens da semana em uma hora, contando com um banco de legendas exclusivo!

3. Maquiagem é visual

Invista nos seus canais de comunicação para mostrar o seu melhor

O seu trabalho é deixar o mundo mais bonito e harmônico. Logo, como mostrar para o mundo que você é capaz disso se seus materiais de comunicação não fazem jus ao seu trabalho, ou nem sequer existem?

Se você deseja ser vista como uma profissional, ser valorizada e alcançar públicos premium precisará começar a pensar e construir seu:

  • Logomarca;
  • Portfólio;
  • Media Kit;
  • Site.

Você sabe quais cores conversam melhor com o público que você quer atingir?

Cada cliente percorre um percurso até fechar a sua maquiagem. Pode ser que ela te ache numa busca do Google, entre no seu site, entre no seu instagram pra dar uma olhada nas suas fotos, ver o que você fala nos stories… depois te mande uma mensagem, você manda o seu preço e forma de trabalhar no seu media kit, no seu e-mail tem a sua identidade visual e logo no rodapé. 

E é impossível você saber em qual desses momentos a decisão da sua cliente será tomada. Mas o que você ganha muito mais controle ao entender que a cada interação você está se posicionando.

Você está dizendo: 

“Sou atenta aos detalhes” 

“Gosto de deixar tudo bonito”

“Estou aqui pra facilitar sua vida”

Um bloquinho de cada vez e quando você vê, ela está confirmando a data do agendamento. Porque você usou as ferramentas de marketing para aumentar a percepção de valor que sua cliente tem sobre o seu serviço.

Ela ainda não sentou na sua cadeira, não sabe como será o seu trabalho, mas tudo que fala sobre você fornece pistas de que você é uma ótima profissional, a experiência será incrível e que ela não se arrependerá da decisão que tomou. 

Quando você se mostra como a profissional talentosa que é em cada contato com sua cliente, ela te respeita, te valoriza e paga o valor justo pelo seu trabalho. 

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