Os 4 maiores erros na preparação de pele

7 - ERRO NA PELE
Amanda Naves

Amanda Naves

Você já gastou com bases caras, corretivos super famosos e mesmo assim não teve o resultado que queria? Já seguiu a risca os tutoriais das blogueiras e mesmo assim a base craquelou ou não durou até o final da festa? Toda mulher quer que a pele fique linda e que dure horas a fio. 

Mas o que grande parte das mulheres não sabe, é que o resultado inesperado no final da maquiagem, pode ser causado por algumas atitudes erradas antes e durante a preparação da pele. 

 Separei os 4 maiores erros na preparação de pele, que podem estar te impedindo de ter o resultado que você tanto espera. Se liga nesse conteúdo maravilhoso que preparei para vocês, e fique de olho para saber se você vem cometendo algum deles. 

O que você vai encontrar neste artigo: 

  • Os 4 maiores erros na preparação de pele; 
  • Como fazer uma boa limpeza de pele; 
  • Descobrindo seu tipo de pele;
  • Qual a ordem ideal dos produtos da pré maquiagem;
  • Dicas de produtos que ajudam na durabilidade da make; 

1º erro: Esquecer de começar pela limpeza da pele

Um dos maiores erros na preparação da pele é não começar o processo pela limpeza do rosto. Na pressa, algumas mulheres já partem direto para o hidratante ou protetor solar – mas, acredite, limpar a pele é crucial para que todo o resto funcione – e, por isso ele precisa ser o primeiro passo na pré-make!

“Mas Por quê ele deve ser o primeiro?” 

​​​Fazer uma boa limpeza de pele garante sua beleza natural, eliminando impurezas e deixando a pele mais saudável. 

Remover os resquícios de maquiagem, sujeirinhas e excesso de oleosidade do rosto com uma solução de limpeza – como a água micelar, por exemplo -, ajuda a limpar os poros para evitar que eles fiquem obstruídos e produzam mais sebo ao longo do dia. 

Para o dia a dia você pode usar um sabonete líquido próprio para rostos e para o seu tipo de pele. Mas pelo menos uma vez na semana, é indicado que você faça uma limpeza profunda

Como fazer uma boa limpeza de pele caseira:

  •  Limpar a pele superficialmente

A limpeza de pele caseira deve começar lavando o rosto com água morna e um sabonete líquido próprio para rosto e para os seu tipo de pele . A seguir, aplique uma loção demaquilante para retirar a maquiagem e as impurezas superficiais da pele.

  • Esfoliar a pele

Coloque um pouquinho de esfoliante numa bola de algodão e friccione realizando movimentos circulares, na pele de todo o rosto, insistindo nas áreas que acumulam mais sujeira, como testa, entre as sobrancelhas e laterais do nariz. E como eu não passo informações pela metade, vou te passar 3 modos diferentes de fazer uma receita caseira de esfoliante de aveia! (É babaaado mulher!)

4 opções de Esfoliante de Aveia para o Rosto

Ingredientes 

Opção 1

  • 2 colheres (sopa) de aveia
  • 1 colher (sopa) de mel

Opção 2

  • 30 g de aveia
  • 125 ml de iogurte (natural ou de morango)
  • 3 morangos 
  • 1 colher de sopa de mel

Opção 3

  • 2 colheres de aveia
  • 1 colher de açúcar mascavo
  • 3 colheres de azeite

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e aplicar em toda a região do rosto com pequenos movimentos circulares por toda a pele. Ao terminar, o rosto deve ser bem lavado com água fria. A seguir, hidrate a pele com um bom creme hidratante, para devolver a elasticidade e deixar a pele mais bonita e saudável. 

Além de limpar a pele, é muito importante passar um tonificante para reequilibrar o pH da pele, passar um hidratante após o banho e usar protetor solar todos os dias.

  •  Limpar a pele profundamente

Fazer uma sauna facial caseira e retirar cravos e espinhas, espremendo suavemente a região com os dedos protegidos com uma gaze esterilizada você não quer deixar sua pele manchada, certo?

Para fazer a sauna facial caseira, pode-se colocar um saquinho de chá de camomila numa vasilha com 1 litro de água fervente e inclinar o rosto sob o vapor, durante alguns minutos. Para um resultado ainda melhor coloque uma toalha na cabeça, criando um ambiente fechado. 

  •  Máscara calmante

Aplicar uma máscara calmante ajuda a limpar e pele, acalmando e evitando a vermelhidão. A máscara pode ser feita com produtos especializados ou caseiros, como uma mistura de mel e iogurte, por exemplo, porque este é um bom hidratante natural.

2 Erro: Não considerar o tipo de pele para o ritual

Já parou reparou como cada tipo de pele tem necessidades diferentes na maquiagem? O mesmo acontece na rotina de pré-make – que também deve ser pensada de acordo com o nível de oleosidade da pele para a escolha certa dos produtos.

Por quê?  Se a ideia é deixar a pele perfeita, é preciso escolher uma solução de limpeza, hidratante e protetor solar que correspondam às necessidades do rosto. Peles oleosas precisam de produtos leves e oil free, já peles secas devem procurar por fórmulas hidratantes que deixem a pele suavizada.

Descobrindo meu tipo de pele:

Não sabe qual é o seu tipo de pele? Vem cá que eu te ajudo.

Pele oleosa:

– Costuma ter mais secreção sebácea e, por consequência, ela brilha mais, principalmente na região central da face, chamada de zona T (testa, nariz e queixo). Mas, ao contrário da pele mista, a pele oleosa apresenta bastante brilho também nas regiões laterais do rosto, como bochechas e têmporas, e também no maxilar.

– Pode apresentar uma dilatação visível nos poros, além de cravos e espinhas. A quantidade e/ou tipo dos cravos e espinhas vai variar de pele para pele.

– Quem tem pele oleosa geralmente tem vontade de lavar o rosto durante o dia, após o almoço ou no meio da tarde.

– A maquiagem pode não durar o tempo que você gostaria porque ela tende a “derreter” durante o dia, devido a produção de oleosidade em excesso.

Pele mista:

– Sua característica principal é de ser uma pele brilhante, com poros dilatados e excesso de oleosidade, principalmente na zona T (região da testa, nariz e queixo), já nas demais regiões do rosto a pele apresenta desequilíbrio em sua hidratação natural, tornando a pele opaca, com aparência fina e com tendência ao aparecimento de rugas.

Pele seca:

– Peles secas tem pouca produção sebácea e, por isso, apresentam um aspecto muitas vezes esbranquiçado, seco ao toque, com pouca luminosidade.

– Algumas áreas do rosto tendem a apresentar muitas linhas de expressão e de ressecamento.

– Em níveis avançados pode apresentar coceiras, vermilhidão e descamação.

– Pode apresentar aparência de pele “afinada”.

– Os poros dilatados são mais comuns nas peles oleosas, mas também podem aparecer nas peles secas devido ao repuxamento causado pela falta de água na pele.

E aí, com qual delas sua pele mais se parece? 

3º Erro: Errar a ordem do passo a passo da pré-maquiagem

Já demos o spoiler de que a limpeza é o primeiro passo da preparação da pele – mas será que você sabe qual é a ordem do restante do ritual? Inverter o passo a passo é um erro comum e que pode comprometer o resultado final do look.

Por quê? Existe uma regra de aplicação certinha para que todos os produtos de cuidado com a pele sejam absorvidos e cumpram sua função no rosto, por isso, é importante seguir o fluxo: limpeza – hidratação – proteção solar. A ordem, do produto mais leve ao mais denso, é a ideal para todos os tipos de pele.

4º Erro: Pular etapas na preparação da pele

Além de errar a ordem, outro pequeno probleminha é quando você pula etapas e esquece, por exemplo, de hidratar ou proteger a pele. Ainda que pareça inofensivo, vale lembrar que cada passo da pré-maquiagem importa!

Por que? Como cada etapa cumpre uma função diferente (e necessária) no rosto, pular etapas significa deixar de ganhar um benefício para a pele – seja limpeza, hidratação ou proteção. Isso influencia diretamente na make, que talvez não dure tanto quanto poderia.

Produtos que ajudam na durabilidade da make:

NOVA GERAÇÃO DE FIXADORES

SEAL HIPER BLINDAGEM

Imagem

Produto desenvolvido para selar toda sua maquiagem, proporcionar alta fixação e duração da maquiagem por mais de 10 horas intacta. Hidratação fica por conta de sua composição pró-Vitamina B5, D’pantenol e ascorbosilane C que além de evitar aquele famoso efeito craquelado da pele por falta de hidratação, tira o efeito “rebocão” que a maquiagem acaba deixando na pele.

Possui efeito antioxidante aumentando a resistência da pele contra ataques de radicais livres, auxilia na prevenção do envelhecimento cutâneo, redução do surgimento de rugas, linhas de expressão e o estímulo para a  síntese do colágeno, promovendo elasticidade e firmeza a pele.

Possui Vitamina C, poderoso antioxidante que participa ativamente na produção de colágeno. 

OS ESPECIALISTAS DIZEM:

“O novo fixador Seal Hiper Blindagem é a nova geração dos fixadores utilizados e vendidos por maquiadores no Brasil.”

Imagem

 SALVADOR DA PÁTRIA 

DILUIDOR DE MAQUIAGEM: 

O salvador da pátria possui componentes altamente eficazes para restauração de qualquer produto de maquiagem ressecado com apenas 2 gotas. 

Confere efeito resistente à água em qualquer produto quando aplicado. 

Feito através dos insumos de aprovação internacional, o salvador da pátria não possui contraindicação, pode ser aplicado em qualquer produto, sendo 100% seguro.

A sua composição facilita a aplicação do produto quando usado

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Deixe um comentário

Conheça a Essencial Collection

A minha coleção de produtos essenciais que toda maquiadora profissional precisa ter!