Os segredos do esfumado

23 - Os segredos do esfumado
Amanda Naves

Amanda Naves

A sombra esfumada é uma das técnicas mais clássicas e mais pedidas pelas clientes. Mas é bem verdade que o efeito nem sempre sai tão caprichado nas primeiras makes e muitas maquiadoras não aprenderam a fazer da maneira certa!

É preciso ter prática e, é claro, saber de alguns segredos que podem facilitar e muito o trabalho na maquiagem! E olha só, vim aqui para te revelar esses segredos! Se parece difícil demais criar o degradê perfeito para deixar o smokey eye caprichado, saiba que um pincel certo, as cores harmonizadas e sua determinação  para a tarefa, seu esfumado perfeito está mais perto do que você imagina!

Mas a lista ainda segue com mais segredinhos e dicas que nenhum maquiador te conta! Quer saber de todos eles? Confira na matéria!

O que você vai encontrar por aqui: 

  • Segredos para o esfumado perfeito; 
  • A ordem correta das sombras; 
  • Como nunca mais errar no côncavo;
  • Tutorial de esfumado; 

1- Você precisa preparar os olhos

A preparação da pele é um passo fundamental para que o resultado final fique exatamente como planejado, por isso, o primer certo é muito importante. Nos olhos, é ele o responsável por fixar a sombra na pele e deixar o efeito esfumado impecável por muito mais tempo, sendo assim, vale investir em um que tenha a consistência certa e seja de absorção rápida, para que o produto não se misture com a sombra na hora da aplicação.

2- Garanta uma boa pigmentação na sua sombra 

O esfumado é conhecido por marcar bem os olhos com a maquiagem, principalmente no estilo preto esfumado. Para deixar a área bem esfumada e com aquela cor garantida, a dica é usar um lápis de olho kajal rente aos cílios e na linha d’água ou uma sombra bem pigmentada , marcando os locais que serão esfumados e dramatizando mais o olhar. Aqui, a dica é usar um pincel adequado para esfumar o traçado feito e, só depois disso, aplicar a sombra desejada para a produção noturna ou do dia a dia. Quem me segue já sabe né? O famoso pincel fofinho! 

3- Garanta seu pincel com cerdas longas e volumosas!

A escolha da sua ferramenta de maquiagem, é um momento crucial! Para esfumar a sombra, os pincéis macios e de cerdas maiores são os melhores, caso o desejo seja um efeito bem natural e sutil (os mais pedidos em atendimentos) . A maneira de segurá-los ao espalhar a cor do esfumado pela pálpebra também conta: segurar o pincel bem na pontinha durante o uso é uma maneira de deixá-lo mais solto nas mãos, suavizando ainda mais os movimentos e livrando a make do aspecto marcado.

4- Existe uma ordem na formação da técnica do olho esfumado? 

Mulher, é  mais que normal ter dúvidas de como esfumar realmente a sombra escolhida, mas em geral, a ordem certa de aplicação é colocar a cor mais escura na região externa do olhos e a mais clara no centro da pálpebra móvel e, depois, espalhar as duas para que se misturem no olhar.

Agora, sobre os movimentos corretos e quais pincéis usar em cada etapa, um passo a passo bem detalhado do que fazer é tudo que você precisa para não errar a mão. Confira só as dicas para nunca mais errar na ordem das sombras!

  • Sombra base: depois de preparar o olho, entramos com uma sombra de fundo, que pode ser em tons coloridos, como alaranjados ou pêssegos e rosados, ou com tons mais neutros, como o marrom, tudo dependendo das cores que você quer usar. Dependerá muito da cor escolhida para o esfumado. A sombra de fundo serve para que haja um degradê entre as outras que serão aplicadas e a sua pele, deixando tudo mais bonito e bem acabado. Para aplicar, utilize um pincel fofinho e grande, fazendo movimentos de “vai e vem” para espalhar bem a sombra.
  • Sombra intermediária: nessa etapa é necessário analisar os tons escolhidos para definir qual é a melhor cor de transição entre a sombra de fundo e a principal. Por exemplo: quando é utilizado uma sombra laranja de fundo para o preto (cor principal), pode-se utilizar um marrom quente para fazer a ligação entre as duas. Use um pincel também fofinho, porém, menor que o utilizado anteriormente. Repita os mesmos movimentos, os circulares também são bons para esfumar.
  • Cor principal: com um pincel mais chatinho, vá depositando a sombra principal no local desejado, depois, utilize novamente um fofinho para esfumar tudo. É importante não ficar nenhuma marcação. Observe se todas as cores estão aparecendo, caso alguma tenha se desgastado na hora de esfumar, retoque e esfume novamente de leve.

Parte inferior dos olhos: é praticamente uma repetição dos passos para o restante do olho, porém, utilizando pincéis menores e sempre tomando cuidado para não ultrapassar muito o limite dos olhos.

5-  Cuide dos limites!

O bom e velho esfumado que todos conhecemos vai além da pálpebra móvel, mas também não costuma ir tão longe do côncavo dos olhos. Na hora de fazer o processo de ‘vai e vem’ com o pincel, é válido tomar cuidado com o local em que a sombra está sendo aplicada e espalhada, para não deixar o olho esfumado muito além da área delimitada para o efeito. 

E aqui vai algumas dicas de como nunca mais errar no seu côncavo:

  • Ponto estratégico da maquiagem, o côncavo marcado garante um olhar mais profundo, revelando olhos mais abertos e dando um acabamento perfeito à região. Por mais que saibamos exatamente onde fica nosso côncavo – que é a parte funda dos olhos, abaixo do ossinho da sobrancelha e logo acima da pálpebra móvel – sombrear a área também não é uma tarefa tão simples assim, principalmente para quem está entrando agora no mundo da maquiagem. Por isso, continue lendo para aprender um truque prático e infalível para marcar os olhos com perfeição!
  • Saiba delimitar o côncavo!

A sombra é o item de make mais usado na hora de marcar o côncavo, mas nesse truque, o mais indicado é escolher um lápis de olho ou delineador num tom de sua preferência. A tonalidade, que pode ser marrom, preta ou até mesmo colorida, vai depender do efeito que você quer dar à make. 

Primeiro, faça pequenos pontinhos com o lápis criando uma linha de côncavo imaginária desde o canto interno ao externo dos olhos. Depois, com um pincel chanfrado, esfume levemente a região em sentido de “vai e vem”, fazendo com que os pontos desapareçam e criem um aspecto sombreado.

 Para garantir que o esfumado fique bem natural e sem nenhum tipo de marcação, o certo é segurar o pincel do meio para o fim do cabo, e não próximo as cerdas.

Outro detalhe que pode ser levado em conta é a ordem de aplicação da make dos olhos. Geralmente, a marcação do côncavo é feita antes de aplicar a sombra, mas fazer o procedimento ao contrário pode ajudar aquelas que não têm muita habilidade com a técnica. Por isso, a dica é aplicar a sombra escolhida em toda a pálpebra móvel para só então criar os pontinhos. Isso vai ajudar a saber exatamente onde marcar a linha imaginária.

Mas isso é apenas um questão de técnica, e a dica é treinar bastante para definir qual é o melhor técnica. E para deixar a maquiagem ainda mais poderosa e definida, finalize com delineador e boas doses de máscara de cílios.

Como encontrar seu côncavo?

Ao contrário do que muitas maquiadoras pensam, a melhor maneira de encontrar o côncavo é com os olhos abertos, e não com os olhos fechados ou olhando para baixo. O côncavo será a parte onde o pincel afunda levemente, entre o ossinho da sobrancelha e a pálpebra móvel. No entanto, algumas mulheres podem não apresentar essa profundidade tão evidente, por exemplo, as mulheres orientais. Neste caso, vale apostar no truque criando um arco imaginário na pálpebra móvel, na área onde realmente seria o côncavo. O truque vai garantir uma ilusão de ótica que expressa a profundidade que os olhos naturais não têm.

6- Faça uma “cama” com pó, para não manchar sua pele. 

Embaixo dos olhos, a dica é  aplicar pó translúcido antes de começar a preparar o seu esfumado. O motivo é que, em geral, sombras em pó bem pigmentadas costumam cair no rosto durante a produção dos olhos e ficarem depositadas nessa região abaixo do olhar, criando o efeito ‘olho de panda’.

Para que elas não grudem na make, o truque é selar a pele , ou, caso o erro já tenha sido feito na pele pronta, limpar a sombra que caiu fora do local com um algodão, refazer a pele em seguida, com o corretivo e o pó.

7- Finalize com cílios!!! 

Por fim, o detalhe que vai deixar a produção impecável e bem caprichada na finalização é todo feito nos cílios. Se a ideia é deixar a maquiagem bem forte no olhar, investir em cílios postiços e finalizar com boas camadas de máscara é o segredo para abrir a região dos olhos e valorizar ainda mais todo o trabalho feito com a sombra esfumada. O resultado é uma make elegante, sensual e bem caprichada, do jeito que as clientes adoram!

E como o prometido, chegou a hora do tutorial. então aqui está “Tudo o que você precisa saber na hora do esfumado”. 

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Deixe um comentário

Conheça a Essencial Collection

A minha coleção de produtos essenciais que toda maquiadora profissional precisa ter!