Peles maduras: Tudo o que você precisa saber para a make perfeita!

9 - PELES MADURAS
Amanda Naves

Amanda Naves

Você já ouviu por aí que conforme o passar dos anos, é preciso passar mais e mais maquiagem para cobrir as marcas de expressão da idade? Não se engane com essa afirmação, afinal é muito pelo contrário! Eu diria que melhor é aprender a valorizar o rosto em cada período da vida.

O segredo para fazer uma maquiagem incrível em peles maduras, é não pecar pelo excesso. O equilíbrio entre os produtos que você vai utilizar e a suavidade das cores criam um efeito harmônico e não deixam a pele marcada ou craquelando.

Com um pouco de atenção e cuidado com as marcas da idade do seu rosto ou da sua cliente, e com os detalhes particulares do rosto, pode ter certeza de que a maquiagem vai ser capaz de deixar a pele ainda mais linda, independente da idade!

O que você vai encontrar por aqui: 

Por que é necessário cuidar da pele madura antes da maquiagem?

Os cuidados para uma pele madura são essenciais e necessários. Mas isto não quer dizer que você tenha que gastar muito dinheiro com produtos!

Um sabonete próprio para o rosto, um tônico e um creme anti-age são simples de usar e você não leva mais do que 5 minutos por noite para cuidar com carinho da sua pele, ou da sua cliente. 

Procure sempre um dermatologista para ajudar nos cuidados. A visita à ele uma vez ao ano, é essencial para qualquer idade, mas principalmente para peles maduras. Até mesmo para verificar manchas, descartando a possibilidade de melanomas. Ainda mais em um país tão tropical como o nosso, não é mesmo?

Nem preciso falar do protetor solar porque ele é fundamental! E hoje existe muitas variedades de  bases com protetor, ou vice-versa, não há mais desculpas para não cuidar

Dica: Se você ou sua cliente tem a pele oleosa e poros dilatados, tire 30 segundos pela manhã, ou antes da maquiagem, passar um gelo no rosto ao acordar, o que é bem interessante. Além de ter um efeito lifting, ele fecha os poros e deixa sua pele fresquinha para receber a maquiagem. 

5 dicas Fundamentais para maquiar peles maduras:

Isso mesmo mulher, chega de dúvidas na hora de aplicar maquiagem na pele madura! Vou explicar alguns truques para acertar na hora de maquiar peles maduras, e lembre se sempre: o que importa não são os produtos, mas a formação da técnica. 

Se você sabe o passo a passo e o caminho que deve seguir para fazer uma boa maquiagem em pele madura, o produto que estará usando é mero detalhe. Seja a maquiagem de 200, ou de 10 reais, você pode obter o mesmo resultado se souber a técnica!

No caso das peles maduras, alguns produtos serão mais específicos, mas não pense que é necessário rios de dinheiro para consegui-los, ok?

Então bora lá para algumas dicas fundamentais na hora de maquiar peles maduras: 

  1. A escolha dos produtos certos para o tipo de pele. Com a idade, a pele tende a ficar um pouco mais seca do que era antes, devido a ausência de alguns hormônios.  Então investir em makes que tenham o fator hidratante é o ideal. Evite ao máximo pó e bases com cobertura seca, ao invés de cobrir as marcas e rugas você pode ressaltá-las.
  2. Procure também por produtos que ofereçam efeito natural ou iluminador, para suavizar e iluminar o rosto e minimizar a aparência de linhas de expressão e vincos mais profundos. E lembre-se sempre, nunca arraste a maquiagem a pele, mas aplique-a. 
  3. Em qualquer idade, a área dos olhos é a região mais fina do rosto, e merece atenção redobrada! Por isso, eu indico muito o uso de primer ou hidratante neste local, passando sempre antes de aplicar o corretivo.
  4. Em relação à sombra, prefira usar as sombras acetinadas que não marcam tanto. As cintilantes e as opacas podem ter um efeito não tão legal em peles maduras, por chamarem muita atenção e marcarem demais os vincos. O que é exatamente o que queremos evitar, certo? 
  5. E, se você  ou sua cliente gostam de batom escuro, não existe isso de não poder usar! Existe um certo mito de que ele deixa a mulher com aparência de mais velha. Se for incluído dentro de uma composição leve, harmônica e bem construída, ficará elegante com uma pegada mais ousada!

Mas quem tem pele madura deve usar maquiagem? 

Sempre que minhas alunas me fazem essa pergunta, me corta o coração. Mulher, a maquiagem é para trazer ressaltar a beleza feminina, e todas nós temos esse direito, independente da idade. Não existe a questão “se podemos maquiar pele madura” e sim “Como maquiar peles maduras”.

 Afinal, todas nós sabemos que com a idade, temos sim algumas questões em nosso rosto que podem ser melhoradas e uma boa e simples maquiagem do dia-a-dia já pode dar um grande efeito em sua pele.

Antes, você precisa olhar para o seu rosto com carinho. Cuide-se, não só com cremes e tratamentos, mas com uma alimentação equilibrada, descanso e na maior parte, menos é mais.

Passo a passo Pele Madura: 

Passo 1: Pele

  1. Primer

Peles com mais de 40 possuem mais rugas, algumas manchas, vasinhos e flacidez, além de uma pele que tende a ser mais seca. O que é completamente normal. O uso do primer é essencial para uniformizar a pele.

Mas se você ou sua cliente forem alérgicas, então uma água termal ou até mesmo um creme de sua preferência podem lhe ajudar.

Se você já tiver a pele seca e quiser trazer aquele “viço”, aposte nas opções com efeito Glow. Ou para aquela maquiagem mais especial.

  1. Base com protetor solar

Esqueça o pó compacto sobre a pele. Isto não funciona e também não protege! Use base e sempre com protetor solar em você ou na sua cliente. 

Se você não gosta do aspecto muito carregado para o dia-a-dia e tem a pele oleosa, use sempre base com protetor,, pois além de ter um bom protetor solar, deixa a minha pele com aquele ar de “não estou usando nada”. Escolha as bem fininhas, então quando quiser uniformizar melhor a pele, a misture com uma base mais pesada – adoro uma misturinha! Mas nada de muito pesado, ok? 

Para uma base mais “fininha” e com maior durabilidade, use o “Salvador da Pátria”, o diluidor da minha linha de maquiagens. Ele é essencial na hora de aplicar a base em pele maduras, deixando assim a base mais fluida e sem marcações. 

Esponjinhas serão sempre suas melhores amigas, mas lembre se (SE POSSÍVEL PREGUE NA GELADEIRA) não arraste deposite. 

  1. Corretivo

Seu uso é de extrema necessidade! Ele trará harmonia ao tom da pele e corrigirá imperfeições. Há um jeito certo de aplicar o corretivo. Primeiro aplique embaixo dos olhos na área da iluminação. 

Aplique também no bigode chinês, cantos do nariz e algumas regiões com manchas ou mais marcadas. É muito importante dar leves batidinhas com esse corretivo para não ficar marcado. 

Dica: Use na região da pálpebra antes de aplicar a sombra. Assim ela dura mais tempo e você evita correções durante o dia.

Hoje há excelentes opções no mercado e tudo depende do seu tipo de pele.

Passo 2. Olhos –  A hora de ouro!

  1. Sombra

Uma paleta de sombras bem básica – tons terrosos são sempre mais indicados para o dia-a-dia e harmonizam com todos os tipos e tonalidades de pele. Por isso, sempre tenha uma com você. São os tons mais pedidos pelas clientes. 

Nada de muito brilho para o dia e nem mesmo para a noite. Para as peles +40, precisamos entender que brilho demais acaba trazendo um aspecto não desejado de envelhecimento. Apenas alguns pontos precisam ser iluminados.

Dica: Com uma paleta de sombras nudes que você terá, você consegue trabalhar sobrancelhas, olhos e iluminar os pontos certos!

Pincéis também são importantes. Mas os certos e não vários… 

As sobrancelhas devem ser alinhadas com uma sombra bem clarinha, ou médias dependendo da cor da pele e do pelo da cliente. Alinhe com a escovinha e passe a sombra com seu pincel chanfrado. 

Com a sombra você consegue criar um sombreado sob ela corrigindo melhor as falhas. O lápis muitas vezes marca demais. 

Na pálpebra, aplique a sombra terrosa um pouco além do côncavo – a pálpebra já está mais caidinha. Iluminação na parte superior  (bem próxima da sobrancelha) e canto de olho. Lembre-se, tudo o que você ilumina, aumenta de tamanho. 

Com uma sombra um pouquinho mais escura e o mesmo pincel da sobrancelha (chanfrado), passe sobre a linha abaixo dos olhos – não use mais lápis! Você precisa levantar seu olhar!

Passe um lápis de cor clarinha para a linha d´água dos olhos – eles parecerão maiores! Novamente, tudo que você ilumina, aumenta de tamanho. 

  1. Máscara para cílios

E para finalizar, um bom rímel ou máscara para cílios.

Mesmo que você ou sua cliente não façam o uso da sombra todos os dias, rímel é essencial. Ele aumenta nosso olhar instantaneamente, o que é bastante importante. 

Uma ótima dica que eu costumo dar é passar hidratante nos cílios antes de aplicar a máscara.  Aumenta uns 40% o volume dos cílios, além de hidratá-los. Aplique antes do rímel de sua preferência. Você percebe a diferença!

Passo 3. Últimos retoques na pele!

Se tiver a pele oleosa ou estiver muito calor: Pó compacto translúcido (só para zona T, se você como eu tiver brilho na pele), ele normalmente serve somente para tirar o brilho, você não usará no rosto todo! Leve-o na sua bolsa que poderá precisar dele durante o seu dia ou dê essa dica para sua cliente. Evite retocar a pele com brilho com pó compacto, ele ressalta todas as ruguinhas do rosto, pois se torna pesada. 

Use pouco produto peles +40, precisam de um certo frescor na pele. Aquela imagem de pó de arroz das nossas mães… não mais!

Se você tiver a pele muito seca, nem precisa usar. Uma base indicada para você já é suficiente. Ainda mais com o meu diluidor! Dará um acabamento perfeito!

  1. Blush

Sabia que há uma cor indicada para cada tipo de pele e um jeito certo para aplicação? Você precisa entender seu tipo de pele ou da sua cliente. 

Primeiro vamos falar dos tons.

A maioria ainda acha que o blush se passa do mesmo jeito. NÃO!

Para rostos redondos, com o passar dos anos, onde os olhos ficaram mais caidinhos, você não pode mais usar o blush de maneira alongada. Use de forma mais centralizada e com formas mais arredondadas…quero chamar atenção para o centro do meu rosto. Sempre indo ao encontro do seu contorno. 

E lembre-se! Blush é para dar um ar de saúde! Pegue leve!

  1. Iluminador

Um grande aliado! Mas que deve ser usado do jeito certo e com moderação!

Com o passar dos anos, vamos perdendo um pouco do brilho facial, então vamos dar uma iluminada onde é necessário, para trazer aquele ar de pele bem cuidada e saudável.

Use somente um pouquinho e em pontos estratégicos que deseja iluminar, como maça do rosto ponta do nariz, meio das sobrancelhas e arco do cupido. – moderação! Caso contrário você ressalta demais o que precisa apenas de algum frescor!

Se tiver a pele oleosa, como a minha, não passe na área T durante o dia. Somente à noite…

Passo 4. Boca

  1. Batom

Aqui também há um tom indicado para cada tipo de pele.

Prefira os opacos, mas não muito mate – eles marcam muito o famoso “códigos de barras”, ou marquinhas da boca. 

Se quiser que o seu batom dure mais tempo, aqui também o uso do corretivo antes de aplicá-lo – funciona bem!

Finalize com o meu Seal de alta blindagem!

Produto desenvolvido para selar toda sua maquiagem, proporcionar alta fixação e duração da maquiagem por mais de 10 horas intacta.

Hidratação fica por conta de sua composição pró-Vitamina B5, D’pantenol e ascorbosilane C que além de evitar aquele famoso efeito craquelado da pele por falta de hidratação, tira o efeito “rebocão” que a maquiagem acaba deixando na pele.

Possui efeito antioxidante aumentando a resistência da pele contra ataques de radicais livres, auxilia na prevenção do envelhecimento cutâneo, redução do surgimento de rugas, linhas de expressão e o estímulo para a  síntese do colágeno, promovendo elasticidade e firmeza a pele.

Possui Vitamina C, poderoso antioxidante que participa ativamente na produção de colágeno. E é exatamente o que nós precisamos em pele maduras!

Maquiar uma pele madura, requer o mínimo, mas com o máximo de carinho e atenção. Olhando tudo que foi apresentado, parece muito, mas não é…é só prestar atenção a formação que logo logo tudo se tornará muito simples na sua cabeça 🙂 

Vamos fazer um check-list do que você vai precisar então?

  1. Primer
  2. Base
  3. Corretivo
  4. Blush
  5. Duo iluminador e Corretor
  6. Sombra escura e clara – ambas opacas
  7. Pincel para sobrancelhas e sombras
  8. Pincel para pó
  9. Pincel para blush e contornos
  10. Rimel
  11. Batom da sua preferência
  12. Fixador de maquiagem

Não esqueça dos preparos antes da maquiagem, e hidrate bem a sua pele ou da sua cliente.Se você tiver a pele muito oleosa, ou morar em locais muito quentes, não esqueça ainda do pó translúcido para correção da oleosidade. Você também pode usar um fixador de maquiagem. 

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Deixe um comentário

Conheça a Essencial Collection

A minha coleção de produtos essenciais que toda maquiadora profissional precisa ter!