Você já ouviu por aí que conforme o passar dos anos, é preciso passar mais e mais maquiagem para cobrir as marcas de expressão da idade? Não se engane com essa afirmação, afinal é muito pelo contrário! Eu diria que melhor é aprender a valorizar o rosto em cada período da vida.
O segredo para fazer uma maquiagem incrível em peles maduras, é não pecar pelo excesso. O equilíbrio entre os produtos que você vai utilizar e a suavidade das cores criam um efeito harmônico e não deixam a pele marcada ou craquelando.
Com um pouco de atenção e cuidado com as marcas da idade do seu rosto ou da sua cliente, e com os detalhes particulares do rosto, pode ter certeza de que a maquiagem vai ser capaz de deixar a pele ainda mais linda, independente da idade!
O que você vai encontrar por aqui:
Por que é necessário cuidar da pele madura antes da maquiagem?
Os cuidados para uma pele madura são essenciais e necessários. Mas isto não quer dizer que você tenha que gastar muito dinheiro com produtos!
Um sabonete próprio para o rosto, um tônico e um creme anti-age são simples de usar e você não leva mais do que 5 minutos por noite para cuidar com carinho da sua pele, ou da sua cliente.
Procure sempre um dermatologista para ajudar nos cuidados. A visita à ele uma vez ao ano, é essencial para qualquer idade, mas principalmente para peles maduras. Até mesmo para verificar manchas, descartando a possibilidade de melanomas. Ainda mais em um país tão tropical como o nosso, não é mesmo?
Nem preciso falar do protetor solar porque ele é fundamental! E hoje existe muitas variedades de bases com protetor, ou vice-versa, não há mais desculpas para não cuidar
Dica: Se você ou sua cliente tem a pele oleosa e poros dilatados, tire 30 segundos pela manhã, ou antes da maquiagem, passar um gelo no rosto ao acordar, o que é bem interessante. Além de ter um efeito lifting, ele fecha os poros e deixa sua pele fresquinha para receber a maquiagem.
5 dicas Fundamentais para maquiar peles maduras:
Isso mesmo mulher, chega de dúvidas na hora de aplicar maquiagem na pele madura! Vou explicar alguns truques para acertar na hora de maquiar peles maduras, e lembre se sempre: o que importa não são os produtos, mas a formação da técnica.
Se você sabe o passo a passo e o caminho que deve seguir para fazer uma boa maquiagem em pele madura, o produto que estará usando é mero detalhe. Seja a maquiagem de 200, ou de 10 reais, você pode obter o mesmo resultado se souber a técnica!
No caso das peles maduras, alguns produtos serão mais específicos, mas não pense que é necessário rios de dinheiro para consegui-los, ok?
Então bora lá para algumas dicas fundamentais na hora de maquiar peles maduras:
- A escolha dos produtos certos para o tipo de pele. Com a idade, a pele tende a ficar um pouco mais seca do que era antes, devido a ausência de alguns hormônios. Então investir em makes que tenham o fator hidratante é o ideal. Evite ao máximo pó e bases com cobertura seca, ao invés de cobrir as marcas e rugas você pode ressaltá-las.
- Procure também por produtos que ofereçam efeito natural ou iluminador, para suavizar e iluminar o rosto e minimizar a aparência de linhas de expressão e vincos mais profundos. E lembre-se sempre, nunca arraste a maquiagem a pele, mas aplique-a.
- Em qualquer idade, a área dos olhos é a região mais fina do rosto, e merece atenção redobrada! Por isso, eu indico muito o uso de primer ou hidratante neste local, passando sempre antes de aplicar o corretivo.
- Em relação à sombra, prefira usar as sombras acetinadas que não marcam tanto. As cintilantes e as opacas podem ter um efeito não tão legal em peles maduras, por chamarem muita atenção e marcarem demais os vincos. O que é exatamente o que queremos evitar, certo?
- E, se você ou sua cliente gostam de batom escuro, não existe isso de não poder usar! Existe um certo mito de que ele deixa a mulher com aparência de mais velha. Se for incluído dentro de uma composição leve, harmônica e bem construída, ficará elegante com uma pegada mais ousada!
Mas quem tem pele madura deve usar maquiagem?
Sempre que minhas alunas me fazem essa pergunta, me corta o coração. Mulher, a maquiagem é para trazer ressaltar a beleza feminina, e todas nós temos esse direito, independente da idade. Não existe a questão “se podemos maquiar pele madura” e sim “Como maquiar peles maduras”.
Afinal, todas nós sabemos que com a idade, temos sim algumas questões em nosso rosto que podem ser melhoradas e uma boa e simples maquiagem do dia-a-dia já pode dar um grande efeito em sua pele.
Antes, você precisa olhar para o seu rosto com carinho. Cuide-se, não só com cremes e tratamentos, mas com uma alimentação equilibrada, descanso e na maior parte, menos é mais.
Passo a passo Pele Madura:
Passo 1: Pele
- Primer
Peles com mais de 40 possuem mais rugas, algumas manchas, vasinhos e flacidez, além de uma pele que tende a ser mais seca. O que é completamente normal. O uso do primer é essencial para uniformizar a pele.
Mas se você ou sua cliente forem alérgicas, então uma água termal ou até mesmo um creme de sua preferência podem lhe ajudar.
Se você já tiver a pele seca e quiser trazer aquele “viço”, aposte nas opções com efeito Glow. Ou para aquela maquiagem mais especial.
- Base com protetor solar
Esqueça o pó compacto sobre a pele. Isto não funciona e também não protege! Use base e sempre com protetor solar em você ou na sua cliente.
Se você não gosta do aspecto muito carregado para o dia-a-dia e tem a pele oleosa, use sempre base com protetor,, pois além de ter um bom protetor solar, deixa a minha pele com aquele ar de “não estou usando nada”. Escolha as bem fininhas, então quando quiser uniformizar melhor a pele, a misture com uma base mais pesada – adoro uma misturinha! Mas nada de muito pesado, ok?
Para uma base mais “fininha” e com maior durabilidade, use o “Salvador da Pátria”, o diluidor da minha linha de maquiagens. Ele é essencial na hora de aplicar a base em pele maduras, deixando assim a base mais fluida e sem marcações.
Esponjinhas serão sempre suas melhores amigas, mas lembre se (SE POSSÍVEL PREGUE NA GELADEIRA) não arraste deposite.
- Corretivo
Seu uso é de extrema necessidade! Ele trará harmonia ao tom da pele e corrigirá imperfeições. Há um jeito certo de aplicar o corretivo. Primeiro aplique embaixo dos olhos na área da iluminação.
Aplique também no bigode chinês, cantos do nariz e algumas regiões com manchas ou mais marcadas. É muito importante dar leves batidinhas com esse corretivo para não ficar marcado.
Dica: Use na região da pálpebra antes de aplicar a sombra. Assim ela dura mais tempo e você evita correções durante o dia.
Hoje há excelentes opções no mercado e tudo depende do seu tipo de pele.
Passo 2. Olhos – A hora de ouro!
- Sombra
Uma paleta de sombras bem básica – tons terrosos são sempre mais indicados para o dia-a-dia e harmonizam com todos os tipos e tonalidades de pele. Por isso, sempre tenha uma com você. São os tons mais pedidos pelas clientes.
Nada de muito brilho para o dia e nem mesmo para a noite. Para as peles +40, precisamos entender que brilho demais acaba trazendo um aspecto não desejado de envelhecimento. Apenas alguns pontos precisam ser iluminados.
Dica: Com uma paleta de sombras nudes que você terá, você consegue trabalhar sobrancelhas, olhos e iluminar os pontos certos!
Pincéis também são importantes. Mas os certos e não vários…
As sobrancelhas devem ser alinhadas com uma sombra bem clarinha, ou médias dependendo da cor da pele e do pelo da cliente. Alinhe com a escovinha e passe a sombra com seu pincel chanfrado.
Com a sombra você consegue criar um sombreado sob ela corrigindo melhor as falhas. O lápis muitas vezes marca demais.
Na pálpebra, aplique a sombra terrosa um pouco além do côncavo – a pálpebra já está mais caidinha. Iluminação na parte superior (bem próxima da sobrancelha) e canto de olho. Lembre-se, tudo o que você ilumina, aumenta de tamanho.
Com uma sombra um pouquinho mais escura e o mesmo pincel da sobrancelha (chanfrado), passe sobre a linha abaixo dos olhos – não use mais lápis! Você precisa levantar seu olhar!
Passe um lápis de cor clarinha para a linha d´água dos olhos – eles parecerão maiores! Novamente, tudo que você ilumina, aumenta de tamanho.
- Máscara para cílios
E para finalizar, um bom rímel ou máscara para cílios.
Mesmo que você ou sua cliente não façam o uso da sombra todos os dias, rímel é essencial. Ele aumenta nosso olhar instantaneamente, o que é bastante importante.
Uma ótima dica que eu costumo dar é passar hidratante nos cílios antes de aplicar a máscara. Aumenta uns 40% o volume dos cílios, além de hidratá-los. Aplique antes do rímel de sua preferência. Você percebe a diferença!
Passo 3. Últimos retoques na pele!
Se tiver a pele oleosa ou estiver muito calor: Pó compacto translúcido (só para zona T, se você como eu tiver brilho na pele), ele normalmente serve somente para tirar o brilho, você não usará no rosto todo! Leve-o na sua bolsa que poderá precisar dele durante o seu dia ou dê essa dica para sua cliente. Evite retocar a pele com brilho com pó compacto, ele ressalta todas as ruguinhas do rosto, pois se torna pesada.
Use pouco produto peles +40, precisam de um certo frescor na pele. Aquela imagem de pó de arroz das nossas mães… não mais!
Se você tiver a pele muito seca, nem precisa usar. Uma base indicada para você já é suficiente. Ainda mais com o meu diluidor! Dará um acabamento perfeito!
- Blush
Sabia que há uma cor indicada para cada tipo de pele e um jeito certo para aplicação? Você precisa entender seu tipo de pele ou da sua cliente.
Primeiro vamos falar dos tons.
A maioria ainda acha que o blush se passa do mesmo jeito. NÃO!
Para rostos redondos, com o passar dos anos, onde os olhos ficaram mais caidinhos, você não pode mais usar o blush de maneira alongada. Use de forma mais centralizada e com formas mais arredondadas…quero chamar atenção para o centro do meu rosto. Sempre indo ao encontro do seu contorno.
E lembre-se! Blush é para dar um ar de saúde! Pegue leve!
- Iluminador
Um grande aliado! Mas que deve ser usado do jeito certo e com moderação!
Com o passar dos anos, vamos perdendo um pouco do brilho facial, então vamos dar uma iluminada onde é necessário, para trazer aquele ar de pele bem cuidada e saudável.
Use somente um pouquinho e em pontos estratégicos que deseja iluminar, como maça do rosto ponta do nariz, meio das sobrancelhas e arco do cupido. – moderação! Caso contrário você ressalta demais o que precisa apenas de algum frescor!
Se tiver a pele oleosa, como a minha, não passe na área T durante o dia. Somente à noite…
Passo 4. Boca
- Batom
Aqui também há um tom indicado para cada tipo de pele.
Prefira os opacos, mas não muito mate – eles marcam muito o famoso “códigos de barras”, ou marquinhas da boca.
Se quiser que o seu batom dure mais tempo, aqui também o uso do corretivo antes de aplicá-lo – funciona bem!
Finalize com o meu Seal de alta blindagem!
Produto desenvolvido para selar toda sua maquiagem, proporcionar alta fixação e duração da maquiagem por mais de 10 horas intacta.
Hidratação fica por conta de sua composição pró-Vitamina B5, D’pantenol e ascorbosilane C que além de evitar aquele famoso efeito craquelado da pele por falta de hidratação, tira o efeito “rebocão” que a maquiagem acaba deixando na pele.
Possui efeito antioxidante aumentando a resistência da pele contra ataques de radicais livres, auxilia na prevenção do envelhecimento cutâneo, redução do surgimento de rugas, linhas de expressão e o estímulo para a síntese do colágeno, promovendo elasticidade e firmeza a pele.
Possui Vitamina C, poderoso antioxidante que participa ativamente na produção de colágeno. E é exatamente o que nós precisamos em pele maduras!
Maquiar uma pele madura, requer o mínimo, mas com o máximo de carinho e atenção. Olhando tudo que foi apresentado, parece muito, mas não é…é só prestar atenção a formação que logo logo tudo se tornará muito simples na sua cabeça 🙂
Vamos fazer um check-list do que você vai precisar então?
- Primer
- Base
- Corretivo
- Blush
- Duo iluminador e Corretor
- Sombra escura e clara – ambas opacas
- Pincel para sobrancelhas e sombras
- Pincel para pó
- Pincel para blush e contornos
- Rimel
- Batom da sua preferência
- Fixador de maquiagem
Não esqueça dos preparos antes da maquiagem, e hidrate bem a sua pele ou da sua cliente.Se você tiver a pele muito oleosa, ou morar em locais muito quentes, não esqueça ainda do pó translúcido para correção da oleosidade. Você também pode usar um fixador de maquiagem.