Passo a passo para uma pele perfeita: Como nunca mais errar no tom da base.

4 - PELE PERFEITA
Amanda Naves

Amanda Naves

Muitas meninas me perguntam qual o segredo para uma pele perfeita, e eu respondo sem sombra de dúvidas: A escolha da pele. Escolher o tom certo para a base pode ser um desafio às vezes, mas é só ter paciência e disposição, que uma hora você chega lá haha! Lembre-se a prática leva a perfeição. Uma dica muuuito importante é: NUNCA compre uma base que você testou apenas no pulso ou no dorso da mão, é super importante testá-la no rosto, mesmo porque, nem sempre a cor da nossa mão é a mesma do rosto.

O meu por exemplo, é beeeem mais claro que o meu corpo, por não expor a luz do sol, então eu escolho a cor da base que vai combinar com o tom do meu pescoço e ombro, entenderam? Não pegamos sol no dorso da mão ou no pulso da maneira que pegamos no rosto, por isso, é essencial que teste no seu rosto, ok? 

Pensando nisso, como eu recebo muitas perguntas de vocês diariamente de como escolher o tom correto para a base resolvi fazer material dando dicas de como acertar no tom da base.

O que você vai descobrir:

  • Como descobrir meu tom de pele;
  • Como encontrar a base certa para mim;
  • Qual é a maneira correta de aplicar base? 
  • Passo a passo para uma preparação de pele perfeita;

 Pronta? então bora lá! 

Como descobrir o meu tom de pele? 

Usar uma base que não está no seu “tom“ certo pode ser um grande desastre, errar na cor da base pode acabar com qualquer maquiagem, mesmo que o olho e boca estejam impecáveis. Então o primeiro passo para não errar na escolha da base é descobrindo o seu tom de pele. 

A pele tem três tons básicos: quente, frio ou neutro

Uma maneira fácil de determinar qual o seu tom de pele pode ser na sua preferência em jóias. Se a sua pele parece mais brilhante e mais vibrante em acessórios de ouro, seu tom provavelmente deve ser quente. Se sua pele destaca mais em no prata/ouro branco, isso pode indicar que seu tom é frio. Se a sua pele aparenta da mesma forma em prata e ouro, então você é mais provável um tom neutro. Se você não usa jóias, tenho outra dica, repare no seu pulso. Veias azuladas indicam tons frios; veias esverdeadas são quentes e uma combinação dos dois seria a categoria neutra.

Em algumas bases encontramos algumas faixas indicando a tonalidade da base: 

Tons quentes – normalmente, vem em tons amarelados e dourados na faixa mais clara, e dourado para vermelho-alaranjado na faixa mais escura.

Tons frios de base– rosa a avermelhado na faixa mais clara, azul-vermelho até mesmo verde-oliva na faixa mais profunda.

Tons neutros – é uma mistura de ambos quente e frio.

Como encontrar a base certa para mim?

  1.  Você precisa ter paciência: Como já disse anteriormente, é preciso prática para escolher o tom certo. Aplique uma boa quantidade no seu rosto na hora de testar. (Lembre-se, o local certo para testes, é exatamente o rosto). procure, faça testes, seja insistente na busca, e principalmente, tenha paciência!
  1. Cuidado com a cor: Se você tiver os ombros e pescoço mais escuros que o rosto, tenha sempre o cuidado de escolher o tom da base que combine com a parte do corpo que ficará a mostra. Assim você não corre o risco de ficar com o rosto muito mais claro que o resto do corpo ou vice-versa. Lembre-se não existe olho maravilhoso nem batom que salve uma pele no tom errado!
  1.  Observe a iluminação da loja: Recebo vários comentários dizendo que na hora que escolheu e testou a base na loja a cor ficou perfeita, mas quando chegou em casa ficou muito clara ou escura para o rosto. Para que isso não aconteça, teste a base e saia da loja para ver a cor real, geralmente a iluminação pode mudar a cor dela.
  1.  Teste e vá embora: “Como assim Amanda?” Sim! Entre na loja teste a base e vá embora! Depois veja como a base se comporta durante o dia e se ela casa com o seu tipo de pele, diga para a vendedora que vai ver se realmente gosta e se for o caso você volta para comprar. É muito melhor ter certeza na compra do produto, do que comprar a base errada, certo?
  1. Mas e se eu já comprei a cor errada?! Isso já aconteceu comigo e tenho certeza que com muitas de vocês também! As vezes gastamos nosso precioso dinheirinho em uma base e chega na hora ela acaba ficando muito escura ou clara demais, então aqui vai algumas dicas para não desperdiçá-la:

– Se ficou muito escura: misture com algum hidratante ou protetor solar que seja branquinho, isso vai dar uma suavizada na cor da base e deixar ela mais leve para o seu rosto;

– Se ficou muito clara: aplique a base no rosto e depois passe um pó bronzeador nos pontos certos do rosto;

– Aproveitando as duas: aqui nós conseguimos aproveitar tudo haha, use a mais clara para iluminar abaixo dos olhos e o nariz, e a escura para contornar o rosto;

Qual a maneira correta de aplicar base?

A verdade é que não existe “forma correta”. E sim, a que mais se encaixa com o seu produto e seu tipo de pele e sua necessidade.

1. Com os dedos

Essa aplicação não tem muito segredo, e também não é a mais indicada. Geralmente utilizo os dedos para dar leves batidas ao redor dos olhos na aplicação do corretivo. Mas se essa for a sua opção, basta pegar um pouco de produto na mão e ir espalhando, vindo de cima para baixo na parte central do rosto e depois horizontalmente do centro para fora na parte das bochechas. O legal de usar os dedos é que você pode massagear a pele ao aplicar o produto, garantindo uma aplicação bem homogênea e um resultado mais suave e natural. 

Benefícios: É prático e rápido, fácil de lavar e não custa nada.

Desvantagens: a oleosidade da mão transfere um pouco para o rosto e se a maquiagem for à prova d’água, pode ser meio chato para removê-la da mão.

2. Com pincel duo fiber

Os pincéis Duo Fiber são pincéis mais gordinhos, com muitas cerdas e formato cilíndrico. No caso dos duo fiber, a mistura de fibras sintéticas e fibras naturais garante a aplicação quase totalmente livre de marcas. As fibras sintéticas não absorve o produto por isso, é uma vantagem, enquanto as fibras naturais dão uma ar mais “suave” e homogêneo para a maquiagem. Para fazer a aplicação com duo fiber, faça movimentos. Se mesmo assim a base ainda ficar um pouco marcada, basta dar leves batidinhas com uma esponja no rosto. 

Benefícios: Marca menos que um pincel de fibras sintéticas e proporciona uma aplicação rápida.

Desvantagens: os pincéis duo fiber bons em geral podem ser um pouco caros e a aplicação com pincel sempre exige uma higienização pelo menos semanal das cerdas.

3. Pincel Sintético  

O pincel sintético comum também é muito prático para a aplicação da base. Ao utilizar, faça sempre movimentos leves. Para finalizar, se a base ficar marcada, dê leves batidinhas no rosto com uma esponjinha ou com os próprios dedos.

Benefícios: Ele absorve menos produto, o que evita desperdício de maquiagem.

Desvantagens: pode deixar a pele marcada.

4. Esponja comum (achatada)

Essa é uma das ferramentas mais acessíveis no quesito preço, pois seu preço gira em torno de R$5 e alguns kits com várias custam cerca de R$10. Para usar, basta colocar um pouco de base na mão, pegar o produto com leves batidinhas e aplicar também desta forma no rosto. 

Benefícios: A aplicação fica com um acabamento muito bonito e ela é barata e rápida de usar.

Desvantagens: Ela absorve muito produto, então para usá-la é necessário colocar a base em outra superfície para diminuir o desperdício.

5. Com a Beauty Blender (e similares):

A aplicação de base com as esponjas tipo “ovinho” é muito similar à esponja comum, mas seu formato facilita alcançar até os cantinhos mais difíceis do rosto, como as áreas próximas aos olhos e os cantinhos do nariz. É válido lembrar que a aplicação deve ser feita com leves batidinhas e não com “passadas”. Como ela pode absorver muito produto, eu sempre indico utilizar um papel toalha para “secar” a esponja e continuar a usar. 

Benefícios: A aplicação é rápida e fácil.

Desvantagens: Ela acaba acumulando mais sujeira que as outras opções, então a limpeza deve ser um pouco mais frequente e ela também absorve mais produto.

Outra dúvida frequente que eu recebo, é qual é a maneira correta de preparar uma pele perfeita. Então aqui vai o passo a passo: 

  1. Antes de aplicar a base, indica-se limpar a pele e tonifica-la com um hidratante leve; Tem outra matéria aqui no blog completissíma de como higienizar e preparar a pele para fazer a maquiagem. 
  2. Comece a aplicação na testa, vindo do meio das sobrancelhas puxando levemente para cima até atingir toda a área da testa;
  3. O correto é dar batidinhas, e não arrastar, ok?
  4. Depois, aplique com movimentos leves em toda a área do olho;
  5. O próximo passo é aplicar no nariz, vindo de cima para baixo e depois da mesma maneira ao redor da boca e no queixo;
  6. Em seguida, aplique a base nas bochechas, puxando do meio do rosto para fora, sempre com movimentos leves que simulam o levantar do rosto.
  7. Se você aplicou com pincel, a sugestão é dar leves batidinhas com uma esponja para finalizar.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

2 respostas

Deixe um comentário

Conheça a Essencial Collection

A minha coleção de produtos essenciais que toda maquiadora profissional precisa ter!